#30: Reúna seu grupo e ganhe desconto no VI Fórum ANER

[E]stão a todo vapor as inscrições para a sexta edição do Fórum ANER de Revistas, que acontece no próximo dia 24 de outubro em São Paulo-SP. Para grupos de cinco ou mais pessoas, a entidade está oferecendo um desconto que reduz o preço de cada inscrição para R$ 890 (associados), valor que pode cair ainda mais se o grupo tiver mais de 20 pessoas (consulte-nos pelo dados@aner.org.br).

O evento terá palestrantes internacionais como Rupert Heseltine, CEO do grupo de mídia inglês Haymarket; Svida Alisjahbana, diretora-presidente da principal editora de revistas femininas da Indonésia, o Femina Group; e Timothy O’Brien, editor responsável pela nova revista digital Huffington., do portal americano The Huffington Post.

Além disso, o VI Fórum ANER terá também nomes importantes do mercado brasileiro como Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS; Thomaz Souto Corrêa, vice-presidente do Conselho Editorial do Grupo Abril; Frederic Kachar, diretor geral da Editora Globo; além dos presidente e vice da ANER, Roberto Muylaert e Fernando Costa, respectivamente.

No campo editorial, estão confirmados Eurípedes Alcântara, diretor de redação da revista Veja (Ed. Abril); e Paula Mageste, diretora de redação da revista Cláudia (Ed. Abril). Já no acadêmico, o evento contará com Vinícius Andrade Pereira, diretor do ESPM Media Lab; e Luli Radfahrer, professor-doutor de comunicação digital da ECA-USP.

Para discutir inovações digitais, convidamos Pedro Dória, diretor de plataformas digitais do jornal O Globo; Alexandre Maron, diretor de inovação digital da Editora Globo; e Pyr Marcondes, diretor do núcleo Proxxima/Meio&Mensagem. Por fim, Sônia Hess, presidente da camisaria Dudalina; e Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding, completam a lista do evento.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do site www.forumaner.com.br.

VI Fórum: Diretor do HuffPost falará sobre revista do grupo

[E]m junho deste ano, o portal de notícias e agregador de blogs norte-americano The Huffington Post concluiu e lançou o seu mais novo produto editorial ao mundo, a revista digital Huffington. (o ponto final faz parte do nome), dando provas que o meio não só segue bem vivo como também tem força suficiente para atrair até mesmo quem já nasceu na web.

De olho em um nicho de leitor que começa a gostar de ler em tablets, o grupo de Arianna Huffington planejou o produto para chegar às mãos do leitor na sexta-feira e ter densidade suficiente para segurá-lo por todo o fim de semana. Para isso, mescla os melhores textos publicados online com alguns inéditos, além de apostar em infográficos interativos e recursos multimídia em alta definição.

Editado por Timothy O’Brien, experiente jornalista de economia do jornal The New York Times, o título custava US$ 0,99 por edição, com planos de assinatura de US$ 1,99 por semana ou US$ 19,99 por ano, cobrado após um período de teste de um mês gratuito. No entanto, o grupo acabou trocando de estratégia após cinco edições, passando a ser totalmente grátis ao leitor, já acostumado a acessar o site sem pagar.

No VI Fórum ANER de Revistas, O’Brien irá detalhar a criação da nova revista digital do HuffPost e ainda explicará o porquê da escolha do meio Revista para o lançamento deste novo produto. O evento acontece no próximo dia 24 de outubro em São Paulo-SP e as inscrições podem ser feitas pelo site www.forumaner.com.br. As vagas são limitadas.

|| Site oficial da revista Huffington
|| Pronunciamento de Arianna Huffington sobre a revista
|| Notícia sobre mudança no modelo de negócios da revista

VI Fórum: CEOs internacionais discutem o futuro do meio

[E]mbora tenham origens diferentes, o inglês Rupert Heseltine e a indonésia Svida Alisjahbana tem bastante em comum. Ambos estão à frente de dois grandes grupos de mídia, respectivamente Haymarket Media Group e Femina Group, com ampla variedade de títulos de revistas e bastante circulação em seus países-sede, além de alguns produtos e eventos relacionados às marcas.

Heseltine, por exemplo, esta à frente de um grupo que produz quase 50 títulos de técnicos e de consumo, além de mantém escritórios na Europa, América do Norte, Ásia e Oceania, continentes em que são publicados diversos títulos conhecidos da editora, como FourFourTwo, Stuff e Autosport. O Haymarket Media Group ainda atua com sucesso em outros segmentos, como fóruns, prêmios e conferências.

Alisjahbana, por sua vez, comanda a principal editora de revistas femininas e estilo de vida da Indonésia. Além disso, foi a responsável pela criação de dois eventos de sucesso no país, o Jacarta Fashion Week e o Programa de Empreendedorismo Feminino. Ao todo, o Femina Group tem 14 revistas e transforma estas marcas em mídias auxiliares como livros, rádios, lojas e cursos.

