Além disso, o encontro serviu para que o presidente Roberto Muylaert explicasse um pouco mais sobre os entraves jurídicos e políticos – definidas por ele como “batalhas” – enfrentados atualmente pela ANER, como o caso da obrigatoriedade da rotulagem de papel imune, da aplicação do dumping no papel LWC e do uso da Nota Fiscal eletrônica no processo de distribuição de revistas.
Entre outros assuntos, Muylaert também comentou as novas regras do Concurso de Capas, a escolha do homenageado no prêmio Editor do Ano 2012 e o lançamento da campanha publicitária da entidade, assinada pela agência Publicis, além de anunciar a participação da ANER na 4a Conferência Iberoamericana de Revistas, que será realizada pela FIPP em outubro, na Costa Rica. A próxima AGE, por sua vez, deve acontecer em dezembro deste ano.
[nggallery id=13]Concurso Melhor Capa de 2012 começa em 22 de agosto
[U]ma capa de revista é mais do que a primeira impressão (aquela que fica, como diz o ditado). É a que emociona, a que vende e a que faz história. E é justamente para buscar a capa com todos estes elementos que a ANER realiza há três anos um concurso para escolher aquela considerada, por um júri e pelo povo, a melhor do ano anterior entre as editoras associadas. Em 2012, as inscrições começam no próximo dia 22 de agosto e vão até 21 de setembro.
Crescer foi eleita a melhor capa de 2011
Ao contrário dos anteriores, porém, as editoras associadas só poderão inscrever uma capa por título – já a quantidade de títulos é ilimitada. O regulamento determina ainda que a data de publicação da capa concorrente esteja compreendida entre os dias 1 de julho de 2011 e 30 de agosto de 2012. Outra novidade é que, além da votação popular, um júri formado por membros de editoras associadas da ANER também irá escolher uma capa vencedora.
No ano passado, a revista Crescer (Ed. Globo) foi eleita a melhor do ano entre mais de 300 candidatas, quebrando a hegemonia da revista Época (Ed. Globo), vencedora em 2009 e 2010. O resultado desta quarta edição do concurso de capas será anunciado durante o VI Fórum ANER de Revistas, que acontece no dia 24 de outubro, no Hotel Renaissance, em São Paulo-SP. As inscrições que não estiverem de acordo com estas regras serão sumariamente desclassificadas.
Ministro da CGU explica Lei de Acesso em palestra
[N]o último dia 29 de junho, o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho, veio a São Paulo para contar um pouco mais sobre a implantação e a execução da nova Lei de Acesso à Informação, em vigor desde maio deste ano. A palestra fez parte do Ciclo ANER de Palestras e aconteceu no auditório da Editora Paulinas, na Vila Mariana, em São Paulo-SP.
Durante sua apresentação, Jorge Hage explicou que a implementação da lei segue uma tendência mundial (cerca de 90 países já adotaram medidas parecidas) e se baseia tanto na transparência ativa (governo disponibiliza dados) como passiva (cidadão solicita dados). Além disso, explicou as regras gerais e específicas da lei, como a abrangência e os recursos possíveis a ela.
O ministro-chefe da CGU esclareceu ainda o funcionamento do sistema eletrônico criado para dar suporte aos pedidos e contou como foi feito a capacitação de profissionais para atender a demanda. Por fim, Jorge Hage citou os primeiros números oficiais: em um mês, foram 10.424 solicitações, sendo 70,6% respondidas, 82,3% destas positivamente.
[nggallery id=14]ANER tem audiência com vice-presidente Michel Temer
[N]o último dia 19 de junho, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) esteve em Brasília para uma audiência com o Vice-Presidente da República, Michel Temer. Estiveram presentes no encontro o Presidente da ANER, Roberto Muylaert, a diretora-executiva da entidade, Maria Célia Furtado, a diretora de relações governamentais da Editora Abril, Angela Rehem, e a representante da Patri, Fernanda Arbex.
