[O]s brasileiros das classes A, B e C que vivem nas nove principais regiões metropolitanas do país estão consumindo mais revistas. É o que aponta o estudo de penetração nos meios de comunicação realizado recentemente pelo instituto de pesquisas Ipsos/Marplan a pedido da ANER e divulgada com exclusividade pelo boletim EMREVISTA.
Na comparação entre os primeiros semestres de 2012 e 2011, verificou-se grande estouro de penetração em todas as classes dos mercados analisados (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Fortaleza). O aumento mais significativo foi na classe AB, que saltou de 52% para 63% no período. Já a classe C cresceu de 31% a 38% na mesma faixa de tempo.
Entre as cidades, o Rio de Janeiro (52%) teve a maior penetração de meio registrada, seguido por São Paulo (51%) e Curitiba (47%). Além disso, a Ipsos/Marplan iniciou a verificação em quatro novas regiões: Vitória, Florianópolis, Goiânia e Interior de São Paulo, que, em média, têm penetração de 39% de leitura para o meio Revista – ainda não existem dados suficiente para a realização de comparativos.
ANER inicia campanha para reforçar hábito de leitura de revistas
[D]esde o início de agosto, a ANER vem veiculando uma nova campanha publicitária para reforçar a vantagem da leitura habitual e cotidiana de revistas. “Em nossas constantes análises e estudos de mercado, percebemos a importância de resgatar, especialmente para as novas gerações, o diferencial do leitor assíduo de revistas: uma opinião mais profunda e embasada sobre os diversos temas da vida e do cotidiano”, explica Roberto Muylaert, presidente da ANER.Mesmo em um momento de grande ascensão dos meios digitais, dados da ANER apontam que o número de títulos em circulação subiu de 2.243 em 2001 para 5.779 em 2011, mostrando que é possível preservar e ampliar o espaço dedicado à leitura de revistas, tanto em papel quanto em computadores e tablets. “Estamos focados em valorizar o conteúdo atraente, diversificado, analítico e organizado que as revistas trazem, e não em dar ênfase a um ou outro meio de leitura”, complementa Muylaert.
Desenvolvida para mídia impressa pela agência Publicis Red Lion, a campanha apresenta um ‘opiniômetro’, que funciona como um termômetro das opiniões mais ou menos relevantes sobre diferentes assuntos, tais como carros, moda, vinhos, surfe, corridas e até implantes de silicone. Quanto mais profunda e pertinente a opinião de uma pessoa, mais acima sua visão sobre o tema é posicionada no ‘opiniômetro’. Todas as peças são assinadas com o conceito “Quem lê revista tem opinião”.
“O grande desafio do briefing era caracterizar a diferença que a leitura de uma revista faz na vida de uma pessoa sem usar estereótipos. O opiniômetro nos permitiu uma abordagem leve, bem humorada e ao mesmo tempo didática do assunto”, destaca João Fernando Vassão, diretor geral da Publicis Red Lion. A campanha conta com anúncios de revista, anúncios de jornal e ações digitais. A ação é nacional, com foco maior em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O período da campanha é de 90 dias, a partir do início de agosto.
[nggallery id=15]Presidente do TSE fala sobre eleições na sede da ANER

Carmen Lúcia Rocha, presidente do TSE
Em duas horas de “prosa” (como ela mesmo definiu o bate-papo com os presentes), a também ministra do Superior Tribunal Federal (STF) ressaltou a importância da imprensa na publicação de notícias sobre a conduta dos candidatos a cargos públicos, já que, segundo ela, não compete ao TSE revelar, mas sim investigar as denúncias apresentadas. Como exemplo, citou a Lei da Ficha Limpa, que deverá ser aplicada pela primeira vez no pleito deste ano.
“A imprensa pode o que não podemos, que é divulgar os fichas sujas. O TSE tem limites de lei que preservam os candidatos, mas a imprensa pode noticiar e analisar melhor a situação de fora”, afirmou a ministra, que também traçou o perfil dos eleitores por região (cariocas votam mais felizes, paulistas mais desconfiados e goianos mais melancólicos, por exemplo). No fim, atendeu a todos com a máxima atenção e retornou a Brasília, onde, dias depois, juntou-se aos ministros do STF para o início do julgamento do Mensalão.
