#17: Sucesso! Festa de 25 anos da ANER reúne 600 pessoas

[N]o último dia 21 novembro, a Associação Nacional de Editores de Revistas festejou seus 25 anos de existência na companhia de aproximadamente 600 convidados, entre associados e amigos. A festa aconteceu no Teatro Alfa, em São Paulo, e contou com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Helena Chagas, além de ex-presidentes da entidade, representantes das editoras associadas, diretores de jornais e revistas, jornalistas, publicitários e entusiastas das revistas em geral.

Um dos pontos altos da cerimônia, apresentada pelo jornalista Alexandre Machado, foi o discurso da ministra Helena Chagas. Para ela, o tempo mudou a embalagem e a forma de apresentar o conteúdo, mas não o dever de informar e entreter com qualidade, aspectos reafirmados por Roberto Civita, fundador da ANER. Já Roberto Muylaert, atual presidente, destacou o esforço da entidade na luta pela liberdade de imprensa. No fim dos pronunciamentos, os três receberam um exemplar do livro História Revista, preparado especialmente para a data.

Além disso, um vídeo com as principais conquistas de cada um dos 10 dirigentes que passaram pelo comando da entidade desde 1986 foi exibido, antecedendo a fantástica apresentação da Orquestra Ouro Negro, que percorreu grandes composições do multiinstrumentista Moacir Santos, falecido em 2006. No final do espetáculo, todos os convidados receberam de presente um exemplar do livro comemorativo, que conta a história recente do mundo sob o olhar das revistas. Certamente uma noite para ficar na memória.

Coluna Social: veja quem prestigiou evento no Teatro Alfa

[M]uita gente bonita e importante esteve presente no Teatro Alfa no último dia 21 de novembro, na comemoração dos 25 anos de fundação da ANER. Embora seja difícil fazer uma seleção que compreenda todos os convidados que prestigiaram a entidade e a apresentação da Orquestra Ouro Negro, nós do EMREVISTA separamos algumas fotos abaixo e em nossa página oficial no Facebook. Confira!

[nggallery id=9]

MAIS FOTOS? Veja muitas outras em nosso álbum de fotos no Facebook.

Livro comemorativo tem noite de autógrafos na Livraria da Vila

[P]reparado especialmente para brindar os 25 anos de fundação da ANER, o livro História Revista teve seu lançamento oficial no dia 29 de novembro, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, em São Paulo. Amigos, familiares e fãs de revistas puderam autografar seus exemplares com os autores Gustavo Curcio e Pedro Keppler, que atenderam a todos os presentes durante três horas.

Da esq. para dir.: Gustavo Curcio, Roberto Muylaert e Pedro Keppler

Idealizada e editada pelo presidente da ANER, Roberto Muylaert, que também esteve presente ao lançamento, a publicação resgata a produção editorial do Brasil dos últimos 25 anos. Partindo de 1986, ano de fundação da entidade, o livro retrata os principais fatos ano a ano sob o olhar das revistas, além de catalogar todos os lançamentos de títulos durantes este período.

“Estamos falando dos fatos contados pelas principais publicações do país, que traduziram em suas páginas as emoções, os sentimentos e o realismo das pessoas e fatos que marcaram época”, explica Gustavo Curcio, diretor editorial da publicação. Já Pedro Keppler, responsável pela reportagem, complementa que “graças ao método utilizado e ao material compilado, o livro apresenta uma historiografia e um esforço inédito em contar a trajetória das revistas”.

Após o lançamento oficial, o livro estará à venda exclusivamente na Livraria da Vila da Alameda Lorena, assim como pela internet, pelo endereço http://tinyurl.com/historiarevista. O preço é de R$ 49 + frete e o pagamento pode ser feito com os principais cartões de crédito do mercado (com opções de parcelamento) através do PagSeguro.

Inspirada em Oprah, Ana Maria Braga apresenta Revista A

Ana Maria Braga apresentou revista à publicitários

[E]m um evento restrito ao mercado publicitário, a global Ana Maria Braga apresentou seu novo produto editorial, a Revista A, que deve chegar às bancas em abril do próximo ano. Com tiragem de 200 mil exemplares, a publicação pretende se inserir no concorrido segmento feminino sem fazer distinção de classe social.

