#31: VI Fórum debate meio impresso e digital

[A] sexta edição do Fórum ANER de Revistas, realizada no último dia 24 de outubro em São Paulo-SP, polarizou as discussões em torno de dois temas que há algum tempo dividem o mercado: a migração das revistas para os novos dispositivos digitais e a manutenção do investimento e da busca pela inovação nas edições impressas.

Maron (esq), Doria (c) e Marcondes (dir)

Após o discurso de abertura do presidente Roberto Muylaert (ANER), o professor Vinicius Andrade Pereira (ESPM Media Lab) mostrou como as mudanças do mundo contemporâneo tem mudado a forma de consumo da informação. Em seguida, Alexandre Maron (Ed. Globo), Pedro Doria (O Globo) e Pyr Marcondes (Proxxima/M&M) apresentaram casos próprios de bom uso das novas plataformas, refletindo sobre a necessidade de fazer chegar o conteúdo até as pessoas, independente do dispositivo.

Eurípedes (esq), Luli (c) e Marcelo (dir)

Eurípedes Alcântara (Veja/Ed. Abril) e Marcelo Rech (Grupo RBS), provocados pelo professor Luli Radfahrer (ECA/USP), opinaram sobre o dilema da credibilidade quando todos são capazes de publicar sua própria informação ou opinião a partir de um celular conectado à Internet. Para eles, a avaliação do conteúdo produzido por terceiros (agências, leitores) é tão importante quanto a busca pela informação exclusiva.

Svida Alisjahbana

Após o almoço, onde foram feitas homenagens ao editor do ano José Carlos de Salles Gomes Neto e aos eleitos como capa do ano (Casa Vogue e Carta na Escola), o foco dos painéis mudaram para o exterior. No primeiro deles, Svida Alisjahbana (Femina Group) contou sua experiência como editora de revistas femininas na Indonésia. Com ela estiveram Paula Mageste (Cláudia/Ed. Abril) e Sônia Hess (Dudalina), que também reforçaram a importância de fortalecimento da marca. A mediação foi feita por Jaime Troiano (Grupo Troiano de Branding).

Timothy O’Brien

Em seguida, Thomaz Souto Corrêa (Ed. Abril) recebeu Timothy O’Brien (The Huffington Post/EUA) para debater sobre a evolução das revistas. Tim apresentou a mais nova criação do portal americano, a revista digital Huffington., e defendeu ser este o caminho para a crise que acomete o impresso. Já Thomaz defendeu que, antes de voltar o foco para o digital, é preciso buscar formas de inovar no impresso, que ainda tem grande valor junto ao mercado publicitário.

Rupert Heseltine

No último painel do dia, Roberto Muylaert (ANER) e Frederic Kachar (Ed. Globo) formaram uma mesa redonda com Rupert Reseltine (Haymarket/Inglaterra). Os publishers discutiram a necessidade de diversificar os negócios em torno de uma mesma marca, indo além da simples publicação de revistas – no caso de Rupert, eventos e licenciamento. Após o dia inteiro de discussões, o evento foi encerrado com um discurso de Fernando Costa (ANER/Ed. Abril), que destacou o intenso e produtivo dia de discussões.

Casa Vogue e Carta na Escola são eleitas Capas do Ano

[A] quarta edição do Concurso Melhor Capa do Ano, promovido pela ANER, consagrou a Casa Vogue (Edições Globo/Condé Nast) como a grande vencedora na categoria popular e a Carta na Escola (Ed. Confiança) como o primeiro lugar no prêmio do júri. Neste ano foram inscritos 219 títulos de 43 editoras, participação considerada recorde pela organização. Ao todo, a votação popular registrou 7.166 votos únicos realizados pelo site www.concursocapas.org.br.

Usando a força do Facebook, a Casa Vogue conseguiu engajar seus leitores e faturou o primeiro lugar com 39,2% dos votos válidos (2.811). Em seguida veio a Náutica (Grupo1 Editora), que teve 17,8% (1.275) e também apostou na internet, optando pelo disparo de e-mails marketing na campanha. Na terceira posição, também com boa atividade na web, está a Info (Ed. Abril), com 8,5% (608).

