#14: Prepare-se, vem aí a festa de 25 anos da ANER

[D]ia 21 de novembro de 2011. Nesta data, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) irá comemorar seus 25 anos de fundação com concerto no Teatro Alfa, em São Paulo. O evento contará com a presença de ex-presidentes da entidade, além de diversos representantes das editoras associadas e personalidades que ajudaram a fortalecer esta que é uma das principais organizações de defesa do mercado de revistas do país.

Na ocasião, os convidados terão o prazer de apreciar o som da Orquestra Ouro Negro e serão presenteados com o livro inédito História Revista, que resgata a produção editorial do Brasil nos últimos 25 anos. “A publicação vai a fundo nos registros históricos e apresenta a trajetória de conquistas da entidade através de uma compilação que revisa os principais acontecimentos de 1986 a 2011”, contou Gustavo Curcio, autor do livro que contou com a reportagem de Pedro Keppler. Os convidados serão contatados por e-mail e telefone. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail aner@aner.org.br.

Música de qualidade – Criada por Mario Adnet e Zé Nogueira em 2001 para homenagear Moacir Santos (1926-2006), a Orquestra Ouro Negro (RJ) será a atração musical da noite de gala da ANER. Com 11 dos 16 integrantes de sua formação original, o conjunto irá interpretar o repertório dos discos Ouro Negro (2001) e Choros & Alegrias (2005), que reúnem composições do próprio Moacir e outras parcerias do multi-instrumentista, definido por alguns como “o Duke Ellington brasileiro”. O show, aliás, já foi apresentado no lendário Rose Theater, em Nova York (EUA).

Testamos a Newsstand, a nova banca virtual da Apple

[O] novo sistema operacional da Apple, o iOS 5, foi lançado no dia 12 de outubro e trouxe algumas novidades interessantes aos fãs da maçã. Para leitores e revisteiros, porém, a atualização teve sabor especial, já que marcou o lançamento da Newsstand (Banca, em português), função que promete facilitar o manuseio dos aplicativos de conteúdo editorial e o controle de assinaturas. Por isso, o EMREVISTA testou a nova funcionalidade e a apresenta abaixo, em detalhes.

A primeira coisa que se vê após o fim da atualização é um ícone de uma mini-estante de madeira, similar ao já conhecido iBooks. É lá que irão se concentrar todos os aplicativos de publicações, o que representa, de cara, uma “limpeza” no desktop dos dispositivos iPhone, iPad e iPod Touch. Afinal, sempre que for feito o download de um novo app de jornal ou revista, ele será imediatamente realocado para a banca virtual, facilitando sua busca e leitura.

Mais do que isso: a Newsstand fará automaticamente o download de uma nova edição da revista assinada assim que ela estiver disponível. Ou seja, o usuário terá experiência similar a de receber, na porta de casa, a mais recente edição de sua publicação favorita, mas com a vantagem de não precisar se deslocar nem enfrentar a angustiante espera pelo carregamento da barra de download. A partir de agora, é abrir a revista e ler.

A Newsstand também tem integração com a App Store, onde terá, inclusive, uma seção especial. Se por um lado isso facilita a exposição e o acesso aos títulos, por outro custa caro aos editores, já que a Apple ainda abocanha 30% do valor das vendas e ainda deixa de repassar dados dos assinantes. Tais medidas levaram alguns grupos de mídia da Europa a criar suas próprias bancas virtuais como alternativa – caso da França com a ePresse e da Espanha com a Kiosko y Mas.

Em todo caso, a dúvida é se as editoras estão dispostas a encarar a taxa para disponibilizar uma versão digital de seus títulos na banca da Apple, que deve ganhar audiência com a popularização de seu tablet, ou preferem buscar alternativas independentes para expor seus produtos em um novo modelo. No entanto, uma coisa é certa: a facilidade de uso da Newsstand certamente aumentará (e muito!) o hábito de leitura nos dispositivos digitais.

As revistas Wired, Popular Science, GQ e o jornal The New York Times foram os primeiros a integrar a Newsstand. Nos primeiros dias, nenhum título brasileiro estava compatível.

Congresso FIPP na Índia defende criatividade em meios digitais

Por Isabela Rosito, enviada especial a Gurgaon (Índia)
[O] 38º World Magazine Congress, promovido pela FIPP (International Federation of the Periodical Press) juntamente com a Associação de Revistas da Índia (Association of Indian Magazines – AIM), reuniu mais de 500 participantes do mundo inteiro nos arredores de Delhi, na Índia, entre 10 e 12 de outubro. O clima no evento era de otimismo com relação ao futuro das revistas e muito se falou sobre inovação e criatividade, especialmente em dispositivos digitais.