[nggallery id=16]Mídia.Jor discute influência das novas tecnologias no Jornalismo
[N]os dias 12 e 13 de setembro, o SESC Santana em São Paulo-SP receberá a primeira edição do mídia.Jor, encontro de profissionais de várias áreas da comunicação promovido pela Revista Imprensa, que neste ano completa 25 anos. O evento pretende olhar para o futuro da atividade, discutindo a influência das novas tecnologias na prática jornalística por meio de múltiplas abordagens, veículos, países e experiências.
Com a participação de profissionais e pensadores do jornalismo mais destacados do momento, o evento é uma oportunidade de atualizar os pontos de vista sobre o presente e o futuro do jornalismo. Abaixo, segue uma lista com os participantes já confirmados no evento. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do evento. É possível comprar os dias separados ou em conjunto. Estudantes, assinantes da Revista Imprensa e sócios usuários e comerciários do SESC têm desconto.
– Alexandre Gibotti (Abradi) – Ana Brambilla (Editora Globo) – Antonio Guerreiro (R7.com) – Ariel Palacios (O Estado de S. Paulo) – Carlos Alberto Di Franco (IICS) – Carlos Scappini (Metro) – David Rohde (Reuters) – Douglas Engle (ACIE) – Eliane Leme (eBand) – Felipe Machado (Diário de S.Paulo) – Fernanda Santos (The New York Times) – Fernando Luna (Trip Editora) – Fernando Vieira De Mello (TV Cultura) – Flávio Rezende (DPZ) – Guilherme Werneck (MTV) – Heródoto Barbeiro (Record News) |
– João Faria (Agência Cidadã) – Leonardo Stamillo (Rádio CBN) – Lourival Sant’Anna (O Estado de S. Paulo) – Lucio Mesquita (BBC West) – Marcelo Lins (Globo News) – Maria Luiza Borges (Jornal do Commercio) – Milton Jung (CBN) – Rafaela Manzo (Máquina PR) – Raul Reis (Florida International University) – Shasta Darlington (CNN) – Sônia Bridi (TV Globo) – Sérgio Ludtke (so+me digital) – Silvia Bessa (Diário de Pernambuco) – Théo Rochefort (Abert) – Vinícius Mota (Folha de S. Paulo) |
Concurso de Capas: duas semanas para o início das inscrições
[F]altam apenas duas semanas para a abertura das inscrições do Concurso Melhor Capa do Ano, realizado pela ANER desde 2009. Neste ano, duas novidades prometem deixar a disputa ainda melhor: a nova regra que restringe a inscrição de apenas uma capa por título e a criação de um júri especial para também eleger um vencedor. Vale dizer que as datas de publicação das capas concorrentes devem estar compreendidas entre 1 de julho de 2011 e 30 de agosto de 2012As capas podem ser enviadas para a ANER a partir do dia 22 de agosto. As inscrições se encerram no dia 21 de setembro.
No ano passado, a revista Crescer (Ed. Globo) foi eleita a melhor do ano entre mais de 300 candidatas, quebrando a hegemonia da revista Época (Ed. Globo), vencedora em 2009 e 2010. O resultado desta quarta edição do concurso de capas será anunciado durante o VI Fórum ANER de Revistas, que acontece no dia 24 de outubro, no Hotel Renaissance, em São Paulo-SP.
Editorial: Presidente do TSE conversa com associados na nossa sede

Roberto Muylaert
Os resultados foram consentâneos com a verdadeira penetração dos nossos veículos, e de sua reconhecida capacidade de venda por meio da publicidade. Em todas as regiões pesquisadas (nove, no total), houve crescimento na penetração junto a leitores de todas as classes. Não custa lembrar também que as revistas apresentam a menor rejeição do leitor por anúncios, como complementos às matérias editoriais.
Uma visita que ficará como uma das melhores lembranças deste 2012 é a presença da Ministra Carmem Lúcia, presidente do TSE, em nossa sede, onde conversou durante mais de uma hora com um grupo de 40 associados e convidados da ANER, sobre assuntos ligados às eleições. Com sua fala mansa de mineira assumida, ela falou com muita naturalidade sobre questões de importância nacional, sempre num tom de amiga da casa.