Já na categoria do júri, que estreou nesta edição do concurso, a grande vencedora foi a Carta na Escola, que somou 20% dos votos válidos dos representantes legais das editoras associadas a ANER. Vale dizer que, neste ano, as editoras só poderiam enviar uma capa por título, cuja data de publicação deveria estar compreendidas entre 1 de julho de 2011 e 30 de agosto de 2012.

Época é a maior vencedora na categoria popular (2009 e 2010), seguida de Crescer (2011) e Casa Vogue (2012)

O processo para a escolha da melhor capa foi longo e democrático. De todos os 219 títulos enviados, um seleto grupo de especialistas classificou 16 finalistas para as votações populares e do júri. Em seguida, a eleição foi aberta no site oficial do concurso (bastava um e-mail válido para votar) e, paralelamente, realizada junto aos representantes legais das editoras associadas. O resultado foi divulgado apenas no dia do VI Fórum ANER de Revistas, onde os responsáveis pela publicação receberam seus troféus.

Presidente do Grupo M&M é escolhido Editor do Ano 2012

Roberto Muylaert entrega prêmio a Salles Neto

[P]residente da ANER durante duas gestões (nos biênios 1996/1998 e 1998/2001), José Carlos de Salles Gomes Neto foi escolhido como Editor do Ano pelo Conjunto da Obra 2012 pela entidade. O publisher do Grupo Meio&Mensagem recebeu o troféu das mãos do atual presidente Roberto Muylaert durante o almoço do VI Fórum ANER de Revistas.

Na ocasião, Muylaert brincou com o fato de a publicação de Salles Gomes Neto ser voltada para a cobertura do mercado de comunicação. “Não é nada fácil vender anúncios para dono de revistas. Mas esta batalha já está ganha há muito tempo, portanto a homenagem é mais que merecida”, afirmou.

Salles Neto discursa após receber homenagem

Em seu discurso, Neto agradeceu a entidade (“com a qual tenho uma afinidade muito grande”) e contou histórias dos primórdios da editora, época em que ter uma linha telefônica era luxo. “Como não tínhamos, usávamos o orelhão. Mas eu ia com a secretaria, ela ligava e dizia que ia passar para o ramal. E passava o fone para mim, que estava ao lado”, contou, arrancando risadas.

Para a ocasião, a equipe do Meio&Mensagem preparou um vídeo comemorativo do prêmio com depoimentos de amigos de Neto como Roberto Civita (Ed. Abril), Fred Kachar (Ed. Globo) e Thomaz Souto Corrêa (Abril), além do próprio Muylaert (ANER). O vídeo foi exibido durante a cerimônia e está disponível para visualização na web, no Youtube – clique no player abaixo para vê-lo.


FOTOS: veja quem esteve presente no VI Fórum ANER

[M]ais de 200 pessoas estiveram no hotel Renaissance durante o dia de palestras da sexta edição do Fórum ANER de Revistas. Se você foi um deles, não deixe de conferir o álbum de fotos do evento com mais de 100 imagens registradas pelo fotografo Carlos Reinis. Caso você tenha conta no Facebook, pode marcar a si mesmo ou conhecidos.

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Para ver todas as fotos do evento, acesse nosso álbum no Facebook AQUI!

Editora Três faz 40 anos, e IstoÉ Gente muda foco e periodicidade

[C]riada pelo empresário Domingo Alzugaray em sociedade com Luiz Carta e Fabrizio Fasano, que deixariam a empresa depois, a Editora Três chega aos 40 anos de vida publicando algumas das revistas mais relevantes do país, como as semanais IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, além da mensal Status.

Para comemorar o aniversário da empresa, a IstoÉ Dinheiro publicou um perfil a partir da história de uma enorme mesa da sala de reuniões da editora. Para ler, clique aqui.

