#24: “O Poder das Revistas Femininas” atrai 170 pessoas em São Paulo

[O] auditório da Editora Paulinas, em São Paulo-SP, foi pequeno para o ciclo de palestras e debates “O Poder das Revistas Femininas”, promovido pela ANER em 26 de abril. Quase 170 pessoas acompanharam as discussões e os pontos de vista expostos entre as várias partes – anunciantes, agências e leitores – que compõem um dos nichos mais ascendentes do mercado atualmente.

A abertura do dia foi feita por Roberto Muylaert, presidente da ANER. Na sequência, Ronaldo Raphael (Diretor Comercial – Dinap) e Pedro Silva (Presidente Executivo – IVC) deram início ao debate no painel “O Mercado das Revistas Femininas”, que expôs números atualizados sobre veículos, agências e anunciantes, além da relação destes com o público feminino.

Em seguida, Demétrius Paparounis (Diretor Núcleo Semanais – Ed. Abril), Andréa Calmon (Vice-presidente Editorial – Ed. On Line), Silvino Brasolotto (Diretor de Marketing – Ed. Alto Astral) e Renata Armas (Diretora Núcleo – Ed. Escala) discutiram a recente ascensão social da mulher brasileira na mesa “O Poder de Consumo da Mulher da Nova Classe Média”.

Logo depois, fechando a manhã, Gustavo Queiroz (Diretor – Agência Morya/Projeto Panorama) e Vera Havir (Diretora – Indústria de Cosméticos Esthetic) contaram suas experiências no mercado nordestino, cada vez mais ascendente e relevante, no debate “Oportunidades Fora do Eixo Rio-SP: Região Nordeste”.

Após o brunch, Kaíke Nanne (Publisher Núcleo Comportamento – Ed. Abril) e Youssef Mourad (CEO – Digital Pages) apresentaram respostas para a pergunta que nomeava o painel: “O que querem as leitoras?”. No palco, traçaram a linha evolutiva das mulheres dos anos 60 até os dias atuais, além do perfil da nova leitora digital.

Gilberto Corazza (Diretor do Mercado Anunciante – Ed. Globo), Paulo Camossa (Diretor Geral de Mídia – AlmapBBDO) e Rui Porto (Diretor de Comunicação e Mídia – Alpargatas) discutiram o tripé anunciante-veículo-público no painel “Relacionamento com o Mercado Publicitário”, que também contou com a apresentação do caso de Havaianas.

No fim da tarde, o maior painel tomou conta da Paulinas. Em “O Crescente Mercado de Luxo”, Érika Palomino (L’Officiel), Carlos Sambrana (IstoÉ Platinum), Daniela Falcão (Vogue), Patricia Carta (Harper’s Bazaar) e Gustavo C. Oliveira (Robb Report), além do apresentador Ronnie Von, levantaram as potencialidades e os desafios do nicho sob a ótica de seus títulos, em painel com moderação da diretora-executiva da ANER, Maria Célia Furtado.

Para encerrar, Orlando Marques (CEO – Publicis) se uniu ao médico ginecologista Eliano Pelini para mostrar, na prática, o tema de “Mercado Feminino x Agência”. Com moderação de Roberto Muylaert, o painel apresentou o caso do sabonete íntimo Dermacid, que encontrou no meio Revista o melhor lugar para atingir um público cada vez mais exigente e preocupado com a saúde.

Crédito das fotos: Sonia Mele/Divulgação

Coluna social: Foi ao evento? Marque-se nas fotos!

Você esteve presente no ciclo de palestras “O Poder das Revistas Femininas” no último dia 26 de abril? Então corra para nossa página no Facebook (LINK) e marque-se nas fotos feitas pela nossa fotógrafa oficial Sônia Mele. Ao todo, são 165 imagens que registram os dois períodos do evento, realizado no auditório da Editora Paulinas, em São Paulo-SP.

Já se você não compareceu ao evento, pode acessar a página para conferir quem esteve por lá. Se encontrar algum amigo ou conhecido, pode marcar também. A brincadeira fica boa quando todo mundo participa. Portanto, fique à vontade para compartilhar o álbum e as fotos, ok?!

