Aqueles que confirmarem presença até o dia 20 de agosto farão a inscrição com preços promocionais. Além disso, associados ANER e de parceiras como ANATEC, ABEMD, ANJ, ABIGRAF, APP e AAER também têm descontos, assim como quem fizer a inscrição de grupos com duas ou mais pessoas de uma mesma editora.
No site do evento também é possível acessar o programa completo de todas as mesas e o nome de todos os palestrantes já confirmados. Nesta edição, o V Fórum ANER receberá nomes internacionais como o espanhol Joan Solá (Zinio), o canadense Tyler Brûlé (Monocle) e o argentino Pablo Loscri (Clarín), além de referências do mercado publicitário e editorial do país como Luís Lara (ABAP) e Silvio Genesini (Grupo Estado).
A inovação criativa de Tyler Brûlé

Tyler Brûlé em foto de Martin Argles
Mesmo tendo nascido no Canadá, Tyler mudou-se muito jovem para a Europa e trabalhou em diversos veículos por lá. Pela revista alemã Focus, foi ao Afeganistão em 1994 para relatar a situação do país cinco anos após o fim da invasão russa e lá viveu seu maior drama. O carro onde estava com um fotógrafo e um tradutor foi alvo de um ataque e Tyler levou um tiro que até hoje limita os movimentos de seu braço esquerdo.
Afastado do trabalho para se recuperar do acidente que quase lhe custou a vida, acabou criando o conceito que, dois anos depois, se transformaria na Wallpaper*, uma das revistas de estilo de vida e tendências de design mais influentes do mundo. Em 1997, vendeu sua criação para a gigante Time Inc., mas seguiu como diretor editorial. Na mesma época, criou a Winkreative, agência de publicidade que recorria a informações e análises de mercado para desenvolver seus produtos. Em pouco tempo, Tyler e sua nova criação estavam atendendo marcas globais como a Swiss International Airlines.
Em 2002, saiu da Wallpaper para se dedicar mais a Winkreative e assinou um termo aceitando ficar dois anos e meio sem publicar nada que concorresse com a antiga criação. Certo dia, uma cliente espanhola da agência perguntou a Tyler qual era o motivo para tantas mesas vazias na sede da empresa. Ouviu dele que eram parte do plano de lançar uma nova revista assim que sua “quarentena” acabasse. Ela então se colocou à disposição para financiar o projeto, desde que ele arranjasse outros investidores com perfil parecido. Tyler não perdeu tempo e logo encontrou interessados na Austrália, Suécia, Japão e Suíça. Era o início da Monocle, lançada em fevereiro de 2007.

Loja Monocle vende produtos de marca própria e parceiros
Focada em assuntos globais como geopolítica, negócios, cultura, design e estilo de vida, a Monocle se define como uma revista que “está de olho no mundo”. A auto-definição se justifica: além da sede em Londres, a publicação tem escritórios em Nova York, Zurique, Tóquio, Hong Kong e mais 16 correspondentes internacionais. Impressa no Reino Unido, tem distribuição global de 150 mil exemplares em 30 regiões estratégicas da América do Norte, Europa e Ásia, sendo encontrada em revistarias de mais de 65 mercados. Isso fora os mais de 12 mil assinantes em 100 mercados ao redor do mundo.
Além da revista, que circula em 10 edições por ano, a equipe de 45 pessoas ainda produz os jornais sazonais Mediterraneo e Alpino, lançados em regiões restritas durante o verão e o inverno, respectivamente. No site, o leitor ainda pode conferir o podcast semanal The Monocle Weekly e o boletim diário Monocollumn, além de séries exclusivas de documentários e slideshows. Já nas lojas espalhadas em grandes cidades (Londres, Nova York, Los Angeles, Hong Kong e Tóquio), é possível comprar edições da revistas, produtos licenciados e artigos de colaboradores citados na revistas.
Em sua visita ao Brasil para participar do V Fórum ANER, Tyler Brûlé irá contar sua história de vida e como conseguiu criar uma revista com conteúdo diferenciado e alcance global. Será a chance de ouvir do próprio criador da Wallpaper e da Monocle como ele conseguiu inovar no mercado editorial e, principalmente, o que ele imagina para o futuro das revistas.
Revista é o segundo produto mais consumido na av. Paulista