O marco zero da editora foi a coleção de fascículos culinários Menu, lançada apenas dois meses após a fundação, em 1972. Quatro meses depois, chegava ao mercado o primeiro título regular, a Planeta, comandada pelo jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão. Dois anos depois, em meio a ditadura, Alzugaray teve a ideia de lançar a provocadora Status, a primeira revista masculina do país. Já em 1974, a Editora Três ousou novamente e lançou a IstoÉ, sua semanal de informação, sob comando de Mino Carta.

O primeiro “filhote” da IstoÉ, porém, só veio em 1997, quando Alzugaray decidiu lançar um título de economia, negócios e finanças, a Dinheiro, que até hoje é a única semanal do gênero. Em 1999, foi a vez de lançar outra revista com a marca IstoÉ, a Gente, para trazer um olhar diferente sobre celebridades. Nos anos 2000, outros dois títulos relacionados surgiram: Dinheiro Rural (2004) e Platinum (2006).

Já em 2007, Caco Alzugaray, filho de Domingo, assumiu a presidência. Sob seu comando, a editora lançou a 2016, sobre esportes olímpicos, semestral que diminuirá sua periodicidade até se tornar semanal no ano dos Jogos Olímpicos. Mais recentemente, relançou a Status, inativa desde os anos 80, e criou a Select, sobre artes visuais, tecnologia, design e comportamento.

IstoÉ Gente – Sob comando de um novo publisher, o empresário Paulo Borges, a revista IstoÉ Gente passará a ser publicada mensalmente a partir de dezembro – até então a periodicidade era semanal. Segundo nota publicada no Meio&Mensagem, o tipo de papel utilizado na impressão mudará, mas o formato continuará o mesmo. Além disso, o título deixará de abordar as celebridades e passará a tratar de temas ligados ao comportamento feminino.

Editorial: Conteúdo é Nosso Forte

Roberto Muylaert

[C]hegamos ao penúltimo editorial do boletim EMREVISTA assinado por mim, como presidente da ANER, ao final do meu segundo mandato. A publicação está em festa, pela cobertura de um dos eventos mais bem sucedidos do ano, e de toda a trajetória do Fórum ANER.

De fato, tivemos a participação maciça de uma série de editores do Brasil, além de personalidades do exterior, trazendo valiosa contribuição para os revisteiros de todo o país, e das indústrias correlatas que estiveram presentes, ou foram atingidas pela divulgação do evento. Agradecemos aos patrocinadores que, tornaram possível o Fórum, na dimensão e na importância atingida.

O Concurso de Capas consolidou-se e ganhou maior dimensão, passando a ser objeto da atenção e dedicação de editores e suas equipes, no sentido não apenas de evoluir na elaboração das artes, como em busca de sua consagração pelo público geral e especializado. Outro momento de alegria que a publicação registra é a merecida homenagem a José Carlos de Salles Neto, diretor do Grupo Meio&Mensagem, grande aglutinador de pessoas físicas e jurídicas do nosso setor, em seus eventos de enorme repercussão.

Desejo agradecer à brilhante equipe da ANER, presente nessa trajetória, citando nominalmente Maria Celia, Raquel, Isabela, Julio, Rosana, Elizete, Suzana, Maria, Lourival, Tallis. E à Patri, empresa que foi olhos, ouvidos e bússola da ANER, em Brasília. Em agradecimento a todos os colaboradores da Patri, cito seu presidente, Eduardo Ricardo, que joga no nosso time.

Meu reconhecimento também ao trabalho e amizade dos diretores do Conselho Diretor e Fiscal, que enumero com muito orgulho: Fernando Costa, Frederic Kachar, Paulo Houch, Rogério Ventura, Marcelo Salles Gomes, Roberto Araújo, Caco Alzugaray, José Roberto Maluf, João Carlos de Almeida, Ir. Maria Alba, José Roberto Pini, Alessandro Gerardi, Sinval de Itacarambi Leão e Ernani Paciornik, além de, novamente, Lourival J. Santos e Maria Célia Furtado.

Vida longa à ANER, às editoras e revistas associadas, sem esquecer do mote que reflete nossa força, em qualquer plataforma: “Conteúdo é Nosso Forte”.