Case de Contigo! representa Brasil na Índia
Mídia social foi um dos tópicos mais mencionados durante todo o evento.  E o Brasil, um país onde 87% dos usuários da Internet acessam as redes sociais, marcou presença no painel “O fenômeno da mídia social: como as revistas podem se beneficiar”, com a participação de Sérgio Zallis, editor chefe da revista Contigo!, que apresentou o case Contigo & Carnival invade Social Networks.Até janeiro de 2009, a revista não tinha muita interação nas mídias sociais com seus leitores. Até que o Facebook ofereceu espaço publicitário para Contigo promover seu camarote no Carnaval de Salvador, com links para um live feed do evento. Assim, ao abrir uma página na rede social de Mark Zuckenberg, a revista conseguiu mais de 100 mil fãs em menos de 48 horas.

Atualmente, 18% da audiência do site Contigo.com.br é proveniente das redes sociais.Zallis ressaltou ainda como é importante personalizar o relacionamento com o usuário das redes sociais. Svida Alisjahbana, CEO da Femina Group da Indonésia, comparou a mídia social à jardinagem: o trabalho duro começa após o semeio e o plantio. As revistas devem criar um diálogo “bem barulhento” com seus leitores e incentivar feedback, transformando o editor chefe de uma publicação em um “chefe de comunidade”.

Aroon Purie, chairman da Fipp e editor-chefe do India Today Group, disse que as novas tecnologias revitalizaram o mercado e transformaram os editores em agentes de inovação. Para ele, o iPad representa a salvação e ao mesmo tempo um grande desafio para os editores. “Tivemos que aprender a criar conteúdo para os dedos, olhos e ouvidos”. Ambika Soni, Ministra de Informação e Radiodifusão da Índia, enfatizou que é importante levar em consideração três palavras chaves: inovação, adaptação e expansão.

Ralph Bucchi, da editora alemã Axel Springer, disse que os tablets são uma oportunidade para corrigir os erros cometidos pelas editoras no passado, ao oferecer conteúdo de graça na Internet. Além disso, os tablets permitem que as publicações alcancem novos leitores, como no caso do site de seu jornal Bild, cuja audiência dobrou, sendo 90% de novos leitores. Segundo Neil Morgan, diretor da empresa inglesa de planejamento estratégico McPhethers, a penetração dos tablets no mercado deve triplicar nos próximos dois anos, com 57% das vendas fora dos Estados Unidos. Para ele, um bom aplicativo deve ser altamente funcional, com conteúdo de mídia rico em áudio, animação, vídeo e links para live feeds e mídia social.

Criatividade foi a palavra mais ouvida no painel “O que os anunciantes querem das revistas”. Phillip Thomas, CEO de Cannes Lion (Reino Unido), afirmou que criatividade impulsiona eficácia. Para Thomas Ernberg, diretor da Volvo Índia, criatividade é o fator mais importante em qualquer negócio. Os anunciantes querem informações mais detalhadas sobre crenças, motivações e hábitos de seus consumidores. “Pensamos sobre onde, quando e como o advertising mix irá funcionar antes de tomar qualquer decisão, mas precisamos de transparência e criatividade”.

No entanto, o consenso no evento é de que as editores devem explorar todas as plataformas disponíveis para exibição de seu conteúdo, mas sem esquecer que o conteúdo editorial é o coração de tudo. Para Duncan Edwards, presidente e CEO da Hearst International, “é importante cuidar do que você tem. Certifique-se de que você está sempre produzindo a melhor revista.”

Shahrukh Khan, o ator mais famoso de Bollywood (pólo cinematográfico indiano), já apareceu em mais de 8 mil capas de revistas e é conhecido como o “Tom Hanks indiano”. “Na minha infância, as revistas eram as janelas do meu mundo”, disse. Para delírio da plateia, Khan dançou parte de uma das coreografias que aparecerão em seu próximo filme Ra-One. O vídeo pode ser visto abaixo, a partir dos 34 segundos:

Abaixo, algumas fotos do evento da FIPP na Índia, que contou com a presença da ANER: [nggallery id=1]

ANER e ABA realizam encontro com novo executivo da Abril

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[A]nunciado como novo presidente executivo da Abril S/A em agosto, Fábio Barbosa será o convidado de honra de um café da manhã promovido pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)  no dia 26 de outubro, no hotel Renaissance, em São Paulo. A intenção do evento é apresentar o novo dirigente do Grupo Abril ao mercado e servir como prévia para o II ABA Summit, que acontece no mesmo dia e local.

