Na prova da Universidade de Campinas, a peça aparece na questão 5, que, dividida em duas partes, pergunta quais são os usos do verbo surfar e qual a relação entre o título da campanha e o trecho inicial do texto do anúncio – veja abaixo a reprodução da pergunta, com a devida correção feita pelo colégio Anglo, além das duas campanhas.
Imprensa lança edição especial sobre revistas
[A] primeira edição do ano da revista Imprensa é mais do que especial para quem faz e curte esta mídia. Aproveitando a efeméride dos 200 anos do lançamento da primeira revista no país, a publicação bimestral dedica um número inteiro para relembrar o passado, entender o presente e vislumbrar o futuro deste mercado.
Entre os destaques desta edição estão as entrevistas dos revisteiros Thomaz Souto Corrêa e Mino Carta; os perfis dos editores Roberto Marinho, Adolpho Bloch, Victor Civita e Domingo Alzugaray; e as histórias de publicações que marcaram época, além de reportagem sobre as duas principais associações do setor, ANER e ANATEC.
O número 275 da revista Imprensa ainda marca o início das comemorações do 25o aniversário da publicação e a renovação do quadro de colunistas. A edição já está nas bancas por R$ 12,50 ou gratuitamente no site oficial da revista.
Código para regulamentar marketing direto é lançado
[E]m dezembro passado, a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) apresentou a seus filiados o novo “Código Brasileiro de Autorregulamentação para Tratamento de Dados Pessoais”. O documento, lançado junto com uma “Carta de Princípios”, estabelece novas diretrizes ao setor e atende à iniciativa do governo federal em elaborar um anteprojeto de lei que controla o uso de dados pessoais em ações deste meio.Preocupada com o reflexo negativo que esta interferência pode trazer para a atividade de marketing direto no país, a ABEMD criou uma comissão e elaborou seu próprio código, que tem o apoio de entidades parceiras como ANER e ABA. De forma paralela, também enviou sugestões de adaptações ao projeto de lei para o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado ao Ministério da Justiça, e para o Congresso Nacional.
Tal aproximação busca fazer com que “uma futura regulamentação estabeleça parâmetros para proteção de dados pessoais em harmonia com princípios constitucionais da livre iniciativa e da liberdade de expressão comercial, juntamente com a proteção e defesa dos consumidores”, conforme afirma a própria ABEMD em comunicado enviado a seus associados.
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Carta de Princípios com 10 itens lançada pela ABEMD em dezembro passado
Bahia cria conselho de comunicação social
[N]o último dia 10 de janeiro, a Bahia oficializou a criação de seu Conselho de Comunicação Social. Órgão descrito como de “caráter consultivo e deliberativo”, terá como principal objetivo a elaboração de políticas públicas para o setor, a partir da elaboração de um Plano Estadual de Comunicação.
Secretário de Comunicação e presidente do Conselho, Robinson Almeida (esq), e o governador Jaques Wagner
O novo colegiado conta com 27 membros e é presidido por Robinson Almeida, secretário de comunicação estadual. Ele e o governador Jaques Wagner (PT), aliás, negam a intenção de controlar o conteúdo veiculado na imprensa. “Liberdade de imprensa é garantida pela Constituição”, afirmou o governador a Agência Estado. “Informação é um elemento fundamental em uma democracia verdadeira.”
No entanto, várias entidades de classe como Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) consideram a medida inconstitucional. A ANER também acredita que a medida põe em risco o livre exercício da expressão e da imprensa, direitos garantidos pela Constituição.
Alagoas foi pioneiro – Embora tenha sido noticiado o conselho da Bahia como o primeiro do tipo no país (veja abaixo), o estado de Alagoas já havia criado o seu 10 anos antes, como lembram os veículos Jornalistas & Cia e Observatório da Imprensa. No entanto, devido às disputas locais, não possui função prática atualmente.
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Abert critica criação de conselho de comunicação na Bahia (Abert)
Bahia tem 1o conselho para políticas públicas em comunicação (A Tarde)
Abert critica Conselho de Comunicação Social da Bahia (O Globo)
Bahia cria 1o conselho de comunicação social do país (Ag. Estado)
Reportagem em vídeo da Secretaria de Comunicação da Bahia sobre o Conselho
Palestrante do V Fórum ANER fatura prêmio internacional
[E]mbora esteja bastante ameaçada por determinações do governo de Cristina Kirchner, como a recente estatização do papel-jornal do país, a imprensa argentina segue produzindo conteúdo que é sucesso de público e crítica. Prova disso é a eleição do jornal El Clarín para o prêmio internacional Rey de España deste ano na categoria Jornalismo Digital, com a infografia interativa El Juicio de Las Juntas.O jornalista Pablo Loscri (foto), chefe do departamento de infografia do diário e responsável por receber o prêmio, foi um dos palestrantes do último Fórum ANER, que aconteceu em setembro do ano passado, em São Paulo. Na ocasião, ele dividiu o painel “Mostre, Não Conte” com Alberto Cairo (Ed. Globo), Luiz Iria (Ed. Abril) e Luiz Fernando Sá (Ed. Três).
É a segunda vez que um palestrante do V Fórum ANER é premiado; poucos meses depois do evento, Tyler Brulé foi eleito “Editor do Ano” pela AdAge
Loscri foi premiado por ter coordenado a reportagem multimídia que reconstrói, 25 anos depois, o julgamento histórico das juntas militares na época da ditadura. Na ocasião, a infografia interativa publicada no site do jornal recriava a sala onde, durante oito meses, foram realizadas as audiências dos nove responsáveis pelo sangrento regime vigente entre 1976 e 1983.