No dia 24 de outubro, estes dois CEOs estarão no VI Fórum ANER de Revistas para discutir sobre oa futuro do meio em seus países e no resto do mundo. Rupert Heseltine estará no painel Visões Estratégicas ao lado de Frederic Kachar (Ed. Globo) e Roberto Muylaert (ANER). Já Svida Alisjahbana irá compor a mesa A (R)evolução das Marcas com Paula Mageste (Cláudia/Ed. Abril), Sônia Hess (Dudalina) e Jaime Troiano (Grupo Troiano Branding).

As inscrições para o evento podem ser feitas através do site www.forumaner.com.br.

VI Fórum: Desafios atuais permeiam discussões entre atrações nacionais

[A]lguns dos nomes mais relevantes do mercado editorial brasileiro estarão reunidos durante todo o dia 24 de outubro, em São Paulo-SP, para debater sobre os grandes temas que desafiam o panorama da mídia atualmente. Gestores, editores e professores se dividirão em painéis que vão desde a busca pela melhor forma de comunicação na era da mobilidade até visões estratégicas adotadas em grandes grupos de mídia no Brasil e exterior.

Na abertura do dia, o painel “Aturdido Mundo Novo” terá o professor Vinícius Andrade Pereira (ESPM) falando sobre a linguagem humana e manipulação de códigos neste novo cenário midiático atual. Em seguida, o tema será a forma como o conteúdo está chegando ao leitor, que não está mais parado. Neste painel “Mobilidade: o que é isso?”, discutirão Pedro Doria (O Globo), Pyr Marcondes (Proxxima/Meio&Mensagem) e Alexandre Maron (Editora Globo).

Fechando a manhã, o assunto será credibilidade. Com a presença de Eurípedes Alcântara (Veja/Ed. Abril), Nelson Sirotsky (Grupo RBS) e Luli Radfahrer (ECA-USP), o painel “Em quem acreditar quando todos estão publicando?” abordará formas de filtrar as notícias no momento em que todos são produtores de conteúdo, em que qualquer cidadão pode publicar foto, texto ou opinião com extrema facilidade.

Após o almoço, o painel “A (R)evolução das Marcas” irá tratar das várias formas de explorar um dos bens mais valiosos de um título de revista: a sua própria marca. Nesta discussão, a indonésia Svida Alisjahbana (Femina Group) terá a companhia de Paula Mageste (Claudia/Ed. Abril), Sônia Hess (Dudalina) e Jaime Troiano (Grupo Troiano de Branding).

Em seguida, Thomaz Souto Corrêa (Ed. Abril) recebe Timothy O’Brien (The Huffington Post) para falar sobre a Huffington., revista para tablets recém-criada pelo grupo americano. Por fim, após um breve intervalo, o VI Fórum ANER volta a carga com o painel “Visões Estratégicas”, sobre os desafios e oportunidades no mercado nacional e internacional, já que o painel conta com o inglês Rupert Heseltine (Haymarket), além de Frederic Kachar (Ed. Globo) e Roberto Muylaert (ANER).

Será um dia repleto de reflexões, análises de casos e muita troca de ideias sobre a atual situação do mercado no Brasil e no mundo. Sem dúvida, uma chance única de se atualizar e fazer contato com publishers, editores, executivos de várias plataformas, publicitários e anunciantes naquele que é o maior evento de revistas do país. As inscrições podem ser feitas pelo site www.forumaner.com.br. As vagas são limitadas.

Últimos dias para votar no Concurso Melhor Capa do Ano

[F]altam poucos dias para o fim da votação popular que apontará a Melhor Capa do Ano. Quase todas as revistas finalistas estão em campanha pelas redes sociais, convocando seus eleitores a participar do pleito. Para votar, é fácil: basta acessar o site www.concursocapas.org.br, escolher uma entre 16 opções, registrar seus dados e confirmar. O período de votação termina no dia 17 de outubro.

Quem vencer terá superado um número recorde de concorrentes. Ao todo, foram inscritas 219 títulos de revistas diferentes, o que representa crescimento de 32,8% com relação a 2011. O número de editoras também cresceu e chegou a 43, um aumento de 28% se comparado ao ano passado. O número de votos pela internet também está próximo de ser o maior desde que o concurso foi criado, em 2009.

Nos dois primeiros anos, aliás, o vencedor foi a revista Época (Ed. Globo). Já em 2011, o primeiro lugar passou às mãos da revista Crescer (Ed. Globo). E agora, quem será a capa do ano eleita pelo público?

Editorial: Atenção concentrada em 24 de outubro

Roberto Muylaert

[N]o momento em que escrevo este texto, há uma série de pessoas ligadas à nossa atividade preparando as apresentações que farão no VI Fórum ANER de Revistas. Tudo para que o nosso dia anual de reflexão sobre a mídia revista corresponda a um questionamento saudável e a uma contribuição positiva para todos nós.

