Programação |
9h: Abertura |
9h15: “O que as leitoras querem?” |
10h: “O poder de consumo da mulher da nova classe média” |
11h: “Oportunidades fora do eixo Rio-SP: Região Nordeste” |
12h: Almoço |
13h30: “O mercado de revistas femininas no Brasil” |
14h “Relacionamento com o mercado publicitário: Glamour” |
15h: “O crescente mercado de luxo” |
15h45: “Da revista para a TV, da TV para a revista” |
16h: Encerramento |
O evento será realizado no auditório da Editora Paulinas, na Vila Mariana, e reunirá profissionais de diversas áreas para discutir assuntos como os anseios das leitoras, a influência do aumento no poder de consumo da nova classe média e as expectativas do mercado publicitário, além de outros temas relevantes ao meio (veja box anexo).
As inscrições para o ciclo já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail dados@aner.org.br. O custo para associados ANER, ANJ e Anatec que garantirem presença até o dia 01/04 é de R$ 195 (depois desta data, o preço sobe para R$ 230). Grupos de cinco ou mais pessoas de associadas e/ou entidades parceiras pagam R$ 175 cada, enquanto não-associados pagam R$ 295. Inscreva-se já!
Preços e condições – Associados ANER, ANJ e Anatec |
R$ 195 por pessoa até 01/04 (após, R$ 230) |
R$ 175 por pessoa para grupos de cinco ou mais |
R$ 295 por pessoa para não-associados |
Faturamento de revistas cresceu 3,5% em 2011, diz pesquisa
[D]e janeiro a dezembro do ano passado, o meio Revista faturou pouco mais de R$ 2 bilhões com publicidade, segundo levantamento do projeto Inter-Meios divulgados pelo Meio&Mensagem (edição 1499, de 05/03/2012). O segmento registrou crescimento de 3,48% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando teve faturamento pouco acima de R$ 1,9 bilhões.Além disso, as Revistas também fecharam o ano com share (participação de mercado) de 7,15%, ficando atrás apenas de Jornal (11,8%) e TV aberta (63,3%). O Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia no país tabulado pela PricewaterhouseCoopers para o Meio&Mensagem, que coordena o projeto. O resultado completo pode ser acessado em www.projetointermeios.com.br.
ANER é convidada a discutir mercado de revistas na Argentina
[R]epresentada pela diretora executiva Maria Célia Furtado, a ANER esteve na Argentina nos dias 1 e 2 de março para uma série de debates sobre a situação do mercado de revistas. O encontro foi organizado pela Asociación Argentina de Editores de Revistas (AAER) e aconteceu na Universidad Austral, em Buenos Aires, onde estiveram presentes dirigentes de diversos setores ligados ao mercado de revistas do país vizinho.Convite para a ANER foi feito pelo presidente da AAER, Osvaldo Daniel Ripoll, e pelo diretor executivo Enrique Micheli.
Na apresentação sobre o Brasil, Maria Célia Furtado expôs números e casos de editoras associadas nos meios impresso e digital e ouviu a situação dos argentinos, que tem um sistema de distribuição bastante diferente do brasileiro e ainda estão começando a desenvolver formas de adaptar o mercado ao meio digital. A organização de cursos que atendam as necessidades dos editores argentinos também estava em pauta e foi um dos motivos da realização do encontro.
Época Negócios, Galileu e Super ganham prêmio internacional de design
[A]s revistas Época Negócios, Galileu (Ed. Globo) e Superinteressante (Ed. Abril) foram laureadas na 33a edição do prêmio The Best of News Design, um dos mais importantes do segmento no mundo, oferecido pela Society of News Design. Destas, Época Negócios foi a que mais se deu bem: faturou a medalha de prata na categoria Design de Matéria de Capa pela reportagem Guia de Investimento para 2012, publicada na edição 58.Com isso, foram premiados o diretor de arte Rodrigo Buldrini e sua equipe, formada por Samir Hassan Ayoub (editor de arte), Idamázio Pereira Machado (produtor de arte), Andrea Petkevicius, Flávio Pessoa e Vitor Milito (designers), Gabriel Gianordoli (infografista), Lucimara Paiva (produtora) e Vitor Affaro (fotógrafo). A revista ainda ganhou um prêmio de excelência na categoria Overall Design, concedido ao projeto gráfico e ao trabalho de design como um todo.
SAIBA MAIS: clique aqui e veja a lista de todos os brasileiros vencedores
Já Galileu e Super foram lembradas com prêmios de excelência. A primeira foi condecorada na categoria Ilustração pela matéria “A cura do envelhecimento”, enquanto a segunda na categoria Revistas pela matéria “A hora mais importante da sua vida”. Outras publicações também foram premiadas, caso de Folha de S. Paulo (tanto o jornal quanto a revista Serafina), O Estado de São Paulo, O Globo, Jornal de Santa Catarina, A Tarde e O Dia.
