Rafael Soriano é reeleito presidente da Aner e mantém Regina Bucco na Diretoria-Executiva

14 de dezembro de 2022

Regina Bucco e Rafael Soriano em stand do 44o. Congresso FIPP

Regina e Rafael estarão à frente da Aner no biênio 2022-2024

O presidente Rafael Menin Soriano foi reeleito para o biênio 2022/2024 à frente da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner). Na Diretoria-Executiva, ele manteve a Regina Bucco, que entrou na Associação em março de 2021, como consultora, e, em outubro do mesmo ano, tornou-se diretora. Os nomes foram referendados em uma assembleia online após apresentação das maiores conquistas realizadas entre 2021 e 2022.

Com uma gestão que se destacou pelo saneamento financeiro, crescimento de 60% no número de associados, incremento nos produtos de comunicação, aumento no engajamento e estímulos ao networking entre associados e instituições nacionais e internacionais, Rafael destacou a necessidade de buscar novas fontes de receitas.

“Quando assumi a Aner, a situação de caixa era o nosso maior desafio e a gente conseguiu achar caminhos para uma situação bem mais confortável. Mas sabemos que não podemos ter o modelo de negócios pautado em uma receita, apenas”, conta Rafael. “Também estamos planejando outras fontes de receita para a associação, como eventos, congressos e seminários”, afirmou.

Trabalho se destaca pelo estímulo à cooperação

Desde quando assumiu a Aner, em 2019, o trabalho de Rafael Soriano tem se destacado pela orientação à equipe, no sentido de aumentar as trocas de informações entre os associados. Executivo Jurídico do Grupo Globo e membro do Conselho de Administração da Edições Globo Condé Nast, Rafael escolheu Regina Bucco para a diretoria executiva em 2021. Desde então, ela vem se dedicando a expandir as fronteiras da Aner.

Formada em Direito pela USP, com pós-graduação em Ciências Aplicadas ao Consumo pela ESPM, Regina tem formação em Mentoring, Master, Life e Executive Coach. Ainda em junho de 2021, ela criou o Café com Aner, para promover o debate de questões importantes para os editores e para os convidados da Associação. Desde então já foram mais de 50 edições, com profissionais de diversas áreas, falando sobre ferramentas de tecnologia, legislação, tirando dúvidas com representantes de plataformas digitais, entre outros temas. Com uma média de 60 participantes por edição, os Cafés, que sempre acontecem às terças-feiras às 15h, já reuniram mais de 3 mil participantes.

Clique aqui e escolha o Café que você quer ver na íntegra

Outras novidades foram as Newsletters Aner, que atualmente chegam a 3,5 mil inscritos; o aumento de participações nas redes sociais (Facebook/Instagram/LinkedIn/Telegram/YouTube); a criação e administração de uma comunidade de editores no Facebook; os encontros das Comissões Temáticas, com participação de associados e convidados inspiradores do mercado; e as parcerias que deram aos publishers oportunidades de capacitação e modernização dos modelos de negócios, como Aceleração digital com Meta 2021, 2022 e 2023 e o Local Labs com o Google.

“Estamos nos preparativos finais e, no início de janeiro, o nosso estúdio de podcasts já deverá estar funcionando. Isso, graças a uma das parcerias que conseguimos através da Aner”, comemora Marcelo Godinho, publisher do Jornal Atual, um dos beneficiados.

Além do investimento em dólares, recebido da Meta, o Jornal Atual também conseguiu outra parceria com a big tech para um projeto que combate a desinformação. “Vamos atuar com jovens na faixa de 15 a 18 anos, matriculados na rede de ensino, para estimular o combate às fake News”, conta.

Clique aqui e saiba como assinar a Newsletter Aner

Na lista de conquistas da Aner também estão o aumento de 73% do saldo de caixa, as pesquisas como o Censo de Editores (feito em conjunto com a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e sobre o preço de capa (com a Distribuidora Branceleone e a Edicase Gestão de Negócios); o Playbook do Projeto Acelerando a Transformação Digital e o Programa executivo de jornalismo de agronegócio com o Insper, que levou quatro jornalistas de editoras associadas para Goiás.

“Os associados ajudaram demais. A gente percebeu isso nas comissões, na participação com novas ideias. Houve uma grande modificação na forma de pensar dos publishers associados e foi bem interessante essa aproximação. Esperamos que os novos associados cheguem, também, imbuídos desse espírito de colaboração”, conta Regina.

Novidades para o ano que vem

Para o próximo ano, Rafael e Regina preveem mais novidades, principalmente na Comunicação. O novo site da Aner já está em processo de preparação e a previsão é de que esteja no ar no primeiro semestre de 2023. Também estão no escopo novas parcerias com a Meta e Google e mais pesquisas setoriais:

“Fizemos uma primeira pesquisa e a gente viu o quanto é importante fazer essas sondagens. Então vamos nos estruturar para fazer mais trabalhos semelhantes a esse, que possam atender às demandas dos editores”, conta Regina.

Poucas mudanças nos Conselhos Diretor e Fiscal

O Conselho Fiscal manteve a formação anterior e no Conselho Diretor foram poucas as alterações. Ivan Athayde Faria, da Panini, ocupa agora o cargo de 1º. Vice-presidente. Paula Mageste, da Edições Globo Condénast, ficou no cargo de 2ª. vice-presidente e terá como suplente Anita Castanheira, da mesma editora.

Luciana Pianaro é a nova Diretora Secretária e tem como suplente Andressa Soares, ambas da Revista Vida Simples. Marcelo Salles Gomes, da Editora Meio&Mensagem, é agora Diretor-Conselheiro e tem como suplente Benedito Pedro Furtain.

Também são diretores-conselheiros na nova gestão Joaquim Carqueijó (Edicase), Rodrigo Paiva (Mauricio de Souza Produções) e Marcelo Godinho (Jornal Atual).

 Clique e veja a lista completa

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Selecionamos outros textos para você