Homem observa uma das bancas de revistas da av. Paulista - Foto: Igor Schutz/CreativeCommons
De acordo com um levantamento do Instituto DataPopular, publicado no dia 6 de julho pelo jornal Folha de S. Paulo, 39% das pessoas que circulam por lá já fizeram alguma compra de revistas, jornais e livros enquanto transitavam pela região. Tais itens só são superados pelas roupas, produto comprado por 55,3% dos que frequentam a avenida.
Já quando a pergunta diz respeito ao que os frequentadores desejam adquirir na avenida nos próximos 30 dias, revistas, jornais e livros cai para a terceira posição, com 20,1%, atrás apenas de calçados (22,1%) e roupas (29,1%). A pesquisa foi realizada em junho deste ano com 400 pessoas que fizeram compras na via até 30 dias antes da entrevista.
Com curadoria de Carlos Grassetti, ANER lança logo Revistas
Com uma autorização de uso da ideia em mãos, a entidade convocou o especialista Carlos Grassetti, diretor de arte corporativo da Editora Abril, para aprimorar e adaptar a ideia para o mercado brasileiro, a fim de demonstrar o valor que a revista também tem aqui no Brasil. Confira abaixo uma entrevista exclusiva com o criador da nova marca, que passará a ser exposta em peças publicitárias da ANER.

Carlos Grassetti
EMREVISTA: Como foi a concepção do logo “Revistas”?
Carlos Grassetti: Foi a adaptação de uma ideia feita pela MPA. A concepção desse logo passa a mensagem de unidade das revistas das editoras que fazem parte da ANER ao mesmo tempo em que elas conservam a sua identidade. A palavra “Revistas” é composta de sete letras e, entre todas as publicações, a ANER indicou qual seriam os títulos para serem tiradas as letras para formar a composição do logo.
ER: Qual foi sua intenção ao optar por iniciais de logos de revistas?
CG: A opção pela letra inicial de várias publicações foi pelo fato dela ser marcante na criação da identidade de um título de revista.
ER: Como pensou a harmonização das cores para que o logo ficasse equilibrado?
CG: A grande maioria dos logos das revistas tem como uma das suas características a possibilidade da mudança de cor, sempre respeitando a missão da publicação e o conteúdo da capa na qual ele está inserido. Há revistas (em menor número) que nunca mudam de cor, pois são uma parte fixa de sua identidade. Em razão disso, a variedade de cores que foi utilizada na arte, harmonizando cores frias e quentes, representa a grande diversidade de público que compõe o nosso mercado de revistas.
ER: O que não pode faltar em um logotipo para que ele comunique bem?
CG: Não pode faltar clareza, impacto e expressividade, seja na forma, seja no conteúdo. Ele deve ser reconhecível, atemporal e comunicar com precisão.
ER: Tem uma ideia, mesmo aproximada, de quantos logos já criou na carreira? Há algum especial?
CG: Foram muitos em todos esses anos, mas posso citar dois mais atuais que eu gosto: o novo que fiz para a FIPP (The Worldwide Magazine Media Association) e o da revista ALFA.
Carlos Grassetti é designer e ilustrador. Está na Editora Abril há 47 anos, onde trabalhou para vários títulos, como Manequim, Claudia, Realidade, Capricho, Casa Claudia, Quatro Rodas, Lar, Pop, Elle e Playboy. Foi diretor de arte do Centro de Criação e do Grupo de Revistas Masculinas, editor de arte do livro A Revista no Brasil (2000) e é um dos autores de Fotografia em Revista (2010). Atualmente é diretor de arte corporativo da Editora Abril. Ganhou nove vezes o Prêmio Abril de Jornalismo e é hors-concours, do qual é jurado desde 2000. Foi várias vezes premiado pelo Clube de Criação de São Paulo.
Últimos dias para concorrer a melhor capa do ano
[A] primeira fase do concurso “Melhor Capa do Ano 2011” está chegando ao fim. Editoras associadas de todo o Brasil tem somente até o próximo dia 4 de agosto para enviarem seus melhores trabalhos publicados entre 1 de julho de 2010 e 30 de junho de 2011 para participar do concurso.Após esta data, uma comissão julgadora composta por dez representantes indicados por membros do Conselho Diretor da ANER irá selecionar as 16 melhores capas, que ficarão expostas para votação popular no site do concurso entre 11 de agosto e 4 de setembro. O anúncio da vencedora será feito durante o V Fórum ANER de Revistas, que acontece no dia 12 de setembro, na capital paulista.
Portanto, não perca tempo: acesse o site www.concursocapas.org.br, preencha o formulário e envie um envelope fechado com a ficha devidamente preenchida e assinada, juntamente com um exemplar físico e um arquivo digital da imagem da capa em alta resolução, para a rua Dep. Lacerda Franco, 300, cj. 155 – CEP 05418-000 – São Paulo/SP. No caso de envio por correio, será observada a data de postagem (carimbo).
Vale lembrar que o regulamento permite a inscrição de até três capas diferentes de uma mesma publicação. Na edição passada do concurso, a Revista Época superou a Superinteressante e Atrevida e faturou o bicampeonato, já que havia vencido também em 2009. Até o fechamento desta edição, mais de 100 capas diferentes já haviam chegado a sede da ANER, em São Paulo.
Palavra do presidente – Faça como o Google: edite revistas