CRÉDITO DAS IMAGENS: Papel Digital – Rodrigo Cunha
Em nova sede, IICS oferece cursos masters de jornalismo
[C]om a experiência ter formado mais de 500 profissionais de comunicação em 15 anos, o Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) anunciou recentemente que já está com inscrições abertas para seus três cursos Master em Jornalismo: Gestão Estratégica e de Marcas, Jornalismo Digital e Informação Econômica. Outra grande novidade é que este ano as disciplinas serão ministradas na nova sede, um prédio de 12 andares e 11,5 mil m2 que fica anexo ao atual, na Bela Vista, em São Paulo. Os cursos Master em Jornalismo são intensivos, com aulas uma vez por mês, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. Abaixo, a descrição e os detalhes dos cursos:
Master em Jornalismo: Gestão Estratégica e de Marcas | |
Capacita para a reformulação estratégica das empresas de comunicação, com enfoque na valorização das marcas e no fortalecimento das identidades empresariais | De março a julho |
A partir de 26/03 | |
Inscreva-se aqui |
Master em Jornalismo Digital | |
Oferece instrumentos ideais para quem precisa atuar com desenvoltura na era digital e aborda os usos das mais recentes tecnologias multiplataformas | De abril a julho |
A partir de 16/04 | |
Inscreva-se aqui |
Master em Informação Econômica: novos conteúdos e plataformas | |
Atualiza sobre a nova dinâmica mundial da economia e a arquitetura do sistema financeiro nacional e internacional | De setembro a novembro |
A partir de 10/09 | |
Inscreva-se aqui |
Editorial: Discutir revistas, nosso tema preferido

Roberto Muylaert
A preocupação da ANER, em se tratando de eventos, é a de fornecer subsídios que auxiliem no processo de decisão de cada associado, bem como reunir profissionais de diversas editoras do Brasil e do exterior, que possam interagir no debate dos temas mais em pauta, que são alvo da atenção de todos nós. É o caso da convivência entre impresso e digital, que vem se processando de forma contínua e progressiva. Sem esquecer que, em 2011, tivemos aumento de 3,5% de faturamento na veiculação publicitária das revistas impressas, isso sem considerar as verbas de anúncios digitais, que são computadas como da Internet, mesmo quando estão nas edições digitais das revistas.
Outros assuntos que fazem parte do nosso dia a dia são menos charmosos, mas igualmente importantes para os associados. É o caso dos processos de “dumping do papel”, da evolução do vale-cultura, da renovação da isenção do Pis-Cofins, dos assuntos ligados às secretarias da fazenda estaduais, do “controle social da mídia”, das restrições à publicidade, e tantos outros.
Na nossa sede em São Paulo, ou em Brasília, estamos atentos à evolução dessas medidas administrativas, no intuito de defender nossos associados em seus legítimos interesses.
Um abraço,
Roberto Muylaert
Eventos
[W]orkshop ANER sobre questões trabalhistas Com Pedro Ferreira, especialista em direito trabalhista pela PUC/SP; e Lourival J. Santos, diretor jurídico da ANER Data: 19 de março de 2012, segunda-feira, das 9h às 12h30 Local: Sede ANER (Rua Dep. Lacerda Franco, 300, cj. 155 – Pinheiros – São Paulo/SP) Custo: grátis para associados inscritos pelo dados@aner.org.br. Vagas limitadas. |
“O Poder das Revistas Femininas” – Ciclo de palestras e debates Data: NOVO DIA! 26 de abril de 2012, quinta-feira, das 9h às 18h Local: Auditório Editora Paulinas (Rua Dona Inácia Uchoa, 62, bloco B – Vila Mariana – São Paulo/SP) Custo: até 01/04, R$ 195 para associados ANER, ANJ e Anatec; R$ 295 para não-sócios; consulte desconto p/ grupos Informações: dados@aner.org.br ou 3030 9393 |
3o Congresso Internacional CBL do Livro Digital
Data: 12 e 13 de março (segunda e terça-feira)
Local: Centro Fecomércio de Eventos (R. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo/SP)
Custo: R$ 940 (associados CBL até 15/03) e R$ 1.320 (não-membros até 15/03), entre outros
Informações: http://www.congressodolivrodigital.com.br/
Digital Innovators’ Summit 2012
Data: 12 e 13 de março (segunda e terça-feira)
Local: Deustsche Telekom Conference Center – Berlin-ALE
Custo: 1.178 euros (membros FIPP) e 1.535 euros (não-membros)
Informações: http://innovators-summit.vdz.de/innovators-summit-registration/
MPA Digital: Swipe – Tablets, e-readers, smartphones
Data: 20 de março (terça-feira)
Local: Grand Hyatt New York – Park Avenue at Grand Central Terminal – New York, NY 10017 – EUA
Custo: http://www.magazine.org/EVENTS/conferences/mpadigital/Swipe/2012/registration.aspx
Informações: http://www.magazine.org/events/conferences/mpadigital/swipe/2012/index.aspx
Para ter o evento de sua entidade exposto no boletim EMREVISTA, entre em contato com jornalista@aner.org.br.
