Três perguntas para… André de Marco, gerente de produtos da unidade de papel da Suzano: |
O livro será impresso com um novo tipo de papel. Poderia me explicar um pouco mais sobre ele? |
A Suzano está apoiando o livro com três diferentes produtos. Na capa, usamos o papelcartão Supremo Alta Alvura®, branco na frente e no verso, com uma superfície mais lisa e superior qualidade de impressão. Ele tem sua brancura diferenciada, atendendo a padrões mundiais de tonalidade, o que gera uma impressão com maior homogeneidade e fidelidade de cores. Já para o miolo e sobrecapa do livro, a Suzano reservou um lançamento, o Couché Suzano Image®, novo papel da empresa que traz uma tonalidade alinhada à demanda mundial de mercado e complementa a linha de papéis revestidos off-machine da Suzano. A associação desses produtos traz ao livro mais sofisticação e uma qualidade de impressão incomparável. |
Em quais outros projetos de sustentabilidade a Suzano está envolvida? |
Em 2011, lançamos as versões dos papéis Alta Alvura®, Paperfect®, Symetrique® e Suzano Report® Multiuso com o cálculo da Pegada de Carbono e sua certificação Carbon Reduction Label. Com isso, somos a primeira indústria de celulose e papel no mundo e a primeira da América Latina em todos os setores a quantificar a Pegada de Carbono de seus produtos utilizando a metodologia PAS2050, obtendo a certificação “Carbon Reduction Label”, do CarbonTrust. Na prática, ter a certificação significa que estamos em busca das melhores práticas para quantificar, reduzir e compensar os Gases do Efeito Estufa (GEE), emitidos pelas atividades associadas à sua cadeia de produção, pesquisando sempre formas para comunicar de maneira correta e transparente essas emissões. |
Considerando a corrente mudança de paradigma para o virtual, como a Suzano imagina o futuro dos veículos impressos, especialmente as revistas? |
A imprensa ainda está aprendendo a lidar com os tablets e, em países como o Brasil, ainda existe um grande espaço de crescimento para livros, revistas e jornais. Mais do que isso, ainda há espaço para que os dois formatos convivam de maneira harmoniosa e, porque não, complementares. |
Segundo o diretor editorial do projeto, Gustavo Curcio, guerras, desastres naturais e eventos esportivos foram pauta das grandes reportagens publicadas pelas revistas brasileiras, e colocá-las juntas significa rever os fatos por diferentes pontos de vista. “Passar pelo universo da produção editorial é rever a história descartando o que é acessório”, comenta.
A publicação, que reúne mais de 700 imagens do acervo de editoras associadas, também aborda o panorama do mercado de revistas em textos de Roberto Muylaert e Thomaz Souto Corrêa, atual e ex-presidente, respectivamente. No dia do evento, os convidados serão presenteados com exemplares do História Revista, que deve chegar às livrarias ainda este mês. Vale citar que a Suzano é a responsável pela alta qualidade do papel utilizado na impressão do produto editorial – para saber mais detalhes sobre o tipo de papel utilizado no livro, leia entrevista ao lado.
Para solicitar convites para a festa de 25 anos da ANER, entre em contato pelo eventos@aner.org.br
Serviço: História Revista |
Edição: ANER |
Número de páginas: 156 |
Preço: R$ 49,00 |
Pré-lançamento para convidados: dia 21 de novembro, a partir das 19h30, no Teatro Alfa (Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – São Paulo/SP) |
Noite de autógrafos com os autores: dia 29 de novembro, das 19h às 22h, na Livraria da Vila (unidade da Alameda Lorena, 1731 – São Paulo/SP).![]() |
Agência brasileira apoia lançamento da maior revista do mundo
[A] mais recente edição de Visionaire, misto de revista de moda e obra de arte, terá uma versão luxo com dimensões pouco comuns: 1,52 m de largura e 2,13 m de altura, o que a torna a maior publicação já produzida até hoje no mundo segundo o Guinness Book, o livro dos recordes. A edição é apoiada pela agência de publicidade Africa Global, criada pelo brasileiro Nizan Guanaes, e tem Lady Gaga na capa.A ideia de publicar uma revista com proporções pouco comuns partiu da própria agência, que recentemente inaugurou escritórios em Nova York e São Francisco, nos Estados Unidos, e buscava uma forma de expressar seu crescimento e planos de expansão futuros. A edição ganhou o nome de Larger Than Life, tem apenas 22 páginas e cada um dos 250 exemplares da versão deluxe custa US$ 1.500. A versão standard, de tamanho comum, sai por US$ 350.