Concedido anualmente pela agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para Desenvolvimento (AECID), o prêmio Rey de España também elegeu um trabalho brasileiro nesta edição: a foto da presidente Dilma Rousseff transpassada por uma espada, feita pelo repórter fotográfico Wilton de Souza Junior, de O Estado de S. Paulo, durante cerimônia no Rio de Janeiro. O trabalho venceu na categoria Fotografia.
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Un multimedia de Clarín.com ganó el premio Rey de España
Editorial: ANER no vestibular da UNICAMP

Roberto Muylaert, presidente ANER
Tudo começou com um texto em inglês, de um anúncio da MPA – The Association of Magazine Media, que nós achamos tão bom, que resolvemos pedir licença para reproduzir no Brasil, em português.
A adaptação foi feita a quatro mãos, por mim e pela Isabela Rosito, da ANER, sendo que trocamos o nadador americano por um brasileiro, como você pode ver nos dois anúncios em anexo nesta edição. Foi um processo demorado, até chegarmos à versão que nos parecia mais próxima do original. De repente, a surpresa: a questão 5 de português, do vestibular da Unicamp, reproduz o nosso texto.
A solução da questão, também reproduzida, é bem mais complexa do que poderíamos imaginar, quando preparamos o anúncio. O importante é que a ANER agora ficou conhecida na Unicamp, com raiva ou alegria, dependendo de como se saíram os estudantes que enfrentaram a questão. Nenhum deles se esquecerá tão cedo da Associação Nacional de Editores de Revistas.
Um abraço,
Roberto Muylaert
Eventos
[C]urso “Entenda o Livro Digital e seu Mercado”
Data: 9 de fevereiro, das 9h30 às 17h30
Local: Rua Cristiano Viana, 91, São Paulo-SP (sede CBL)
Custo: R$ 250 (associado CBL), R$ 400 (professores, estudantes e associados de entidades parceiras), R$ 500 (não associados)
Informações: (11) 3069 1300 ou escoladolivro@cbl.org.br
V Fórum Internacional ABA Petrobras de Comunicação Digital
Data: 14 de fevereiro, das 9h às 18h30
Local: Av. República do Chile, 65, 1º andar, Rio de Janeiro-RJ
Custo: R$ 500 (associados ABA), R$ 400 (estudantes), R$ 600 (ABP, AMPRO RJ, ABAP RJ, Grupo de Mídia RJ) e R$ 800 (demais)
Informações: (21) 2520 6976 ou eventos@aba.com.br
Digital Innovators’ Summit 2012
Data: 12 e 13 de março
Local: Deustsche Telekom Conference Center, Berlin-ALE
Custo: 1.178 euros (membros FIPP) e 1.535 euros (não-membros) – até 31/01, desconto de 20% neste valor
Informações: http://innovators-summit.vdz.de/innovators-summit-registration/
Para enviar o evento de sua entidade, entre em contato com jornalista@aner.org.br.
Curtas
[N]ovo visual de Contigo – Menos chamadas de capa, valorização da foto, recolocação do logo à direita e novo tipo de fonte. Eis algumas das mudanças da Contigo! a partir da edição de janeiro. A intenção é deixar a revista mais clássica. Mais informações no site da distribuidora Dinap.
Revista do séc. XIX desaparece – Sérgio Cohn, da Azougue Editorial, comprou um exemplar raro da revista Nitheroy, de 1836, por R$ 1,5 mil a fim de reproduzi-la em um livro sobre poesia brasileira. No entanto, o número nunca chegou ao seu destino e os Correios alegam que o pacote foi roubado. Entenda mais desta história aqui e aqui.
Nova parceria para assinaturas – Acordo inédito permite fazer a assinatura de revistas da editora Globo e da Edições Globo/Condé Nast diretamente no site da livraria Saraiva. Para saber quais revistas estão disponíveis, acesse www.saraiva.com.br e procure por “Saraiva Assinaturas”.
Abril reestrutura núcleos – Neste mês de janeiro, a editora Abril anunciou o remanejamento de diretores de várias de suas Unidades de Negócios (UNs) e a criação do cargo de Chief Digital Officer (CDO), ocupado agora por Manuel Lemos. Mais informações no site do Grupo Abril.
Alto Astral lança álbum de figurinhas em 3D – Já está nas bancas o livro ilustrado Alvin e os Esquilos 3, com 40 de suas 144 figurinhas em formato 3D, que podem ser vistas com o uso do óculos especial que vem junto com o álbum. O custo do álbum é de R$ 5,99 e cada envelope de cromos sai por R$ 0,80.
Novos títulos: Revistinhas de Atividades e Passatempos da Turma da Mônica
[A] Editora Escala, em parceria com Maurício de Sousa, lançou dois novos títulos com a marca Turma da Mônica. A tiragem inicial das revistinhas, que terão periodicidade semanal, será de 100 mil exemplares, sendo metade para bancas de todo o Brasil e metade para pontos de conveniência, supermercados e catálogos.
Tanto a “Revistinha de Atividades da Turma da Mônica” quanto a “Revistinha de Passatempos da Turma da Mônica” terão 16 páginas cada e serão desenvolvidos com a supervisão do próprio autor e de sua esposa Alice Takeda, diretora executiva da empresa. O preço de capa dos dois novos títulos é R$ 1.