#23: Escala-Jalou prepara nova L’Officiel para fim de maio

[G]inga. É esta característica tão peculiar do povo brasileiro que a diretora de redação Érika Palomino pretende imprimir nas páginas da nova L’Officiel, título nonagenário da editora francesa Jalou, que será relançado no país pela recém-criada joint venture Edições Escala-Jalou. A primeira edição está prevista para chegar às bancas no próximo dia 21 de maio.

Novos títulos?
Apesar de focados na publicação de L’Officiel, dirigentes da nova Escala-Jalou já admitem que novos títulos da editora francesa poderão ter uma versão brasileira. Benjamin Eymere, CEO da Jalou Internacional, revelou que a empresa francesa vê o Brasil “como uma das prioridades para os próximos 10 anos”.“Nossa presidente (Marie-Jose Jalou) atualmente considera o Brasil o mercado mais excitante para publicações no mundo. Tanto que estamos planejando lançar nos próximos anos outros produtos de nosso portfólio global”, afirmou, sem dar mais detalhes. Atualmente, a Jalou publica 10 títulos na França, quase todos ligados à marca e à filosofia da L’Officiel.

“Jamais estaria envolvida neste projeto se não me dessem liberdade e me permitissem criar”, explicou Palomino durante lançamento da revista para o mercado publicitário, na suíte presidencial de um hotel de luxo em São Paulo, em 10 de abril. Para ela, a versão brasileira da revista seguirá padrões internacionais, mas não ficará apenas preso a eles.

“Não vamos seguir caminhos pré-definidos. Vou trazer uma coisa brasileira, que é a ginga”, complementou, repetindo novamente aquilo que ela vê como principal diferencial da nova publicação com relação às versões da revista francesa lançadas ao redor do mundo – ao todo, 18 países têm suas respectivas L’Officiel.

Érika Palomino será uma das palestrantes do ciclo “O Poder das Revistas Femininas”, que acontece em 26 de abril, em São Paulo-SP. Inscrições pelo dados@aner.org.br

Outro ponto comentado por Érika Palomino no lançamento foi a criação de uma nova editora no mercado, a Escala-Jalou. “Tenho orgulho de estar dentro desse projeto. Primeiro pela tradição da Jalou na França e no mundo, segundo pela expertise da Escala, não apenas na distribuição, mas também no modo de fazer revistas”, explicou.

Já sobre a primeira edição da nova fase de L’Officiel (foi publicada pela Duetto por cinco anos, de 2006 a 2011), a diretora de redação esconde o jogo. Não revela quem estampará a capa, mas garante que ela terá “frescor e sensualidade”. “Queremos integrar a L’Officiel Brasil ao portfólio internacional da Jalou, mas também fazer uma revista com a nossa cara”, encerrou.

Da esq. para dir.: Marie-Jose Jalou (presidente Jalou), Alessandro Gerardi (presidente Escala-Jalou) e Érika Palomino (diretora de redação L’Officiel Brasil)

Editora Abril anuncia crescimento de quase 10% em 2011

[D]e acordo com balanço financeiro divulgado recentemente, a Editora Abril registrou aumento de 9,5% em seu faturamento no ano de 2011, além de crescimento de 4,6% na receita publicitária em comparação ao ano anterior. Com isso, a receita líquida atingiu o patamar de R$ 2,28 bilhões no mesmo período. Quanto a circulação, as revistas do grupo que mais apresentaram crescimento foram Alfa (39,9%), Máxima (13,7%) e Contigo! (7,8%).

O ano passado ainda foi importante para a Editora Abril no meio digital, já que a receita líquida nas operações com internet cresceu 56,9% em 2011. O presidente executivo da Abril Mídia, Jairo Mendes Leal, destaca a excelência e a inovação permanente como fatores que influem decisivamente nos resultados.

“Trabalhamos arduamente para manter a liderança nos mais diversos segmentos, com foco sempre no leitor, na qualidade e nos resultados. Conhecemos como ninguém o perfil de nossas audiências, o que nos torna muito atraentes para os anunciantes. Mas, claro, o que explica a solidez da empresa e nosso crescimento constante é justamente a excelência e a capacidade de integrar seus negócios em várias plataformas”, encerrou.

Editora Três lança novas campanhas para IstoÉ Gente e Dinheiro

Clique para ampliar

[N]o começo deste ano, a Editora Três decidiu reforçar a imagem de dois de seus títulos mais tradicionais com novas peças publicitárias. A revista de personalidades IstoÉ Gente foi celebrada na campanha “Eu sou muito mais Gente”, divulgada em duas vertentes: comportamental (voltada ao público alvo) e conceitual (direcionada aos influenciadores – designers, fotógrafos, fashionistas, entre outros).