A revista Visionaire foi criada em 1991 e ganhou notoriedade no mercado editorial americano por aliar conteúdo de qualidade focado em fotos e altíssimo custo de produção com baixa tiragem, periodicidade irregular e nenhum patrocínio. Essa improvável combinação logo elevou o título ao status de produto exclusivo, conceito tão admirado quanto consumido pela alta sociedade norte-americana.
Por leitura rápida, jornal dos EUA lança revista de uma página só
[O] jornal americano The New York Times, um dos mais conceituados e tradicionais do mundo, lançou recentemente uma revista de tamanho curioso: uma página. A intenção do novo produto, que foi intitulado The One-Page Magazine e compõe a edição de domingo, é apresentar notícias de leitura rápida, com textos de 150 palavras, no máximo.
Na publicação, podem ser lidos colunas de opinião, perfis (chamado ironicamente de The Big Profile), notas curtas, dicas de livros e pequenos infográficos, tanto na versão impressa como na online. Para acessar o conteúdo completo da edição publicada no último dia 13 de novembro, clique aqui.
Fonte: Jornalistas da Web e Portal Imprensa
Wired publica fotos sob licença Creative Commons
[E]m atitude rara no mercado editorial, a revista americana de tecnologia Wired decidiu romper com o modelo tradicional de copyrights e passou a disponibilizar suas fotos em licença Creative Commons. A partir de agora, qualquer pessoa poderá copiar, distribuir e transmitir o trabalho dos fotógrafos da publicação, podendo inclusive adaptá-lo, desde que seja dado o devido crédito ao autor e que não seja utilizado com fins comerciais.Quer saber mais sobre o tipo de licença adotado pela Wired? Clique aqui.
Agora, todo o material distribuído sob a nova licença ficará concentrado na página da revista no Flickr para download. Além disso, a Wired preparou uma galeria com 50 registros memoráveis que já estão sob a nova licença. Há fotos de personalidades da tecnologia (Mark Zuckerberg e Steve Jobs) e do entretenimento (Trent Reznor, da banda Nine Inch Nails; e JJ Abrams, criador da série Lost), além de imagens da cobertura de eventos como CES e Comic-Con.
HQs de Maurício de Sousa ganham versão graphic novel
[D]epois do sucesso das versões comemorativas aos seus 50 anos de carreira, Maurício de Sousa decidiu inovar novamente e programou para o início do próximo ano o lançamento de uma nova coleção, desta vez no formato graphic novel (romance gráfico em português; espécie de livro com uma única história, de longa duração).A coleção, batizada de Graphic MSP e assinada por cinco artistas convidados, contará histórias dos personagens Astronauta (Danilo Beyruth), Chico Bento (Gustavo Duarte) e Piteco (Shiko), além da Turma da Mônica clássica (Vitor e Lu Cafaggi). Cada uma das obras terá formato de 19 cm x 27,5 cm e terá 72 páginas.
[nggallery id=7]Editorial: A festa é de todos nós

Roberto Muylaert por Toni Pires (Spring)
Nesse dia, vamos fazer uma homenagem aos presidentes que comandaram a ANER neste período de um quarto de século, com destaque para Roberto Civita, fundador da entidade. Estará presente a Ministra-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, representando o Governo Federal.
A Orquestra Ouro Negro fará uma apresentação de algumas das composições de Moacir Santos, brasileiro consagrado nos Estados Unidos, onde o bom-gosto das melodias e a qualidade da orquestra representam um sofisticado conteúdo artístico para a festa da ANER.
Num momento em que estamos convivendo com novidades a toda hora no nosso setor, desde os suportes disponíveis, até a forma de trabalho, é importante que estejamos juntos nesse congraçamento, em que a celebração se refere à somatória do trabalho de todos os revisteiros associados, unidos pelas nossas palavras de ordem: “ Conteúdo é o nosso forte.”