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Palestrantes disponibilizam suas apresentações na web

Cinco profissionais que estiveram no ciclo “O Poder das Revistas Femininas” autorizaram a ANER a reproduzir o conteúdo de suas apresentações para visualização online dos assinantes do boletim EMREVISTA. Para acessá-las, basta clicar no link da palestra.

Vale lembrar que a reprodução de toda e qualquer informação contida nestes slides são de propriedade dos autores e não podem ser reproduzidas sem autorização por escrito dos mesmos.

Pedro Silva (Presidente Executivo – IVC)
Painel “O Mercado das Revistas Femininas no Brasil”

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Demetrius Paparounis (Diretor Núcleo Semanais – Ed. Abril)
Painel “O Poder de Consumo da Mulher da Nova Classe Média”

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Gustavo Queiroz (Diretor – Agência Morya/Projeto Panorama)
Painel “Oportunidades Fora do Eixo Rio-SP: Região Nordeste”

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Vera Havir (Diretora – Indústria de Cosméticos Esthetic)
Painel “Oportunidades Fora do Eixo Rio-SP: Região Nordeste”

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Paulo Camossa (Diretor Geral de Mídia – AlmapBBDO)
Painel “Relacionamento com o Mercado Publicitário”

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PropMark destaca ciclo de revistas femininas

O jornal PropMark, dedicado a cobrir assuntos relacionados a propaganda, marketing e mídia, foi um dos veículos de imprensa presente no ciclo de palestras e debates “O Poder das Revistas Femininas”, que aconteceu no dia 26 de abril, em São Paulo-SP. Além da capa da edição do dia 30 de abril, a publicação destacou uma página inteira para abordar o assunto, com duas matérias: “Mulher emergente gera crescimento” e “Anunciantes investem em revistas”.

Clique AQUI para ler as duas matérias na íntegra, diretamente na página do jornal.

 

Editorial: Palavra Aberta em Brasília

Roberto Muylaert

Nem bem terminou o Fórum de Revistas Femininas, com bastante sucesso, a julgar pelos comentários dos 170 participantes, na maioria do sexo feminino, e nós aqui da ANER estamos nos preparando para ir a Brasília na próxima semana, para um evento na Câmara dos Deputados organizado pelo Instituto Palavra Aberta (VII Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão; veja detalhes em Eventos), cuja missão é trabalhar para que a Liberdade de Expressão siga vigente, sem percalços pelo caminho, como acontece com inúmeros projetos apresentados na própria Câmara Federal restringindo, de alguma forma, a aplicação desse preceito constitucional.

A linha de atuação do Palavra Aberta tem evoluído, no sentido de apoiar, de forma institucional, o livre empreendimento no Brasil, com menos interferência e menos burocracia para os empreendedores. A relação entre o poder público e a iniciativa privada funciona, às vezes, como se todos os deveres e obrigações fossem de quem paga impostos, sem que o poder público tenha a sua parcela de responsabilidade no assunto.

A presidente Dilma Rousseff tem procurado dar um norte à administração pública, a partir de uma mudança de mentalidade das pessoas que estão do lado de dentro do balcão, para que procurem não complicar a vida de quem esteja disposto a investir em novos negócios. Como ela usa frases de efeito, para o povo entender, aqui vai uma sugestão para funcionar como mote de comunicação interna e externa do governo, aplicável a todos os setores da administração pública: “O dever do Funcionário Público é servir ao Público”.

Abraços,
Roberto Muylaert

Artigo: “Impostos, burocracia e leis trabalhistas”

Artigo publicado originalmente no jornal Folha de S. Paulo de 01/05/2012. A íntegra também pode ser lida no site da ANER.

A presidente Dilma está trabalhando no sentido de diminuir a carga tributária, para conseguir um percentual de crescimento do PIB que ela considere satisfatório. Aos poucos, poderá se convencer de que a ação precisa ser ampla e geral, e não pontual. O Brasil, ao arrecadar em excesso, não está do lado do empreendedor nem do povo, que entende de onde vem a mordida dos impostos que consomem seu orçamento. Com cerca de 40% do PIB de carga tributária (na China é 17%) fica claro que a chamada curva de Laffer tem algo a ensinar ao governo.