Outro iniciativa a destacar é o início da nossa campanha de publicidade para reforçar o hábito de leitura criado pela agência Publicis Red Lion. Todos os editores que fazem parte da ANER estão recebendo as peças para veiculação. Quanto mais forem publicadas, melhor para todos nós.
Eventos
VI Fórum ANER de Revistas |
Data: 24 de outubro de 2012 (quarta-feira) Local: Hotel Renaissance – São Paulo-SP Custo: Breve Informações: dados@aner.org.br |
XIX Congresso Brasileiro de Jornais
Data: 20 e 21 de agosto de 2012 (segunda e terça-feira)
Local: Sheraton WTC (Av. Nações Unidas, 12 559 – São Paulo-SP)
Custo: R$ 959 (até 05/07) para associados ANJ e ANER; consulte descontos para grupos
Informações: http://cbj.anj.org.br/
Midia.Jor – Onde o Jornalismo se encontra
Data: 12 e 13 de setembro (quarta e quinta-feira)
Local: SESC Santana (São Paulo-SP)
Custo: R$ 152 por dia para profissionais (sócios SESC e revista Imprensa têm desconto)
Informações: www.midiajor.com.br
68a Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa
Data: 12 a 16 de outubro de 2012 (de sexta a terça-feira)
Local: Hotel Renaissance (São Paulo-SP)
Informações: sipsaopaulo.com.br
IV Congresso Iberoamericano da FIPP
Data: 29 a 31 de outubro de 2012 (segunda, terça e quarta-feira)
Local: Ramada Herradura Hotel (San José-Costa Rica)
Custo: R$ 760 para associados FIPP/ANER até 31/08
Informações: www.fippcostarica.com
Notas
Diretor jurídico da ANER no Conselho de Comunicação Social

Diretor jurídico da ANER, Lourival J. Santos
O diretor jurídico da ANER, Lourival J. Santos, foi escolhido para compor o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional como suplente da vaga de representante de empresas da imprensa escrita, cujo titular é Alexandre Kruel Jobim (Grupo RBS). A posse dos novos conselheiros se deu no dia 8 de agosto, às 14h, no gabinete da presidência do Senado, em Brasília-DF.
Newsweek pode trocar impresso pelo digital
A semanal americana Newsweek pode deixar o papel para tornar-se apenas digital. É o que revelou o presidente e diretor-geral do grupo IAC/Interactive Corp, Barry Diller, que culpou o alto custo de produção para a mudança, que ainda não está confirmada. “Não estou dizendo que irá acontecer totalmente, mas a transição do impresso para o online irá ocorrer. Estamos examinando todas as opções”, afirmou.
Fonte: The Guardian e Jornalistas da Web
Revista Galileu (Ed. Globo) completa 21 anos
Em julho deste ano, a revista Galileu (Editora Globo) completou 21 anos de vida. Fundada em 1991 como o nome de Globo Ciência, o título focado em ciência, história, religião e saúde passou a se chamar Galileu em 1998. Na edição especial de aniversário, a capa foca uma reportagem sobre relógio biológico. Além disso, uma nova seção foi aberta, a Dossiê Galileu, que neste número trata dos 21 anos de Internet.
Novos títulos: InFight (Alto Astral)
[D]esde o começo de agosto, a Editora Alto Astral colocou nas bancas um novo título segmentado: trata-se da revista InFight, que foca especialmente na febre do MMA (artes marciais mistas), mas também cobre outras categorias de luta, sempre trazendo perfis de lutadores e cobertura de torneios.A primeira edição tem o campeão Anderson Silva na capa e uma grande reportagem sobre sua sucessão na categoria. A revista tem periodicidade mensal e custa R$ 9,95.
Em tempo: InFight é um termo utilizado para a luta franca, a luta de curta distância, o momento mais acalorado e por vezes mais empolgante da disputa. É o momento em que ambos os lutadores estão dispostos a ganhar e abdicam da sua defesa com um único motivo, o de atacar.