“Graças a Deus consigo atingir o coração de muitas mulheres, das classes A à D. Por isso mesmo a gente acredita que estes 200 mil exemplares serão muito pouco para chegar à estas mulheres, inclusive para dizer que esta Revista A é a revista da Ana Maria Braga”, declarou a apresentadora, fazendo referência a revista Ana Maria, publicada pela Ed. Abril desde 1996.

Revista chega às bancas em abril de 2012 com tiragem inicial de 200 mil exemplares

Número 0, que não chegará às bancas

Para conseguir alcançar a meta de abocanhar uma fatia do mercado, Ana Maria se inspira em Oprah Winfrey, que há 10 anos publica a “O – The Oprah Magazine”, sucesso editorial nos EUA. “Não tenho vergonha nenhuma em admitir que este projeto é inspirado nela”, diz a apresentadora do programa Mais Você, que ainda garante estar envolvida diretamente na produção da revista.

“Eu sou a publisher desta revista. No último ano, participei ativamente de cada página, de cada ideia, de cada jeito, de cada logotipia deste número zero (edição entregue durante o evento, que não chegará às bancas). A minha alma está dentro deste produto”, encerrou Ana Maria, que, assim como Oprah, deverá estampar a capa de todas as edições da nova publicação.

O custo de cada edição será R$ 7,90 e terá sempre Ana Maria Braga na capa

LEIA MAIS: Ana Maria lança sua revista para o mercado publicitário em SP

Grupo Abril anuncia aquisição de logística Total Express

[D]e olho no aumento de circulação de suas revistas pelo país, o Grupo Abril, por meio de sua holding de logística DGB (Distribuição Geográfica do Brasil), anunciou a compra de 90% da Total Express, empresa especializada no mercado de pequenas e médias cargas. Os outros 10% seguem com Marcos Monteiro, um dos fundadores da empresa.

Fundada em 2008, a DGB é a reunião de três empresas de distribuição (Dinap, Fernando Chinaglia Comercial e Magazine Express) com uma de logística (Treelog) e conta com mais de 1.200 funcionários. A previsão de faturamento da empresa para 2012 é de R$ 600 milhões, o que representa aumento de 80% com relação ao registrado neste ano.

Fonte: Meio & Mensagem

Artigo de Eugênio Bucci, no Estadão: “Leitor, você é cliente ou produto?”

Eugênio Bucci, articulista do Estadão

[O] artigo publicado pelo jornalista e professor da ECA-USP e ESPM, Eugênio Bucci, no jornal O Estado de São Paulo no dia 01 de dezembro reflete sobre a atual relação do leitor com os veículos de comunicação, sejam eles pagos ou não. “Acontece que a gratuidade é mera aparência, ela de fato não existe. Quando a gente não paga nada em dinheiro, paga em olhar. É aí que, em vez de cliente, a gente vira produto”, diz Bucci no artigo.

“Ainda que a receita publicitária, na imprensa, possa ter cifras mais expressivas do que a receita vinda da venda de exemplares ou de assinaturas, os modelos de negócio no jornalismo devem saber pôr os interesses do público acima – e não ao lado – dos interesses dos anunciantes”, complementa, adiante.

Para ler a íntegra do texto, citado no editorial desta edição pelo presidente da ANER, Roberto Muylaert, basta clicar aqui.

Editorial: Olha o Natal de novo!

Roberto Muylaert por Toni Pires (Spring)

[E]stamos nos aproximando do final do ano e começando a participar das festas e comemorações das entidades coirmãs e das empresas com que convivemos neste 2011. O que é bom nesses momentos é encontrar os amigos, e eles são muitos e queridos, na nossa atividade em que a comunicação serve mesmo é para aproximar pessoas.

Como aconteceu na festa da ANER, no dia 21 de novembro, onde 600 pessoas compareceram ao Teatro Alfa para homenagear os nossos 25 anos, com a presença da ministra-chefe da secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, e a realização de um concerto da Orquestra Ouro Negro, mostrando o trabalho do requintado compositor brasileiro Moacir Santos.