A partir de uma análise do que vem ocorrendo no exterior, convidamos um americano, Timothy O’Brien, Editor Executivo do Huffington Post, um portal de notícias com sede em Nova York. É também um agregador de blogs, cujas posições políticas liberais se destacam no mundo digital. A nova revista digital Huffington., coordenada por ele, foi lançada em junho deste ano, com conteúdo pago, mas agora tem livre acesso, com patrocínio da Toyota.

Rupert Heseltine, inglês, CEO da Haymarket Mídia Group, também estará conosco. Sua empresa edita várias revistas, organiza eventos, e é forte em licenciamento, tudo sob o seu comando. É uma empresa de mídia global, com forte presence na Europa, Estados Unidos e Ásia.

Svida Alisjahvana vem de longe, do outro lado do mundo. Ela é presidente e CEO do Femina Group, da Indonésia, a principal editora de revistas femininas e estilo de vida, no maior país muçulmano do mundo (235 milhões de habitantes). Iniciativa de Svida, o Jakarta Fashion Week é um evento de moda que mobiliza a Indonésia. Outro de seus projetos bem sucedidos é um movimento para desenvolver o empreendedorismo feminino no país, sendo fácil avaliar o seu significado para as mulheres do país muçulmano.

O próximo 24 de outubro, dia do Fórum, será importante para todos nós, na busca do aperfeiçoamento de nossas empresas, e de uma imersão cada vez maior na contemporaneidade das atividades editoriais.

Um abraço,
Roberto Muylaert

Eventos

VI Fórum ANER de Revistas
Data: 24 de outubro de 2012 (quarta-feira)
Local: Hotel Renaissance – São Paulo-SP
Custo: R$ 950 (associados ANER, ABEMD, ANATEC, ANJ, APP, CENP) e R$ 1.200 (não-associados). Consulte descontos para grupos.
Informações: www.forumaner.org.br

IV Congresso Iberoamericano da FIPP
Data: 29 a 31 de outubro de 2012 (segunda, terça e quarta-feira)
Local: Ramada Herradura Hotel (San José-Costa Rica)
Informações: www.fippcostarica.com

Notas

Abril lança concurso para redesenhar bancas

[A] Abril Mídia está convocando arquitetos e engenheiros para repensar as bancas de jornais e revistas. O desafio é criar algo que combine com a nova cara do Largo da Batata, região paulistana que está sendo revitalizada pela Prefeitura de São Paulo. Como prêmio, está sendo oferecido um contrato de R$ 50 mil com a Editora Abril para implementar o projeto e uma viagem para o Milano Architettura Design Edilizia 2013 (MADE). Mais infos em www.concursobancanova.com.br.

Capricho “vira” amplificador em publicidade

[A] edição de setembro da Contigo veio com um algo a mais para os leitores: um “amplificador” formado a partir das próprias páginas da revista. Trata-se de uma ação da Coca Cola para comemorar o aniversário de um ano de sua rádio, que funciona via iPhone e web. A criação do projeto é da JWT Brasil.

Novos associados: seis novas editoras juntam-se à ANER

[O] mês de setembro foi bastante especial para a ANER. Nos últimos 30 dias, mais seis editoras se juntaram ao quadro da entidade, elevando o número de associados para 74 oriundas de todos os cantos do país. Se na última atualização as empresas eram do norte, desta vez elas vem basicamente do eixo Rio-São Paulo e da Bahia.

A editora Escala-Jalou é uma destas novas associadas. A joint-venture formada entre as editoras brasileira e francesa é a responsável pela L’Officiel Brasil, que foi lançada em junho deste ano e tem 45 mil exemplares de tiragem, vendidos em banca por R$ 10 cada. Outra editora que está se associando a ANER é a Third Wave, que atualmente publica a Fluir, revista com quase 30 anos de história. Com 26 mil de tiragem, a publicação tem periodicidade mensal e é vendida por R$ 11,90.

Quem também está chegando é a Editora Melro, também de São Paulo, responsável pelo Master Guide Fórmula 1 e pelos anuários oficiais de Stock Car e Brasileiro de Grand Turismo. Somados, as tiragem anuais destes títulos chegam a 25 mil exemplares. Já a Editora Silvia Dórea, da Bahia, publica quatro títulos: Yatch (1.350 exemplares/bimestre), Nosso Bairro (3.333/mês), Acomac (833/mês) e Guia Yacht Noivas (1.000/semestre).

Por fim, mais duas editoras associadas: a Sisal, de São Paulo, e a Innovant, do Rio de Janeiro. As duas são comandadas pela mesma pessoa, o empresário Márcio Guimarães Marinho, mas publicam títulos diferentes. Enquanto a Sisal é responsável apenas pela Duas Rodas (40 mil exemplares/mês), a Innovant tem títulos regulares como Fértil (6 mil/trimestre), MMA Combate (10 mil/trimestre) e Werner (25 mil/semestre), além de algumas coleções e edições especiais.

Selecionamos outros textos para você