Eventos: Workshop de cadastro (Anatec) e Fórum Out-of-Home (ABA)
[C]adastro – A importância do banco de dados em editoras de revistas é o tema do workshop promovido pela Anatec no dia 24 de novembro, das 9h às 12h, na Sincopeças (Av. Paulista, 1009 – 5o Andar). As inscrições custam de R$ 80 a R$ 100 e podem ser feitas pelos telefones 11-3034 4566 ou 11-3034 2550, além do e-mail adm@anatec.org.br. Associados ANER têm desconto.
Out-of-Home – No dia 22 de novembro, das 8h30 às 17h45, a ABA promove um dia inteiro de palestras sobre temas que vão dos tradicionais painéis e outdoors às novas modalidades de mídia digital out e indoor, bem como o mobiliário urbano e as mídias nos sistemas de transporte. Inscrições custam de R$ 320 a R$ 520 e podem ser feitas no site da entidade.
Artigo: Liberdade, Liberdade – Patrícia Blanco (Palavra Aberta)
[O] Instituto Palavra Aberta foi criado a partir dos esforços de quatro entidades de comunicação – ANER, ANJ, Abert e ABAP – com o objetivo de defender a plena liberdade de ideias, pensamentos e opiniões. A presidente do grupo, Patricia Blanco, reforça esta intenção em um artigo publicado originalmente no jornal O Globo, no dia 7 de novembro.“Se vivemos num país livre, quero ser livre para mudar de canal se não concordar com a programação oferecida. E, caso não goste da forma que uma determinada marca usa para divulgar seus produtos, que simplesmente tenha o direito de não me tornar consumidora dela. Ou seja, ter a liberdade de escolher, sem a necessidade de que outros decidam por mim”, defende o artigo.
Novos títulos: Revista Stock Car e Chocolate
[N]esta edição do boletim EMREVISTA, os destaque são dois lançamentos esportivos: as revistas Stock Car (Megamidia) e Chocolate (Panini Magazines). A primeira se concentra na cobertura da principal categoria do automobilismo nacional, enquanto a segunda traz o futebol para o universo de crianças na faixa entre 9 a 13 anos de idade.
Sobre automobilismo
Produzida pela Megamidia Group, especializada em publicações customizadas ao mercado, a revista Stock Car será mensal e trará reportagens sobre os pormenores da categoria, das estratégias das equipes e detalhes das etapas até a preparação física dos pilotos e informações sobre as cidades que recebem as corridas. O preço de capa é R$ 10 e as vendas serão feitas em canais específicos, além da assinatura. A tiragem inicial é de 10 mil exemplares.

Futebol para crianças
Já a Panini Magazines, que publica os álbuns de figurinhas dos principais campeonatos de futebol do planeta, será a responsável pelo lançamento da revista Chocolate, de periodicidade mensal. O novo título terá foco em notícias, comparativos, passatempos, testes e pôsteres do esporte mais popular do país. O preço de capa será R$ 5,90.
Confira a edição de lançamento da revista Stock Car na íntegra clicando aqui.
Aconteceu na ANER: Todos pela Educação, Suzano, Cultura FM e Patri
[T]odos pela Educação – Representado por Priscila Cruz e Maria Lucia Reis, a entidade que briga pela melhoria da educação esteve na sede da ANER para discutir futuras parcerias.
– Suzano Papel e Celulose – Responsável pelo departamento de estratégia e marketing, Flávia Adrião esteve na ANER para conhecer uma prévia do livro História Revista, que será impresso em um novo tipo de papel da empresa.
– Cultura FM – Alexandre Machado, apresentador do programa Começando o Dia na Rádio Cultura FM, esteve na ANER para discutir detalhes de sua participação como mestre de cerimônias da festa de 25 anos da entidade.
– Patri – Fernanda Arbex, advogada da Patri – Políticas Públicas, compareceu à ANER para atualizar a entidade dos assuntos relacionados ao mercado de revistas que estão circulando em Brasília.