Curtas
[A]rtigo de especialista reforça necessidade de aprovar Vale Cultura
No dia 29 de fevereiro, o advogado Fábio de Sá Cesnik, especializado em entretenimento e terceiro setor, publicou o artigo “Medidas vitoriosas e desafios da cultura” no jornal Folha de S. Paulo. Entre balanços e previsões, Fábio destaca a importância da aprovação do Vale Cultura, classificando este como um dos quatro grandes desafios para este ano.
Clique aqui e leia o artigo do especialista na íntegra
Quando o projeto de lei for aprovado, os trabalhadores com carteira assinada e renda de até cinco salários mínimos poderão receber mensalmente a quantia de R$ 50 para gastar em produtos culturais como CDs, DVDs, ingressos de cinema, teatro e shows, além de, claro, revistas. A inclusão deste produto no pacote de benefícios, aliás, é a mais recente conquista da ANER nos bastidores.
Arcebispo sul-africano abrirá 5o Congresso Brasileiro de Comunicação
Desmond Tutu, arcebispo sul-africano que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1984, irá palestrar na abertura do 5o Congresso Brasileiro de Comunicação, que acontece entre os dias 28 e 30 de maio de 2012, no WTC, em São Paulo/SP. Clique aqui para saber mais sobre o evento, cuja concepção teve a participação da ANER e de outras grandes entidades da indústria da comunicação nacional. Saiba mais aqui.
Pesquisa mostra que americanos preferem revistas digitais
Como era de se esperar, um estudo realizado pela alemã Gfk MRI nos Estados Unidos apontou que 67% dos usuários de tablets entrevistados preferem a versão eletrônica de uma revista ao invés da impressa. O motivo parece ser a conveniência do meio digital, uma vez que 65% dos entrevistados também disseram que possuem experiência mais satisfatória com o papel. Saiba mais aqui e aqui.
Grupo Abril adquire empresa de ensino à distância
A Abril Educação (por meio da Central Abril de Educação e Participações, a CAEP) adquiriu 10% das ações ordinárias da Escola Satélite, especializada em cursos de telepresença. Com isso, a CAEP será titular de 51% das ações ordinárias e poderá adquirir o restante em, no máximo, oito anos. A transação ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatec). Saiba mais aqui.
Jornal The New York Times terá revista na China
A fim de estreitar laços com o mercado oriental, o jornal americano The New York Times prepara o lançamento de uma revista mensal sobre ciência e tecnologia na China, a Science Times China. O novo produto terá tiragem de 20 mil exemplares e será vendido a US$ 5 nas cidades de Pequim, Xangai e Hong Kong. O anúncio foi feito via comunicado lançado pelo jornal em 22 de fevereiro. Saiba mais aqui.
Erramos: Escala-Jalou relança L’Officiel no Brasil
Diferentemente do noticiado no texto de chamada do boletim EMREVISTA #20 (“Novas femininas em abril”), publicado em 09 de fevereiro de 2012, a revista L’Officiel não será relançada no país pela Edições Europa-Jalou, mas sim pela Edições Escala-Jalou. A informação foi corrigida.
Novos títulos: Revista Ronnie Von e Inovação!Brasileiros
[N]o fim de fevereiro, o mercado feminino ganhou mais um título de luxo: a revista Ronnie Von, da RMC Editora. De acordo com o editorial da primeira edição, que traz a atriz Juliana Silveira (ex-Malhação) na capa, a publicação pretende “traduzir o espírito do próprio Ronnie Von” e “captar a ideia desse que é dono de cultura e bom gosto fora do comum”.Boa parte da tiragem mensal de 20 mil exemplares será distribuída para uma seleta lista de leitores, mas haverá venda em bancas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O preço de capa da revista, que trará matérias sobre cultura, gastronomia, moda, turismo, design, decoração e outros assuntos ligados à imagem do cantor e apresentador, será de R$ 9,90.
Inovação!Brasileiros – Anunciado em setembro do ano passado durante seminário sobre o assunto em São Paulo, o caderno Inovação!Brasileiros também foi publicado pela primeira vez em fevereiro deste ano. O novo subproduto da revista Brasileiros circulará em conjunto com a edição regular e, como afirma o próprio slogan, pretende ser a “revista bimestral de divulgação científica, tendências, produtos, casos de sucesso e comportamento”.
Novos associados: Editora Preta e DJ&AS Comunicação
[N]este mês, duas editoras de segmentos bem diferentes se juntaram a ANER, aumentando o portfólio da entidade para 74 associadas. A Editora Preta, por exemplo, publica apenas títulos de decoração e enogastronomia; já a DJ&AS possui vários títulos de passatempo, mas também publica femininas e infantis.Na Editora Preta, a revista com maior circulação é a ViverBem, especializada em decoração, que tem tiragem de 44 mil exemplares mensais e preço de capa de R$ 11,90. Já a Gula, com foco em enogastronomia, tem 37 mil exemplares de tiragem mensal e custa R$ 12,90 nas bancas.
A DJ&AS Editora, por sua vez, publica mais de 50 títulos de passatempo, que vão de palavras cruzadas a sudoku – este jogo oriental, aliás, foi lançado de forma inédita no país pela editora. Sua maior tiragem é a linha Cruza Letras, que tem tiragem de 100 mil mensais e custa R$ 1,99 cada.