Jorge Hage é um profissional técnico, com viés acadêmico. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na qual lecionou por quase 30 anos, tem mestrado em Administração Pública pela University of Southern Califórnia-EUA e em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB). Na política, foi prefeito de Salvador (1975-1977), deputado estadual (1983-1986) e deputado federal (1987-1991), onde integrou a Assembleia Constituinte, responsável pela Constituição de 1988.
No fim de junho, os sites da CGU e do Portal da Transparência irão publicar os salários de todos os servidores do Poder Executivo Federal, de forma individualizada.
Em 1991, ingressou por concurso público na magistratura do Distrito Federal, de onde afastou-se apenas em 2001, quando assumiu as funções de coordenador da Assessoria da Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF). Em 2003, tornou-se secretário-executivo da CGU e, três anos depois, foi promovido a ministro-chefe pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nos últimos meses, Jorge Hage tem se dedicado intensamente à Lei de Acesso. Para ele, a possibilidade de fracasso é mínima. “Eu acredito que a lei já pegou, basta refletir sobre os números. Mas é claro que, num sentido mais amplo, ainda precisamos saber se as pessoas vão continuar usando o serviço, se isso não era uma demanda reprimida”, ponderou o ministro-chefe, que falará mais sobre o assunto no dia 29/06, em São Paulo-SP, em palestra promovida pela ANER. Para inscrever-se, entre em contato pelo e-mail dados@aner.org.br. É grátis.
ESPM lança versão nacional da Columbia Journalism Review
[A] Escola Superior de Propaganda e Marketing lançou neste mês a primeira edição da “Revista de Jornalismo da ESPM”, versão nacional da influente Columbia Journalism Review, editada bimestralmente desde 1961 pela norte-americana Columbia University Graduate School of Journalism.
No Brasil, porém, a revista terá periodicidade trimestral e mesclará artigos traduzidos com matérias produzidas no país. O diretor de redação será o jornalista Eugênio Bucci, que também comanda o curso de pós-graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial oferecido pela ESPM desde 2010.
No primeiro número, a revista destaca um artigo do jornalista Alberto Dines sobre os efeitos da tecnologia na prática do jornalismo, uma matéria sobre a imprensa negra dos Estados Unidos e uma reflexão sobre a prática da assessoria de imprensa, entre outros assuntos. Mais detalhes no site da ESPM.
De olho no digital, Editora Globo completa 60 anos
[N]o último dia 30 de maio, a Editora Globo comemorou seus 60 anos com o lançamento de uma nova política de preços das versões digitais de suas revistas, que seguirão a tendência do mercado e terão preços menores do que as impressas. A ação visa aumentar a base de leitores e anunciantes nesta plataforma, considerada estratégica para a editora.Assinantes do impresso terão acesso gratuito ao digital, enquanto novos leitores poderão escolher a versão que desejam consumir
Criada em 1952 com o nome de Rio Gráfica Editora, a editora nasceu focada na publicação de histórias em quadrinhos e revistas femininas. Em 1985, fundiu-se a uma editora de livros do Rio Grande do Sul e passou a se chamar Editora Globo. Atualmente, possui 17 revistas em seu portfólio, que, de acordo com o IVC, somam 3,2 milhões de exemplares por mês.
Fonte: Meio&Mensagem
Huffington Post lança revista semanal para tablets
O site The Huffington Post é um agregador de notícias e uma rede de blogs locais criado pela ativista política Arianna Huffington em 2005 e adquirido recentemente pelo grupo AOL.[N]o último dia 14 de junho, o site The Huffington Post lançou seu mais novo produto editorial: uma revista semanal para tablets chamada “Huffington.” (o ponto final faz parte do título). A ideia é oferecer aos assinantes os melhores textos originais da versão web, além de histórias exclusivas e recursos interativos, tudo em um aplicativo elegante e funcional.
“Você pode estar se perguntando ‘por que revista?’. Bem, a resposta é que o HuffPost tem 1.500 posts por dia, cerca de 80 originais, e vimos que era preciso destacar os melhores, colocando-os como joias, para apreciá-los com tempo”, afirmou Arianna Huffington. “É a diferença entre o encontro de uma noite e um fim de semana longo, onde você realmente conhece alguém”, completou.