O assunto em pauta foi prorrogação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no processo de distribuição. Na visita, a entidade solicitou a Temer que atuasse junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o pedido de prorrogação da NF-e fosse atendido, o que acabou acontecendo. O mesmo pedido foi feito a José Sarney, presidente do Senado, com quem o grupo da ANER também se encontrou na ocasião.
Na foto, da esquerda para a direita: Fernanda Arbex, Maria Célia Furtado, Michel Temer, Roberto Muylaert e Angela Rehem.
Fotos: Romério Cunha/VPR
Nova campanha ANER será lançada em 29 de julho
[C]om o slogan “quem lê revista tem opinião”, a nova campanha publicitária da ANER já está sendo produzida pela agência Publicis RedLion para a veiculação inicial nas revistas dos associados. A data prevista para o lançamento é o dia 29 de julho. Mais detalhes na próxima edição do boletim EMREVISTA.Editorial: ANER em Ação

Roberto Muylaert
– Pedido de rotulagem do papel imune: a partir da prorrogação da isenção do PIS/COFINS, foi exigida uma rotulagem indicativa do papel imune no corpo do papel de impressão, numa atualização daquilo que os editores mais experientes se recordam como “papel linha d’água”. Após uma quantidade de reuniões, com participação ativa da ANER, junto à Bracelpa, ficou estabelecido que a rotulagem será estampada apenas na embalagem do papel para máquinas planas, mas não nas bobinas, sem custo adicional para os editores.
– Dumping: diante dos transtornos causados aos editores na compra de papéis, pelo processo de dumping impetrado pela Stora Enzo Arapoti, a ANER contestou a acusação e obteve sucesso no encaminhamento ao GTIP, grupo de trabalho da CAMEX, para reverter esse processo, na reunião no próximo dia 23 de julho.
– Confaz: a ANER obteve êxito também na solicitação junto ao Confaz, da prorrogação de implantação da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) na cadeia de distribuição. Para isso, conseguiu a unanimidade dos votos dos secretários da Fazenda estaduais de todo o Brasil, a partir de forte apoio político conseguido pela atuação da nossa entidade em Brasília.
Nas realizações em prol do meio Revista, lançamos um anúncio de oportunidade destacando as conquistas do meio impresso no Festival de Publicidade de Cannes – clique na imagem ao lado para ver em detalhes.
Ainda neste mês, convidamos o ministro da CGU, Jorge Hage Sobrinho, para um encontro com nossos editores em que o assunto foi a aplicação, na pratica, da Lei de Acesso à Informação. E no próximo dia 19, receberemos a ministra Carmem Lúcia na sede da ANER para abordar o importante tema do trabalho jornalístico no processo eleitoral.
Além disso, estamos trabalhando numa campanha institucional de revistas a ser lançada no dia 29 deste mês, e na elaboração de pesquisa sobre a eficácia do meio revista para os anunciantes. Estes são alguns dos temas em que a ANER está empenhada, buscando um desempenho cada vez melhor das revistas.