Já a IstoÉ Dinheiro, única semanal de negócios e finanças em circulação, usou a contratação recente do especialista Guilherme Barros em suas peças. O jornalista de economia, que passou a ter coluna semanal na revista e blog no site da publicação, foi a estrela da campanha, que está sendo veiculada em mídia impressa, rádio e web.

Além da Gente e Dinheiro, a Editora Três ainda publica a semanal IstoÉ e as mensais Motorshow, Menu, Planeta, Dinheiro Rural e Status, além das bimestrais Select, Platinum e 2016. Dois desses títulos, aliás, foram adicionados ao portfólio da editora no ano passado: Select, uma revista de jornalismo cultural com enfoque nas artes visuais e na tecnologia, e o relançamento de Status, precursora e ícone das publicações masculinas.

Uma das oito peças da campanha da IstoÉ Gente. Clique para ampliar.

Base de revistas digitais duplica nos EUA

[D]e acordo com análise realizada pelo Audit Bureau of Circulations, a base de revistas digitais dos Estados Unidos mais do que dobrou no segundo semestre do ano passado. Neste período, a circulação digital chegou a 3,29 milhões de exemplares ante 1,46 milhões do mesmo período do ano anterior, registrando aumento de 125%. No entanto, as revistas digitais ainda estão longe de alcançar as impressas, uma vez que representam apenas 1% do total em circulação.

Embora ainda seja bastante distribuída gratuitamente para assinantes das versões impressas, as revistas digitais tendem a crescer nos próximos anos. A americana Hearst Magazines, por exemplo, prevê que a circulação mensal digital de suas revistas superem 1 milhão de exemplares até o final deste ano. A Hearst publica as edições digitais de grandes revistas como The O Magazine, Esquire e Cosmopolitan.

Fonte: AdAge

Editorial: Encaramos o que vier pela frente

Roberto Muylaert

[A] ANER esteve na Bahia, na tradicional sede da ABI, onde a revista Imprensa, sob a batuta de Sinval Itacarambi, organizou um Fórum para celebrar os 200 anos da primeira revista brasileira, surgida na Bahia, com direito a fac-símile e tudo: “Variedades, Ensaios de Literatura”, de janeiro de 1812, que o autor, Manoel Antônio da Silva Serva, chama de Folheto.

Um destaque inicial para Janaína Lima, do Sistema Jornal do Comércio de Recife e de Nadja Vladi, da revista Muito (A Tarde), de Salvador. As duas jovens apresentaram suas publicações demonstrando conhecimento, mas, acima de tudo, revelaram a causa maior do empenho de quem faz revista, comum a todo nós: a paixão pelo produto final, que os revisteiros examinam página por página, de texto, fotos, layout, textura até o cheiro do papel impresso.

Um dos tópicos do evento tinha como tema “Por que as Revistas Morrem”. Achei o título inadequado, e lembrei-me de uma apresentação no III Fórum ANER, em São Paulo, onde “Mr. Magazine”, um libanês/americano chamado Samir Husni e vive das palestras em que esbanja otimismo sobre revistas, chamou a atenção para o fato de que  são os próprios editores,  às vezes, os pessimistas em relação ao futuro das revistas. Até porque as estatísticas provam o contrário no Brasil, onde o número de títulos de diferentes revistas chega a um total que impressiona: mais de 5 mil!

E o bom dessa história é que não importa a plataforma em que os nosso conteúdo se situe, quem sabe editar revista vai continuar editando. Ficou para trás aquela ideia de optar pelo papel ou edição digital. Com toda a naturalidade, o pessoal das redações virou multimídia, e agora encara o que vier pela frente, ratificando o mote da ANER: “Conteúdo é o nosso Forte”.