Arthur Laffer é um economista reacionário, que se salva pela tese de que há limites para a cobrança de impostos, a partir dos quais a arrecadação diminui. Nos casos extremos, quando a taxação é zero ou 100%, a arrecadação é zero. O número ótimo, a ser definido, encontra-se entre esses dois valores. No Brasil, não é preciso fazer as contas para saber que uma diminuição na carga de impostos resultará em mais produção e arrecadação. Na legislação trabalhista, então, nem se fala. O exército de profissionais que não quer ser registrado, para evitar que o seu salário seja despejado no ralo da burocracia sem contrapartida dos serviços públicos, estaria feliz de carteira assinada, caso o imposto fosse razoável. Nesse caso, o interesse de patrões e empregados convergiria, para entrar na lei.

A legislação trabalhista de Vargas, com base na Carta do Trabalho, de Benito Mussolini, de 1943, teve importante papel no desenvolvimento do Brasil, ao reparar a triste situação em que se encontravam os trabalhadores naquela época, sem direitos, sem legislação social, com trabalho obrigatório aos sábados e até nos domingos pela manhã. Época em que as crianças que trabalhavam não eram protegidas.

Ao contrário do seu passado de justiça para os trabalhadores, a legislação trabalhista virou um grande teatro de representação e hipocrisia, onde, felizmente, ainda são reparadas injustiças contra os funcionários mais humildes. Mas os atores principais agora são funcionários de altos salários, muitos com curso superior, que buscam a “proteção” da Justiça depois de darem nota fiscal por muito tempo, com a rubrica de uma firma constituída por eles próprios, para não serem registrados. Nesse ponto, os empresários são coniventes, procurando fugir, pelo lado da empresa, dos encargos trabalhistas exagerados.

Quando comecei a escrever este artigo, minha intenção era falar sobre a carga tributária dos insumos das editoras de revistas. Entusiasmei-me com o tema geral e fico só no registro da questão que pretendia abordar: a taxa criada sobre a compra de papel de impressão importado, o LWC, usado nas revistas populares, que irá acarretar um aumento no preço das publicações. Isso acontece no momento em que a presidente tem como desafio lançar o Vale Cultura e permitir o acesso à leitura de um maior número de brasileiros, tarefa na qual a Biblioteca Nacional está empenhada de corpo e alma: mais impostos, menos leitores.

*Roberto Muylaert, 77, é editor, escritor e presidente da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas). Foi presidente da TV Cultura de São Paulo (1986 a 1995) e ministro-chefe da Secretaria da Comunicação Social (1995, governo FHC).

Eventos

VI Fórum ANER de Revistas – SAVE THE DATEData: 24 de outubro de 2012 (quarta-feira)
Local: Hotel Renaissance – São Paulo-SP
Custo: Breve
Informações: dados@aner.org.br

III Congresso Internacional CBL do Livro Digital

Data: 10 e 11 de maio de 2012 (quinta e sexta-feira)
Local: Fecomercio (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – São Paulo-SP)
Custo: R$ 1080 (associados CBL) e R$ R$ 1650 (não-associados)
Informações: www.congressodolivrodigital.com.br

VII Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão

Tema: Como a legislação eleitoral afeta a Liberdade de Expressão
Data: 15 de maio de 2012 (terça-feira), das 9h às 12h30
Local: Auditório TV Câmara (Câmara dos Deputados, em Brasília-DF)
Custo: Gratuito
Informações: (11) 3034 5295 ou eventos@palavraaberta.org.br

XIV Fórum Internacional de Pesquisa e Inteligência Competitiva

Data: 15 de maio de 2012 (terça-feira)
Local: Centro Britânico Brasileiro (Rua Ferreira de Araújo, 741 – São Paulo-SP)
Custo: R$ 480 (Sócios ABA, AMPRO e ABEP) e R$ 680 (demais)
Informações: 0800 12 4588 ou eventos@aba.com.br

FIPP Research Forum (audiência e eficácia da publicidade em revistas)

Data: 29 e 30 de maio de 2012 (terça e quarta-feira)
Local: Londres, Reino Unido
Custo: £ 250 (R$ 720) para membros FIPP
Informações: www.fippresearchforum.com

XXVI Congresso Brasileiro de Radiodifusão

Data: 19 a 21 de junho de 2012
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília-DF
Custo: R$ 770
Informações: www.congressoabert.com.br

Notas

Cláudia muda formato e conteúdo

A partir deste mês, a revista Cláudia (Ed. Abril) chegará às bancas e aos assinantes com um novo formato, mais próximo ao adotado por Elle, e com mudanças em seu conteúdo. A publicação estreará novas seções e terá mais páginas, além de um novo tipo de papel que valorizará a publicação. Mais detalhes no site da distribuidora Dinap.