Durante uma hora, os convidados do café da manhã saberão um pouco mais da história e dos futuros desafios do executivo que deixou o Banco Santander para assumir um dos mais altos cargo da Editora Abril. O café da manhã terá início pontualmente às 8h no piso E3 do hotel localizado na Alameda Jaú, 1620. A abertura será feita pelo presidente da ANER, Roberto Muylaert.

The New Yorker usa arquivo para gerar especiais para iPad

[A]tenção, editores brasileiros, eis uma boa ideia vinda do exterior: a tradicional revista americana The New Yorker decidiu reaproveitar seu vasto arquivo de reportagens para montar edições especiais segmentadas, lançando-as exclusivamente no tablet da Apple. A primeira antologia se chamou “At the Ballpark” (“No estádio”) e reuniu textos sobre beisebol publicados entre 1929 e 2011.

O curioso é que a edição atraiu o interesse da empresa aérea United Airlines, que comprou a cota única de patrocínio da coletânea, dando novo rendimento ao material esquecido. Percebendo a chance, a revista logo lançou outras de golfe e sustentabilidade, esta última patrocinada pela BMW. A iniciativa parece ser um bom modelo de negócio para editoras com vasto arquivo de conteúdo atemporal e profundo, já que requer menor custo de publicação e consegue ter bom apelo junto aos anunciantes.

Fonte: Columbia Journalism Review, via Jornalistas da Web

Editora Globo muda projeto editorial e gráfico de Época

[N]o começo de outubro, os leitores de Época foram apresentados às novas linhas editoriais e gráficas da principal revista da Editora Globo. A partir de agora, a semanal aumentará seu espaço de opinião e investirá em reportagens mais profundas, tudo isso com visual mais claro, valorizando o uso de fotos e infográficos.

Com isso, editorias tradicionais deram lugar a cinco grandes pilares de informação: Opinião (editoriais da revista, artigos de articulistas e carta dos leitores), Tempo (reportagens especiais), Ideias (discussões e análises), Vida (serviços e informações de interesse pessoal) e Mente Aberta (cultura; a única mantida do projeto antigo).

Além disso, outra grande mudança aconteceu no time de colunistas. Bruno Astuto (moda, comportamento e celebridades), Eugênio Bucci (política), Felipe Patury (política, negócios e poder), Gustavo Cerbassi (finanças), Jairo Bouer (saúde), Vilfredo Schurmann (aventura) e Walcir Carrasco (sociedade) foram contratados e passam a ter espaço fixo na revista.

Já no quesito aparência, as mudanças vão do logo (mudança no tipo, fim do vermelho de fundo e um novo globo) a diagramação (novas cores e bom aproveitamento de espaço), passando pela adoção de um melhor tipo de papel. Com isso, a Editora Globo espera aumentar a média de circulação do título, que foi de 404 mil exemplares por semana no primeiro semestre, segundo dados do IVC.

LEIA TAMBÉM: Processo criativo do novo logo de Época (blog Faz Caber)

Palavra do Presidente: Edição impressa x digital, na prática

Roberto Muylaert por Toni Pires (Spring)

[A]ndei lendo jornais no iPad, alternando com o papel, para ter uma ideia de como se compara, na prática, o tablet ao impresso. Algumas sensações que ficaram da leitura de O Globo e Folha de S.Paulo, nos dois formatos:

No último domingo choveu, e mesmo com o plástico envolvendo o jornal, o primeiro caderno da Folha chegou encharcado, e com um pouco de terra do jardim. Ponto para o iPad, que “chega” às cinco da manhã, sem tomar chuva.

No digital leio jornal mais depressa, dá preguiça de focar todas as notícias (isso é bom ou ruim?). Com a vantagem de ter as edições anteriores à disposição. E também de não precisar me livrar das famigeradas sobrecapas comerciais (basta virar a página). Custa menos que o impresso, e no domingo não fica papel espalhado pela casa.

Em compensação, ler no papel é ter mais área de leitura, como ir ao jogo de futebol no campo. Dá mais visão de conjunto, não se fica limitado ao formato de uma tela. É muito melhor para as seções de consulta, como bolsa de valores, filmes, salas de cinema. E também para artigos longos que exigem reflexão.

Palavras cruzadas ainda não descobri como é que faz sem ser no papel. Quando precisa retornar a algo já lido, é bem melhor na versão impressa. Além disso, a leitura em papel não é interrompida a cada quinze minutos, como acontece com O Globo. Precisa reiniciar o processo, desde o login, quando o texto some.