Um abraço,
Roberto Muylaert

Notas

Nota de falecimento: Ricardo Fischer (1944-2012)

Arte produzida em homenagem aos ex-presidentes da ANER (2011)

[M]orreu na manhã do dia 8 de outubro de 2012, no hospital Albert Einstein, em São Paulo-SP, o editor e empresário Ricardo Fischer, que exerceu o cargo de presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) entre os anos de 1990 e 1992. Desde então, fazia parte do Conselho Superior, composto apenas por ex-presidentes da entidade.

Durante seu mandato, Fischer defendeu o veto da “emenda Robertão”, que queria reduzir a imunidade tributária do papel, excluindo jornais e revistas que não tivessem caráter educativo, o que significaria, em potência, o cerceamento do Estado à liberdade de imprensa pela cobrança de impostos. A ameaça só foi afastada em 1994, quando a imunidade tornou-se cláusula pétrea, ou seja, impossível de ser alterada por Emenda Constitucional.

Outra das conquistas pleiteadas pela associação durante seu mandato – e que manteve o mercado editorial estável – foi o descongelamento dos preços de capa e das tabelas de publicidade. Tal intervenção conseguiu abrandar as restrições, garantindo a entrada de verba dos anunciantes aos editores.

Como presidente, Fischer manteve um constante posicionamento diante da circulação de revistas, criando inclusive uma comissão para estabelecer critérios de verificação de qualidade dos serviços postais, além de um projeto de regulamentação da profissão de jornaleiro e distribuição, todos concluídos com êxito. O estímulo da venda em bancas também foi prioridade, diante da queda de circulação por conta das dificuldades econômicas na época.

Além da ANER, Fischer também trabalhou na Editora Abril durante 22 anos (1965-1987), onde chegou a vice-presidência; e na Editora Globo por mais 11 anos (1988-1999), onde ocupou o cargo de diretor-geral e foi responsável pelo projeto e lançamento da Revista Época (1998). Desde 2000, era sócio na Barros, Fischer e Associados (Bafisa), editora especializada na publicação de livros educativos e resumos de conteúdo para vestibular.

Fischer deixa quatro filhas, seis netos e a esposa Maria Teresa. O velório foi realizado no próprio Albert Einstein e a cremação aconteceu no cemitério da Vila Alpina, em São Paulo-SP.

**Dados históricos extraídos do livro História Revista, publicado pela ANER em 2011.

Brasil marca presença no IV Congresso Iberoamericano de Revistas da FIPP

[N]os dias 29, 30 e 31 de outubro, na Costa Rica, foi realizado o IV Congresso Iberoamericano de Revistas da FIPP, evento no qual o Brasil se fez presente com as participações do presidente da ANER, Roberto Muylaert, e o diretor-geral da Editora Globo, Frederic Kachar. O primeiro foi escalado para falar sobre as mudanças, oportunidades e desafios para o futuro do mercado brasileiro. Já o segundo compôs o painel de líderes da indústria com David Hill (FIPP/EUA), Enrique Iglesias Montejo (RBA/Espanha), Rodrigo Sepulveda (Televisa/Chile) e Eva Hughes (Condé Nast/México). Mais informações em www.fippcostarica.com.

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ANER é representada em evento de direitos autorais

[D]iretor jurídico da ANER, Lourival J. Santos representou a entidade no fórum “Direitos Autorais na Era Digital”, organizado pela revista Imprensa no dia 31 de outubro, em Brasília-DF. No evento, foi discutido os direitos de criar e consumir no mundo digital. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial – clique aqui.

Revista Fluir comemora 29 anos com edição especial

[C]ompletando 29 anos neste mês, a revista Fluir (Ed. Third Wave) comemora a data com uma robusta edição de 400 páginas de conteúdo, além do DVD do filme Ao Vento e um guia de pranchas. O preço de capa do número especial é R$ 14,90. Para saber mais do conteúdo presente na revista comemorativa, acesse o site oficial da publicação – clique aqui.

 

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