Uma edição da “Huffington.” custa US$ 0,99, enquanto a assinatura de um mês sai por US$ 1,99 e a de um ano fica em US$ 19,99.
Já Tim O’Brien, editor-executivo do HuffPost e responsável pelo planejamento do novo título, complementa que a revista é para “pessoas que querem gastar seu tempo em um fim de semana, algumas horas, com uma leitura profundamente envolvente”. O site oficial da publicação já está no ar com mais detalhes e o primeiro número já está disponível para download na iTunes Store.
Mais detalhes no MediaBistro e no NiemanLab.
PEC quer ampliar imunidade do setor editorial para insumos
[A] Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 28/12, que visa estender a imunidade tributária já concedida a livros, jornais, periódicos e papel destinado à sua impressão, aos insumos, máquinas e equipamentos destinados à sua industrialização, foi apresentada no Senado Federal no dia 13 de junho.Agora, a matéria seguirá para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde aguardará designação de relator e apresentação de parecer para posterior deliberação da Comissão. Caso aprovada, será analisada pelo Plenário do Senado Federal, onde deverá ser aprovada em dois turnos, com quórum qualificado de 3/5 (49) senadores, antes de ser enviada para Câmara dos Deputados.
Editorial: Participações exclusivas nos eventos ANER

Roberto Muylaert
Há poucos dias fizemos uma reunião, em nossa sede, sobre assuntos ligados à distribuição, a que compareceram mais de 30 representantes de editoras. Foi nomeada uma comissão para apresentar aos responsáveis pela distribuição, as dúvidas e reivindicações surgidas. Logo em seguida essa comissão se reuniu com Fernando Mathias, da Distribuição do Grupo Abril, numa conversa que durou o tempo necessário para a elucidação das questões. Temos certeza de que esse tipo de ação é importante para uma entidade representativa, no intuito de conseguir pleno entendimento entre as partes, nos processos de distribuição e venda de produtos.
Prosseguindo nos contatos com autoridades ligadas de forma direta, ou indireta, ao nosso trabalho, convidamos o ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, para um oportuno debate sobre a implantação da Lei de Acesso à Informação, e a ministra Carmem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, que tem a responsabilidade de comandar o processo eleitoral, dentro do cipoal de leis que regulam as eleições.
São dois assuntos dos mais atuais, que estarão em pauta na ANER, em curto prazo.
Outra boa notícia é que o V Fórum ANER de Revistas já conseguiu a presença de alguns palestrantes muito especiais, daqueles que estão trabalhando no estado da arte em edições impressas e digitais. Essas conquistas são fruto de um trabalho de alguns meses da nossa equipe, desde o final da edição passada, na pesquisa e no convencimento dos palestrantes para que viagem ao Brasil no próximo dia 24 de outubro.