Foi distribuído o livro História Revista, dividido em duas partes: a primeira fala dos lançamentos de revistas ano a ano, no período de existência da Associação; a segunda mostra as principais notícias deste quarto de século, sob o enfoque das diversas revistas de atualidades.

A iniciativa de fazer uma publicação falando de revistas para seus próprios editores é sempre uma temeridade, um risco que corremos, em nome da necessidade de marcar na história das revistas brasileiras, um período muito rico em realizações editoriais.

Para 2012 vamos fazer uma espécie de guia dos associados da ANER, onde publicaremos os perfis e títulos de todas as editoras, como um guia que mostra a pujança do nosso meio, bem como a variedade de produtos, dentre os 4.700 títulos de revistas existentes no Brasil.

Dentro dos enfoques atuais relativos à comunicação, ressalto um texto do jornalista Eugênio Bucci, do dia 01/12, em O Estado de S. Paulo, que coloca de maneira inteligente e original o papel do leitor e do espectador nessa segunda década do século XXI.

É preciso pensar e meditar como faz o Bucci, sobre onde estamos e para onde vamos em nossas profissões ligadas à comunicação. Não se passa um dia sem que tenhamos novidades importantes que podem bagunçar conceitos, e até a nossa própria vida profissional e pessoal.

A pergunta que ele faz, bem de acordo com as indagações que nos inundam, é saber se o leitor é “cliente ou produto?”. Para ter a resposta, só mesmo lendo o Bucci.

Um abraço,
Roberto Muylaert

Eventos: Caboré, Informação Pública e Câmara Brasileira do Livro

[P]rêmio Caboré 2011 – Os vencedores do concurso organizado pelo Grupo Meio & Mensagem, considerado o “Oscar da publicidade brasileira”, serão anunciados durante uma festa marcada para o dia 05/12, no Credicard Hall, em São Paulo. Metro, Piauí e Valor Econômico são os finalistas na categoria Veículos de Mídia Impressa. Mais informações em www.cabore.com.br.

Acesso à Informação Pública – Consulado-Geral dos EUA, ANJ, Unesco e Controladoria Geral da União (CGU) realizam no próximo dia 5 de dezembro, em São Paulo, o Seminário Internacional de Acesso à Informação Pública. A intenção é trocar experiências sobre compartilhamento de informações do governo com o público. Mais em http://tiny.cc/6u407.

Festa de Confraternização da CBL – No próximo dia 07 de dezembro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizará um evento para celebrar as conquistas do mercado em 2011. A Festa de Confraternização de Editores e Livreiros será na Cinemateca Brasileira, a partir das 19h30. Preços e convites pelo e-mail eventos@cbl.org.br.

Prazeres da Mesa reformula projeto gráfico

[H]á oito anos no mercado, a revista Prazeres da Mesa, da Editora 4 Capas, chega às bancas neste mês com novo visual, valorizando fotos e textos. Além disso, a publicação fará mudanças pontuais no conteúdo, como a entrada da coluna Insiders, com dias de hotéis e restaurantes pelo mundo, e a ampliação das seções Melhor das Cidades e Bazar.

Além disso, a Prazeres da Mesa passará a oferecer diferentes formatos de publicidade aos interessados em anunciar na revista, que tem tiragem de 40 mil exemplares mensais e comemora a 100a edição neste mês de dezembro. “Para a revista continuar a ser de vanguarda, é preciso investir em mudanças”, garante o diretor editorial Ricardo Castilho.

Fonte: Meio & Mensagem

Novos associados: C&R Editorial

[A] partir deste mês, mais uma editora com um longo tempo de estrada passa a integrar o quadro de associados da ANER. Trata-se da C&R Editorial, que foi criada por Cláudio Lucchesi (o C da sigla) e sua esposa Regiane (o R que completa a marca) em 1997 e, desde 2001, é responsável pela publicação da Revista Asas, sobre história e cultura da aviação.

Com periodicidade bimestral e tiragem de 16.250 exemplares distribuídos entre bancas e assinaturas, a Asas acumula vasta experiência na cobertura do segmento aeroespacial, o que lhe permite lançar outros produtos editoriais, como guias, livros e edições especiais. Atualmente, a revista está em sua 63a edição e um preview pode ser conferido aqui.

Selecionamos outros textos para você