Time é eleita a revista do ano nos EUA

No dia 3 de maio, a revista Time foi eleita a revista do ano de 2012 nos Estados Unidos pela American Society of Magazine Editors (ASME). O prêmio, intitulado National Magazine Awards, foi criado em 2010 com o objetivo de destacar as publicações que conseguem o melhor aproveitamento de suas versões impressas e online. Mais detalhes no site do jornal Meio&Mensagem ou no Magazine.org (em inglês).

Editora Abril lança Veja BH em Minas

No último dia 5 de maio, a capital de Minas Gerais ganhou um suplemento próprio da semanal Veja, a Veja BH (Ed. Abril), com notícias, comportamento, cultura e gastronomia da região de Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Sete Lagoas e Viçosa. A revista, chamada carinhosamente de Vejinha, já circula semanalmente nas regiões metropolitanas de Rio e São Paulo. Mais detalhes no site da Dinap.

Camex aplica antidumping definitivo

No fim de abril, a Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) do Governo Federal aplicou direito antidumping definitivo, por um prazo de cinco anos, às importações brasileiras de papel couché leve (LWC – light weight coated), originárias dos EUA, Finlândia, Suécia, Bélgica, Canadá e Alemanha. O couché é utilizado para impressão de revistas, principalmente as semanais de informação, além de catálogos e materiais de publicidade, como encartes, folhetos e tabloides.

A ANER continuará lutando pelos interesses dos editores associados e que não medirá esforços para revogar a decisão, que pode colocar em risco todo o equilíbrio do mercado editorial. Isto porque a aplicação da taxa aumenta os custos de produção das editoras, que, por sua vez, terão que reajustar os preços de capa de suas publicações, podendo provocar queda na circulação e frear o crescimento de novos leitores no país.

Novos títulos: Agenda 29 – Conexão Florianópolis e Londrina

A Meta 29, empresa especializada em mídia aeroportuária, prepara para este mês o lançamento de dois novos títulos mensais voltados aos passageiros de voos que saem da capital catarinense e do interior paranaense: Conexão Florianópolis/São Paulo – Agenda 29H e Conexão Londrina/São Paulo – Agenda 29H, respectivamente.

Com 52 páginas e tiragem de 15 mil exemplares distribuídos gratuitamente nos saguões dos aeroportos internacionais de Floripa e Londrina, as novas revistas apresentam opções de lazer em São Paulo, como espetáculos teatrais, filmes, shows, restaurantes, bares, cafeterias, cursos, eventos, concertos, exposições, entre outros.

“Levar a abrangente Agenda 29H para outros estados brasileiros era um objetivo que trabalhamos muito para realizar. Com isso, nossa revista fica acessível para ainda mais leitores, que podem apreciar o trabalho rico que já desenvolvemos para os passageiros de Congonhas”, afirma Pedro Barbastefano, sócio e diretor geral da Meta 29.

Aconteceu na ANER

Campo Grande/MS – No fim do mês passado, a ANER esteve representada pela diretora-executiva Maria Célia Furtado no VII Encontro das Lideranças Regionais da Propaganda Brasileira. O evento, promovido pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) em parceria com o sindicato das Agências de Propaganda do Mato Grosso do Sul (Sinapro), aconteceu na capital Campo Grande. Na ocasião, Maria Célia expôs a situação atual e os rumos digitais que o mercado de revistas está tomando.

Da esq. para dir.: Pedro Silva (IVC), Caio Barsotti (Cenp), Orlando Marques (Publicis), Maria Célia Furtado (ANER) e João Ciaco (Fiat)

Brasília/DF – A diretora-executiva Maria Célia Furtado e alguns editores de revistas estiveram em Brasília para discutir a decisão da aplicação do direito antidumping do papel LWC (couché leve), oficializada em 19 de abril deste ano. O grupo foi recebido por Emilio Garofalo, Secretário-Executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que orientou a ANER sobre a defesa do processo e apresentou o recém-criado Grupo Técnico de Avaliação do Interesse Público (GTIP), que visa alterar a dinâmica dos processos de defesa comercial.

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