Um abraço,
Roberto Muylaert
Eventos
Lei de Acesso à Informação e a Cidadania – O papel da sociedade civil Com Jorge Hage Sobrinho – Ministro Estado Chefe da Controladoria Geral da União |
Data: 29 de junho de 2012 (sexta-feira) Horário: 09h às 12h Local: Auditório da Editora Paulinas (Rua Dona Inácia Uchôa, 62 – Vila Mariana – São Paulo-SP) Custo: Gratuito Inscrições: dados@aner.org.br |
As Implicações da Lei Eleitoral na cobertura das eleições Com Carmen Lúcia Rocha – Presidente do Tribunal Superior Eleitoral |
Data: 19 de julho de 2012 (quinta-feira) Horário: 09h às 12h Local: Auditório da Editora Paulinas (Rua Dona Inácia Uchôa, 62 – Vila Mariana – São Paulo-SP) Custo: Gratuito Inscrições: dados@aner.org.br |
VI Fórum ANER de Revistas |
Data: 24 de outubro de 2012 (quarta-feira) Local: Hotel Renaissance – São Paulo-SP Custo: Breve Informações: dados@aner.org.br |
XXVI Congresso Brasileiro de Radiodifusão
Data: 19 a 21 de junho de 2012 (terça, quarta e quinta-feira)
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília-DF
Custo: R$ 770
Informações: www.congressoabert.com.br
Publicações digitais – O que aprendemos até agora
Data: 28 de junho de 2012 (sábado), das 9h às 12h
Local: Sincopeças (Av. Paulista, 1009 – 5o Andar)
Custo: R$ 90 (associados ANER, Anatec, ABEMD, Abigraf e IVC)
Informações: http://www.anatec.org.br/publicacoesdigitais.pdf
XIX Congresso Brasileiro de Jornais
Data: 20 e 21 de agosto de 2012 (segunda e terça-feira)
Local: Sheraton WTC (Av. Nações Unidas, 12 559 – São Paulo-SP)
Custo: R$ 959 (até 05/07) para associados ANJ e ANER; consulte descontos para grupos
Informações: http://cbj.anj.org.br/
Notas
Prazeres da Mesa premia melhores da gastronomia

Da esq. p/ dir.: Rodrigo Oliveira (Mocotó-SP), Helena Rizzo (Maní-SP), Alex Atala (D.O.M.-SP) e Wanderson Medeiros (Picuí-PI)
O jovem Rodrigo Oliveira, do Mocotó (SP), recebeu o prêmio máximo de Chef do Ano, enquanto o consagrado Alex Atala, do D.O.M. (SP), foi escolhido como Personalidade da Gastronomia. Mais detalhes sobre a festa e todos os vencedores do prêmio podem ser vistos no site oficial da Prazeres da Mesa.
DM9DDB leva prêmio de melhor utilização criativa de revista
[N]o fim de maio, a Abril Mídia anunciou os vencedores do 26o Prêmio Abril de Publicidade. A agência DM9DDB venceu nas categorias Melhor Utilização Criativa do Meio Revista (Sadia, com a peça criada para divulgar o Hot Pocket, em imagem ao lado) e Melhor Uso Digital (Itaú).
Já a agência AlmapBBDO arrebatou os troféus de Criação Revista, Melhor Uso Digital – Site/Mobile (ambos com a Volkswagen) e Opinião do Leitor (Alpargatas). Para mais detalhes sobre a festa de premiação e a lista de todos os vencedores, basta acessar o site da Abril Mídia.
Seleções Reader’s Digest completa 70 anos
[N]o Brasil desde 1942, a revista Seleções reuniu jornalistas, publicitários, anunciantes e leitores na comemoração de seu aniversário de 70 anos. O evento contou com as palestras do economista Maílson da Nóbrega, da geneticista Mayana Zatz e do neurocientista Miguel Nicolelis sobre o tema “Um olhar sobre os próximos 70 anos”. Mais informações no Meio&Mensagem e no site da Seleções.Novos títulos: SimplesMente e Prazeres da Mesa Vinhos
[N]este começo de mês, as bancas de revistas do Brasil ganham duas novas publicações, uma voltada para a saúde (“SimplesMente”, do selo Coquetel/Editora Ediouro) e outro para o universo dos vinhos (“Prazeres da Mesa Vinhos”, da Editora 4Capas).
Famoso pelos passatempos e palavras cruzadas, o selo Coquetel agora aborda a saúde mental em seu novo título. “SimplesMente fala sobre o assunto de maneira acessível, democrática, com depoimentos e experiências reais, artigos e entrevistas inspiradoras para quem quer se manter saudável da cabeça aos pés”, explica Daniel Stycer, editor-chefe da revista, que é mensal e custa R$ 7,90.
Clique AQUI para ler trechos da primeira edição da revista SimplesMente
Já a 4Capas expande o portfólio de seu principal título com o lançamento de Prazeres da Mesa Vinhos. Trimestral, a publicação pretende falar sobre os países produtores, as características das uvas e dos rótulos, o terroir e dicas de consumo dos melhores vinhos. A primeira edição, que custa R$ 10, tem como tema o Chile, o maior exportador de vinhos para o Brasil.