Um abraço,
Roberto Muylaert

Eventos: Mídia Exterior (ABA) e Editor do Futuro (ABEC)

[M]ídia Exterior – No dia 22 de novembro, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) realizará o Fórum de Mídia Exterior em São Paulo. As discussões envolverão os tradicionais painéis e outdoors, as novas modalidades de mídia digital out e indoor, bem como o mobiliário urbano e as mídias nos sistemas de transporte. Mais informações no site Midia Provider.

Editor do Futuro – A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) prorrogou o prazo de inscrição para o 6o Prêmio Editor do Futuro, que visa estimular pós-graduandos a se aproximar da editoração científica. O resultado será divulgado na abertura do XIII Encontro Nacional de Editores Científicos, no dia 8/11, em Gramado-RS. Detalhes no site da entidade ou do evento.

Livro de Sidnei Basile – No dia 27 de outubro, a partir das 19h, a Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo, abrigará o lançamento da nova edição do livro “Elementos de Jornalismo Econômico”, de Sidnei Basile. A família de Basile, morto em janeiro, informa que manteve o livro do jeito que ele gostaria que fosse lançado, com novos capítulos e histórias escritas por ele.

Save the Date! – Anote já na sua agenda: no dia 21 de novembro de 2011, a ANER realizará sua festa de 25 anos no Teatro Alfa, em São Paulo, com a apresentação da Orquestra Ouro Negro (RJ) e lançamento do livro sobre a evolução da entidade e do mercado de revistas nos últimos anos. Mais informações nos próximos boletins EMREVISTA. Aguarde.

Seu evento aqui – Sua editora ou associação vai fazer um evento? Pois envie os dados principais (data, hora, local, inscrições e contato) para o e-mail jornalista@aner.org.br que teremos o maior prazer de divulgar na próxima edição do boletim EMREVISTA, veículo de cobertura do mercado de revistas com mais de 1.500 assinantes. Grátis, claro.

Editora Europa vence Jabuti com livro de fotografia

[U]ma ideia simples, mas muito bem executada, levou a Editora Europa a conquistar o Prêmio Jabuti, um dos mais prestigiados do país, atualmente na 53a edição. O livro “Fotografia de Natureza – Teoria e Prática”, de Luiz Claudio Marigo, foi o vencedor na categoria Fotografia. Concorrendo na mesma categoria, o livro “O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro”, também publicado pela Editora Europa, ficou com o quarto lugar.

O livro vencedor é uma coletânea revisada e atualizada dos artigos do fotógrafo Luiz Claudio Marigo na revista Fotografe Melhor. Ele mesmo admite que sempre pensou em editar um livro com seus artigos. “De fato, escrever matérias para a revista era uma maneira, ou melhor, um pretexto, para me disciplinar e me animar a compor este ‘guia de teoria e prática de fotografia de natureza’”, explica, em uma nota no início do livro.

Os interessados podem encontrar os produtos da Editora Europa nas melhores livrarias do país ou pelo site www.europanet.com.br. O livro “Fotografia de Natureza – Teoria e Prática” custa R$ 59,90, enquanto “O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro”, que reúne uma seleção de grandes fotos publicadas pela imprensa brasileira de norte a sul do país, com participação de 90 fotógrafos e coordenação de Roberto Araújo, sai por R$ 89,90.

LEIA TAMBÉM: Livro Fotografia de Natureza vence o 53o Prêmio Jabuti

Instituto Rolling Stone, a verdadeira ‘escola do rock’

[I]mpossível entrar no Instituto Rolling Stone e não lembrar do colégio Horace Green, cenário de Escola do Rock. No filme de 2003, um grupo de crianças muda o modo de ver a própria capacidade de superar obstáculos quando um roqueiro fracassado se passa por professor substituto, mas, ao invés de matemática e redação, ensina o bê-á-bá do rock’n’roll.

No número 202 da rua Ferreira de Araújo, em São Paulo, não tem nenhum professor falsário, claro, mas há o mesmo espírito de transformação e a mesma ferramenta, o rock. É lá que, há seis meses, 24 alunos entre 9 a 13 anos, “em situação de vulnerabilidade sócio-educacional” (como admite o projeto em sua página), aprendem a tocar os primeiros acordes na guitarra elétrica.