Roberto Muylaert - Foto: Toni Pires/Spring
Comecei a escrever este editorial já com a edição quase finalizada do EMREVISTA em mãos, ou melhor, na telinha. Minha primeira impressão é de alegria, dinamismo, muita cor, e uma boa variedade de assuntos.
Nosso boletim procura ser uma coletânea de tudo aquilo que está agitando a ANER, com a participação de todo mundo. Esse espírito é contagiante, e já ninguém me pergunta “como vai a ANER?”, vão logo afirmando, “a ANER vai bem, né?”, e eu não desminto.
No quesito novos associados, estamos sempre progredindo, e a gente descobriu, em causa própria, como é bom anunciar em revistas: é que a campanha dos 25 anos da ANER, puramente institucional, acabou funcionando como instrumento de vendas, na conquista de novas editoras para o nosso quadro.
O V Fórum ANER já está recebendo inscrições, um mês e meio antes da data, com o pessoal se aproveitando dos preços especiais para os “early adopters”. Pela amostragem, os 400 lugares reservados no Hyatt, no dia 12 de setembro, não vão ser suficientes para abrigar todos os interessados. O negócio é garantir logo a sua vaga.
O perfil do Tyler Brulê, da Monocle, mostra o porquê da importância de sua presença no Brasil, enquanto Carlos Grasseti, talento brasileiro, criador da nossa assinatura “Revistas”, mostra por que ele é um dos mais respeitados chefes de arte do Brasil.
Finalmente, um grande barato para nós todos revisteiros: a publicação “Think Quarterly”, do Google.
Sim, você entendeu bem, na hora de impressionar os clientes, Google resolveu lançar uma… revista. Com capa magnética, papel termo-sensível, e tudo mais… Agora podemos dizer: “Faça como o Google: edite revistas”.
Um abraço e até breve
Roberto Muylaert
Presidente ANER
CONFAZ altera vigência da NF-e; veja quais CNAEs foram afetados
[N]o dia 15 de julho, o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) adiou o início da vigência obrigatória da NF-e de empresas que tenham como atividade econômica principal alguns CNAEs (veja lista abaixo) para o dia 1/1/2012. Os editores de revistas continuam coma obrigatoriedade de utilização de NF-e a partir de 1º de outubro de 2011, conforme previsto no Protocolo ICMS de 7/2011.I – 5812-3/00 Edição de Jornais;
II – 5822-1/00 Edição integrada à Impressão de jornais;
I – 1811-3/01 Impressão de jornais;
II – 4618-4/03 Representantes comerciais e agentes do comercio de jornais, revistas e outras publicações;
III – 4647-8/02 Comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações;
IV – 4618-4/99 Outros representantes comerciais e agentes do comercio de jornais, revistas e outras publicações
Eventos: VIII Seminário Nacional de Circulação
[A]contece no dia 29 e 30 de agosto, no Amcham Business Center, em São Paulo, o VIII Seminário Nacional de Circulação da ANJ, cujo tema é “Caminhos para aumentar e rentabilizar a audiência”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.anj.org.br com preços promocionais até o dia 10 de agosto.Revistas francesas se unem a jornais e lançam banca virtual

App ePresse pode ser encontrado na iTunes Store
Além da facilidade de acesso, algumas funcionalidades do aplicativo chamam a atenção. Nele, é possível ler gratuitamente um resumo dos artigos das edições mais recentes antes de optar pela compra (o preço é definido por cada publicação). Já as edições antigas dos jornais e revistas do grupo podem ser lidas sem qualquer custo. Além disso, é possível escolher qual o tamanho da fonte é mais confortável para a leitura.
O aplicativo ePresse pode ser encontrado na iTunes Store.
Com informações do Editors Weblog e Jornalistas da Web
Esquire terá versão brasileira em 2012
[R]esponsável por lançar no país a revista de moda Vogue e suas derivadas, a Carta Editorial se prepara para publicar versões nacionais de outros três grandes títulos internacionais: Esquire, revista masculina de estilo de vida; House Beautiful, sobre decoração de interiores; e Harper’s Bazaar, de moda feminina.
A chegada da Harper’s Bazaar às bancas de todo o país deve acontecer ainda este ano e celebrará o início da parceria com a norte-americana Hearst Corporation, detentora dos direitos de publicação das três revistas. Já Esquire e House Beautiful devem aportar no Brasil apenas em 2012.
Com informações do Meio & Mensagem
Até tu, Google?