Eventos
VI Fórum ANER de Revistas |
Data: 24 de outubro de 2012 (quarta-feira) Local: Hotel Renaissance – São Paulo-SP Custo: Breve Informações: dados@aner.org.br |
XIX Congresso Brasileiro de Jornais
Data: 20 e 21 de agosto de 2012 (segunda e terça-feira)
Local: Sheraton WTC (Av. Nações Unidas, 12 559 – São Paulo-SP)
Custo: R$ 959 (até 05/07) para associados ANJ e ANER; consulte descontos para grupos
Informações: http://cbj.anj.org.br/
Midia.Jor – Onde o Jornalismo se encontra
Data: 12 e 13 de setembro (quarta e quinta-feira)
Local: SESC Santana (São Paulo-SP)
Custo: R$ 152 por dia para profissionais (associados SESC e revista Imprensa têm desconto)
Informações: www.midiajor.com.br
IV Congresso Iberoamericano da FIPP
Data: 29 a 31 de outubro de 2012 (segunda, terça e quarta-feira)
Local: Ramada Herradura Hotel (San José-Costa Rica)
Custo: R$ 760 para associados FIPP/ANER até 31/08
Informações: www.fippcostarica.com
Notas
ANER consulta associados sobre rotulagem do papel imune
[C]aros associados,A prorrogação da isenção de PIS/COFINS sobre papel imune foi autorizada pelo Governo, com a exigência de rotulagem identificando “Imune”. Depois de muitas discussões da ANER com a Bracelpa, chegamos ao seguinte consenso, que deverá ser levado ao setor de fiscalização da Fazenda:
Todo papel imune, importado ou nacional, deverá ter na embalagem a marca “PAPEL IMUNE”.
Estão fora deste exigência as seguintes classificações de papel:
I – “Jornal” (Newsprint), classificado na posição 4801 da Nomenclatura Comum do MERCOSUL – NCM;
II – desde que acondicionados exclusivamente em bobina, os papéis do tipo:
a) Couchê, classificado nos códigos 4810.13.89 e 4810.13.90, da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM;
b) LWC (Light Weight Coated), classificado no código 4810.22.90 da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM;
c) MWC (Medium Weigth Coated), classificado no código 4810.29.90 da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM;
d) Super Calandrado (Magazine Paper), classificado no código 4802.61.91 da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM.
e) Offset, classificado nos códigos 4802.54.99, 4802.55.92 e 4802.55.99, da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM;
Pedimos, por gentileza, que nos informe o mais rápido possível se a sua editora compra algum outro tipo de papel, em bobinas, que não esteja elencado acima. A informação pode ser enviado diretamente para o e-mail da diretora executiva Maria Célia Furtado (mcfurtado@aner.org.br). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (11) 3030 9390.
Dumping: Camex analisa se fere interesse público
[N]o dia 9 de julho, a Câmara do Comércio Exterior (Camex), órgão ligado ao Governo Federal, anunciou que foi instaurada a análise ao pedido de suspensão do direito antidumping definitivo, por razões de interesse público, aplicado ao papel couché leve (LWC, em inglês). Este papel é utilizado na impressão de revistas semanais de informação e populares.Fontes: Patri e Diário Oficial da União
Condé Nast College of Fashion & Design
[A] inglesa Condé Nast, que edita títulos como Vogue, GQ e Glamour, está preparando o lançamento de uma escola voltada para a especialização de profissionais (jornalistas ou não) no restrito e complexo mercado de moda. Os cursos terão duração de 10 semanas (R$ 21 mil) ou de um ano (R$ 62 mil). “Será uma nova e excitante adição para a educação de moda deste país. Intimamente ligada a Vogue, a College estará em posição privilegiada para dar aos alunos uma compreensão do funcionamento da indústria de moda em seus aspectos criativos e de negócios”, afirmou Alexandra Shulman, editora da Vogue UK. Mais detalhes em http://www.condenastcollege.co.uk.
Abril S/A finaliza compra da Elemídia
[E]m 2 de julho, a Abril S/A anunciou a aquisição dos 30% restantes da Elemídia, maior operadora de mídia digital out of home da América Latina, concluindo assim sua incorporação ao grupo. Em setembro de 2010, a Abril já havia adquirido 70% do negócio, que segue sendo comandado pelo CEO atual, Felipe Forjaz. “Nesses quase dois anos com a Elemidia, trabalhamos com sucesso para a consolidação da empresa como líder do segmento no país, além de ampliar sua área de atuação. O objetivo agora é continuar os planos de expansão da marca e alcançar novos mercados”, afirmou Fábio Barbosa, presidente executivo do Grupo Abril. Mais em http://www.grupoabril.com.br/noticias/noticias-site_401159.shtml.