E, apesar do pouco tempo, a evolução da garotada é visível. Se nos primeiros meses elas mal conseguiam suportar o peso da guitarra, hoje empunham o instrumento com firmeza e arriscam acordes clássicos de Beatles e AC/DC. Para motivar as crianças a seguirem tentando, os professores exibem vídeos com dicas de guitarristas famosos como Andreas Kisser (Sepultura) e Kiko Loureiro (Angra).

O projeto, bancado pela Editora Spring, conta com a ajuda de diversos parceiros. Quem se interessar a ajudar pode acessar o site e fazer doações de dinheiro (através de leis de incentivos fiscais) ou instrumentos. Lá, músicos também podem se candidatar a oferecer tempo, disposição e técnica para ensinar às próximas gerações a história, a técnica e o espírito do rock. Yeah!

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LEIA TAMBÉM: Instituto Rolling Stone Brasil: rock, atitude e solidariedade

Revista piauí é indicada ao prêmio Caboré 2011

[N]o fim de setembro, a redação da Editora Alvinegra, no Rio de Janeiro, foi surpreendida por uma misteriosa encomenda contendo uma gaiola e uma carta. Mal sabiam eles que aquilo era a confirmação da indicação da publicação editada pelo cineasta João Moreira Salles ao Prêmio Caboré, importante premiação da publicidade brasileira.

A piauí concorre na categoria “Veículo de Comunicação – Mídia Impressa” e concorre com os jornais Metro (Grupo Bandeirantes) e Valor Econômico (Ed. Globo/Grupo Folha). Em 2010, a Contigo! (Ed. Abril) esteve entre as indicadas da categoria, mas perdeu para o jornal O Estado de S. Paulo. A última revista a faturar o prêmio foi a Exame (Ed. Abril), em 2009.

Considerado o “Oscar” da publicidade brasileira, o  Caboré consagra os principais profissionais e empresas que contribuem para o desenvolvimento da indústria da comunicação no Brasil.  O vencedor é eleito pelos assinantes do jornal e revelado em 5 de dezembro, durante festa realizada em São Paulo.

A realização é do Meio & Mensagem, com auditoria da Pricewaterhouse Coopers e patrocínio dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, do GrupoRBS e da Revista Veja.

Se você é assinante M&M, pode votar pelo site oficial do evento: www.cabore.com.br

Novos títulos: Revista Pops

[N]este mês, as pré-adolescentes terão mais uma opção de publicação nos pontos de venda de todo o país: trata-se da revista Pops, versão brasileira da italiana Cioé, que chega ao Brasil por meio da Panini Magazines, também responsável pela edição europeia da revista.

Descrita como “irrequieta como as adolescentes”, a Pops foca nos ídolos teens do momento, como o cantor canadense Justin Bieber, destaque da primeira edição, que ainda conta com matérias sobre outros ídolos da geração, como Taylor Lautner, Miley Cirus, Demi Lovato e Robert Pattinson.

Com periodicidade mensal, o novo título adolescente pretende atingir meninas na faixa entre os 10 e 16 anos e está disponível em dois tamanhos já consagrados no mercado editorial, o pocket e o grande, que custam R$ 5,99 e R$ 7,99, respectivamente.

Aconteceu na ANER: reunião do livro popular, certificação de auditoria de circulação e visita a Heliópolis

[R]eunião do Livro Popular – O presidente da Fundação Biblioteca Nacional (BN), Galeno Amorim, esteve na ANER para falar sobre o projeto Livro Popular, iniciativa conjunta da entidade com o Ministério da Cultura (MinC) para oferecer títulos a preço máximo de R$ 10. A ideia é que os livros sejam distribuídos primeiramente a bibliotecas, seguido por bancas de revistas de todo o país. Por isso, representantes da Biblioteca Nacional se reuniram com profissionais da Dinap, que deve participar da logística do programa.

Auditoria de circulação – Representantes de ANER, ANJ, IVC e CENP se reuniram para discutir a certificação de auditorias de circulação de jornais e revistas.

Assinaturas em lote – Comitê de Revistas do IVC reuniu-se na sede da ANER para discutir, entre outros assuntos, o percentual para venda de assinaturas de revistas em lotes.

Visita a Heliópolis – A convite de Ruy Ohtake, um grupo da ANER (entre eles, o presidente Roberto Muylaert e a diretora-executiva Maria Célia Furtado) visitou os projetos sociais criados na comunidade Heliópolis, conhecendo inclusive o pólo educacional e o conjunto habitacional criado pelo arquiteto. A ideia da entidade é passar a colaborar com a iniciativa de Ohtake, amplificando a intensa transformação social vista pelo grupo na região.

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