Segunda edição da TQ tem como tema a inovação
O primeiro número foi lançado em março no Reino Unido, mas o Google considera a edição distribuída neste mês como o verdadeiro lançamento da revista. Produzida pela agência de publicidade inglesa The Church of London, ela trata como tema principal a inovação e traz diversos artigos de CEOs da empresa e de personalidades do mundo corporativo distribuídas em 78 páginas na versão americana e 62 na inglesa. Tudo isso com pitadas do já famoso senso de humor da corporação.
Para quem tiver o privilégio de receber um exemplar em casa, o Google oferece recursos luxuosos como capa magnética e papel termo sensível, além de gráficos em alto relevo (veja vídeo acima). De acordo com a vice-presidente sênior de publicidade da companhia, Susan Wojcicki, a revista “pretende ser uma foto instantânea do que o Google e outros líderes da indústria estão pensando e no que estão se inspirando hoje”. A julgar pela escolha da mídia de seu mais novo produto, estão no caminho certo.
Novos títulos: Interview Curitiba
[P]or novos mercados, a Abril Mídia aposta em títulos regionais. A ideia é produzir conteúdo local para conseguir publicidade e público em lugares que não são o foco de seus outros títulos. “O Brasil sempre cresceu de forma descentralizada. E, do ponto de vista de leitura e publicidade, esse crescimento também é assim. Por isso estamos indo atrás desse público”, explica o diretor geral de publicidade adjunto Rogério Comprido.
A expansão terá início neste mês de agosto, quando será lançada a Interview Curitiba. Com tiragem de 18 mil exemplares, o título será mensal e abordará gastronomia, arte, moda, comportamento e arquitetura, além de colunas de personalidades locais. Na primeira edição, 15 mil exemplares serão distribuídos entre leitores das classes A e B e outros três mil serão vendidos em bancas da região metropolitana.
“A praça de Curitiba foi escolhida primeiramente por sua riqueza cultural, social e econômica. Já visitamos algumas agências e clientes na cidade e a receptividade foi muito boa”, explicou Rogério. Dependendo da repercussão da versão paranaense, a Abril Mídia estuda lançar versões da Interview também em outras capitais brasileiras. Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador são as mais cotadas.
Novos associados: Ciência Hoje
[N]este mês, mais quatro editoras se filiaram a ANER. É o caso do Instituto Ciência Hoje, responsável pela publicação de dois títulos mensais: Ciência Hoje, destinada a cobrir os acontecimentos do mundo científico nacional e mundial, e Ciência Hoje das Crianças, voltada para a divulgação das ciências para o público infanto-juvenil.
A Ciência Hoje tem tiragem de 70 mil exemplares, sendo 56 mil para assinantes, incluindo bolsistas do CAPES, CNPq e FINEP. A versão infantil tem tiragem impressionante de 380 mil exemplares, sendo que 220 mil são destinados à alunos de escolas públicas por meio de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC).
A Ciranda Cultural Editora e Distribuidora também foca seus títulos na educação. Ao todo, publicam três títulos, todos bimestralmente: Ciranda da Inclusão (50 mil de tiragem) e Incluir (10 mil), focadas em assuntos de inclusão social, além da Casa Projeto & Estilo (40 mil), de decoração.
Já a editora Este Mês em Revista foca seu único título nos leitores da região conhecida como ABCD paulista, onde publica mensalmente a revista de atualidades Mês. Com tiragem de 20 mil exemplares, é distribuída gratuitamente nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, entre outras.
A 3R Gráfica e Editora, por outro lado, publica 10 títulos, todos com a marca Inesquecível e distribuição regional: Casamento (somente no RJ, SP, Brasília, GO, PR, RS), Lua de Mel (RJ), Festa Infantil e Teen (PR e SC) e Festas 15 anos (todo o Brasil). As tiragens variam de 8 a 20 mil e a periodicidade de trimestral a anual. Bem vindo a todos!
Aconteceu na ANER: reuniões sobre publicidade e pesquisa
[V]eiculação de publicidade – No dia 21 de julho, na sede da ANER, representantes do comitê jurídico se reuniram para discutir problemas referentes à veiculação de publicidade no meio impresso e digital. Muitos editores têm dúvidas sobre o assunto decidiu-se enviar um questionário a todos os associados para entender o panorama antes de tomar as devidas providências. Os editores que receberam o formulário enviado para a ANER devem enviar suas respostas até o dia 5 de agosto.
Ipsos/Marplan – No dia 19 de julho, na sede da ANER, representantes da área de marketing e pesquisa de várias editoras associadas se reuniram com a diretoria do instituto de pesquisas Ipsos/Marplan para discutir algumas incongruências que tem aparecido nos dados do instituto relativas as vendas de revistas.