Um abraço,
Roberto Muylaert

Eventos

[O] Poder das Revistas Femininas – Ciclo de palestras e debates
Data: 26 de abril de 2012 (quinta-feira), das 9h às 18h
Local: Ed. Paulinas (Rua Dona Inácia Uchoa, 62, bloco B – Vila Mariana), em São Paulo/SP
Custo: R$ 230 para sócios; R$ 295 para não-sócios; consulte desconto p/ grupos
Informações: dados@aner.org.br ou 3030 9393

“A importância da comunicação empresarial na relação com investidores” – Aula aberta
Data: 16 de abril de 2012 (segunda-feira), das 19h às 21h
Local: Sede da IICS (Rua Martiniano de Carvalho, 573 – Bela Vista – São Paulo/SP)
Custo: Grátis; inscrições pelo http://servicos.iics.edu.br/fichas/18
Informações: www.iics.edu.br

“Escrevendo corretamente nas redes sociais” – Workshop
Data: 24 de abril de 2012 (terça-feira), das 18h às 21h
Local: Sede da CBL (Rua Cristiano Viana, 91 – Pinheiros – São Paulo/SP)
Custo: sócios CBL pagam R$ 90; associados ANER pagam R$ 140
Informações: escoladolivre@cbl.org.br ou (11) 3069 1300

Seminário Internacional de Liberdade de Expressão
Data: 3 e 4 de maio de 2012 (quinta e sexta-feira), das 8h às 20h e das 8h30 às 12h30, respectivamente
Local: IICS (Rua Maestro Cardim, 370 – Bela Vista – São Paulo/SP)
Custo: até 11 de abril, R$ 640; depois, R$ 800; alunos e ex-alunos IICS têm desconto
Informações: www.iics.edu.br/liberdadedeexpressao

FIPP Research Forum (audiência e eficácia da publicidade em revistas)
Data: 29 e 30 de maio de 2012
Local: Londres, Reino Unido
Custo: £ 250 (R$ 720) para membros FIPP
Informações: www.fippresearchforum.com

26o Congresso Brasileiro de Radiodifusão
Data: 19 a 21 de junho de 2012
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília-DF
Custo: R$ 770
Informações: www.congressoabert.com.br

9º Congresso Brasileiro de Jornais
Data: 20 e 21 de agosto de 2012 (segunda e terça-feira), das 9h às 18h
Local: Sheraton WTC (Av. das Nações Unidas, 12 559 – Brooklin – São Paulo/SP)
Custo: Não divulgado
Informações: www.anj.org.br

Notas

Época Negócios faz cinco anos e reformula site

Clique para acessar o site

[A] revista Época Negócios (Ed. Globo) completou cinco anos de existência no último mês de março. Para comemorar, o título fez mudanças no impresso e no site, visando uma melhor organização do conteúdo. Os ajustes complementam o que foi feito no ano passado, quando a revista passou por uma reforma completa, que deixou a linguagem mais direta e bem-humorada, com destaque para os recursos gráficos.

Na edição impressa, a seção Ideias ganhou subdivisões, a Opinião ganhou assuntos adicionais  e a Insights foi deslocada para o final da revista. Além disso, a página web teve a área de navegação dividida em outras duas grandes áreas principais: informação e inspiração. A primeira traz notícias dos principais fatos do dia, divididas da mesma forma que a versão impressa; enquanto a segunda contempla reportagens e dicas práticas para os negócios.

Já os blogs também foram repaginados e ganharam um novo integrante, o consultor Ricardo Neves, que assinará o “Fora da Caixa”. Além disso, a nova distribuição do conteúdo no site dará maior visibilidade aos vídeos produzidos com empresários e executivos, em que são dadas dicas de gestão de negócios. Para conferir as mudanças do site da Época Negócios, acesse http://epocanegocios.globo.com.

Abril S/A : Cláudia Vassallo substitui Alexandre Caldini

[N]o último dia 10 de abril, o presidente executivo da Abril Mídia, Jairo Leal, anunciou a promoção da diretora de redação da revista Exame, Cláudia Vassallo, para a superintendência do núcleo Negócios e Tecnologia. Ela substitui Alexandre Caldini, que deixou a empresa no dia 11 de abril para assumir a presidência do jornal Valor Econômico. Já na Exame, André Lahóz, atual redator-chefe da revista, assume a redação, e Tiago Lethbridge, até então editor executivo, torna-se redator-chefe.

Jornalista formada pela USP, Cláudia Vassallo está na Editora Abril desde 1992, quando ingressou na redação de Exame. Antes de assumir a direção da publicação, em março de 2005, passou por todas as funções editoriais: repórter, editora, editora-executiva e redatora-chefe. Na nova posição, ela terá sob sua responsabilidade os títulos Exame, Exame PME, Você S/A e Info, além dos sites Exame.com e as áreas de marketing desta unidade de negócios.

“É uma satisfação para nós anunciar essa promoção, já que Cláudia começou sua carreira na Abril por meio do Curso Abril de Jornalismo e aqui vem construindo uma admirável trajetória profissional. A ela, nossos mais calorosos parabéns”, afirmou Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril, a quem Cláudia responde editorialmente.

ANER vai a Bahia para evento sobre 200 anos das revistas

[D]epois de lançar uma edição especial sobre a data, a revista Imprensa promoveu o “Fórum Revista Ano 200”, que celebra o bicentenário do lançamento da revista “As Variedades ou Ensaios de Literatura”, a primeira do país. O evento, fruto de uma parceria com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), aconteceu em 3 de abril na cidade de Salvador-BA e contou com a presença do presidente da ANER, Roberto Muylaert, como um dos palestrantes.

Além dele, estiveram presentes na programação do evento Patrícia Blanco (Presidente do Instituto Palavra Aberta), Sérgio Lüdtke (ex-Revista Época, diretor da consultoria so+me digital), Waldir Freitas Oliveira (membro da Academia Baiana de Letras) e Tão Gomes Pinto (ex-Veja e IstoÉ, assessor parlamentar), além dos professores Venício Artur de Lima (UNB) e Sérgio Mattos (UFRB) e das jornalistas Janaína Lima (Sistema Jornal do Comércio) e Nadja Vladi (Revista Muito – A Tarde).

O dia de debates na sede da ABI se encerrou com a palestra “Outros 200 – A responsabilidade do jornalista em revista na era digital”, apresentada por Muylaert. Os presentes no evento ainda receberam uma versão fac-símile de “As Variedades ou Ensaios de Literatura”, acompanhadas de uma compilação de ensaios sobre esta primeira revista brasileira editada pela Fundação Pedro Calmon.

Jornal inglês põe Elle e Vogue Brasil entre as melhores capas do mês

[A]s capas de abril das edições brasileiras de Elle (Ed. Abril) e Vogue (Ed. Globo) foram selecionadas pela editoria de moda do jornal inglês Telegraph como uma das 16 melhores do mês na categoria fashion. O destaque da primeira é Georgia May Jagger, filha do roqueiro Mick Jagger com a atriz Jerry Hall, que aparece em capa de tom azul; já a segunda tem como protagonista a modelo e atriz britânica Rosie Huntington-Whiteley, em capa de tom verde.

Fonte: Telegraph.co.uk

Meio&Mensagem comemora marca de 1.500 edições

[N]o último dia 12 de março, o jornal Meio&Mensagem alcançou uma marca que poucas publicações conseguem: a de 1.500 edições publicadas. Para comemorar, o periódico que completa 34 anos neste mês de abril (foi criado em 1978) lançou uma edição especial que contemplava, entre outras homenagens, uma retrospectiva especial do período e uma seleção das 100 melhores capas da publicação em todos os tempos.

As capas selecionadas pela jornalista Eliane Pereira, aliás, destacam não apenas fatos específicos dos setores de comunicação, mídia e marketing (pilares que norteiam atualmente a cobertura do jornal, posicionamento estabelecido em 2011), mas vários dos principais acontecimentos da história econômica, social e política brasileira e mundial nos últimos anos. Algumas capas estão disponíveis no site e podem ser acessadas aqui.

No texto de abertura da edição especial, a diretora editorial Regina Augusto explicou a importância do feito. “Ela (a edição) é um marco pelo que representa: quase 34 anos de vida de acompanhamento sistemático e construtivo da evolução da nossa indústria, quer como testemunha, agente de transformação e fomentador do desenvolvimento do negócio da comunicação, nossa grande missão”, afirmou. A íntegra do texto pode ser lida aqui.

Novos títulos: Glamour e Revista A

[A] partir deste mês, as leitoras de revistas femininas terão mais duas grandes opções para escolher nas bancas: Glamour e Revista A. A primeira, publicada pela Edições Globo/Condé Nast, tem foco nas mulheres de 25 a 35 anos e classe A e B, enquanto a segunda, da Duetto Editorial, é mais abrangente e busca atingir mulheres de 25 a 50 anos de todas as classes.

A chegada desses dois títulos, somada ao relançamento de L’Officiel em maio (veja matéria completa nesta edição), tem agitado o mercado de revistas femininas. A entrada da Glamour, por exemplo, provocou a extinção de Criativa, que circulava há 22 anos com o mesmo perfil. O preço do novo título seguirá parecido, R$ 6, com tiragem de 200 mil exemplares.

Já a Revista A aposta na popularidade de Ana Maria Braga para tentar repetir o sucesso feito pela The O Magazine nos EUA. A revista da também apresentadora Oprah Winfrey é a inspiração principal de A, que seguirá a “fórmula” e estampará Ana Maria em todas as capas. O lançamento terá tiragem de 200 mil exemplares ao preço promocional de R$ 4,90.

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