Café especial Aner e ANJ tira dúvidas sobre o Acelerando Negócios Digitais

23 de janeiro de 2023

Tela de fundo branco mostra treinamento para executivos do Acelerando Negócios Digitais

Além do treinamento para jornalistas, o Acelerando Negócios Digitais também vai ter sessões especiais para executivos das empresas

A nova edição do Programa Acelerando Negócios Digitais foi lançada nesta segunda-feira, dia 23 de janeiro, na volta do Café com Aner especial, em parceria com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ). A novidade é uma fase de treinamento especial para os executivos das empresas de comunicação pela The City University of New York (Cuny).

O programa é realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com entidades representativas da imprensa, como Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ). Organizações de mídia poderão aplicar para receber até $15.000 dólares e jornalistas independentes podem receber até $ 2.500 dólares. 

Para participar da seleção que dá direito à mentoria de à verba de desenvolvimento dos projetos, será necessária a participação de no mínimo 75% das sessões, tanto para especialistas quanto para executivos.

 Conheça alguns dos mentores já confirmados

Durante o encontro, as especialistas Sabrina Passos Cimenti, gerente de parcerias estratégias da Meta, e a jornalista Thayane Guimarães, consultora de programas do International Center for Journalists (ICFJ) tiraram as dúvidas dos participantes. A mesa foi mediada pela coordenadora do Programa Acelerando Negócios Digitais pela Aner e ANJ, Luciana Cardoso.

A primeira fase do programa Acelerando Negócios Digitais será composta de webinars com especialistas nacionais e internacionais nas áreas de mídia e negócios. Nela, as organizações brasileiras receberão insights para:

  • Melhorar suas habilidades em gestão empresarial,
  • Fortalecer a relação da organização com sua audiência digital,
  • Desenvolver novos projetos e produtos,
  • Gerar receita e construir modelos de negócios inovadores e inteligentes.

Veja alguns dos especialistas já confirmados nesta edição do programa:

Jeremy Caplan, Diretor de Ensino e Aprendizagem na Universidade de Jornalismo da Cuny (NY);

Paula Daiberto, coordenadora de produção de Conteúdo da Aj+ Español, com foco na América Latina;

Jennifer Brandel, cofundadora e CEO da Hearken, empresa que ajuda redações e outras organizações a envolver seu público e comunidade;

Edison Rocha, desenvolvedor e proprietário na Opará Criações, especialista em segurança digital e demais tecnologias para ONGs de mídia;

Jan Chaffer, diretora executiva do J-Lab, parte do Instituto para Jornalismo Interativo

Programa terá dez semanas de duração

Neste ano, o programa Acelerando Negócios Digitais terá dez semanas de duração e levará treinamento, mentoria e fundos de inovação para veículos de notícias selecionados.

Webinars pelo Zoom, com orientadores internacionais, terão tradução simultânea

Os webinars acontecerão pelo Zoom e serão em português. No caso de orientadores internacionais, o encontro terá tradução simultânea. O treinamento começa em março e terá duração de dez semanas.

Esta fase será dividida em dois grupos: o primeiro, aberto aos especialistas e profissionais que atuam em empresas de mídia ou de maneira independente, e o segundo, reservado para executivos.

CEOs, vice-presidentes e diretores-executivos terão a oportunidade de se inscrever para realizar um treinamento exclusivo com a The City University of New York (Cuny). A ementa inclui atualização com as principais tendências na gestão estratégica de negócios digitais.

Os executivos também poderão aplicar para participar do treinamento para especialistas, caso tenham interesse. Ao fim dos treinamentos do Acelerando Negócios Digitais, todos os participantes receberão certificados emitidos pelo ICFJ e pela Cuny, no caso dos executivos.

Segunda fase será de mentoria e fundos de inovação

Na segunda fase do Acelerando Negócios Digitais, os participantes poderão se inscrever para receber mentorias exclusivas por cinco meses. Além disso, terão apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que podem inovar ou acelerar seus negócios digitais.

Os selecionados serão mentorados por especialistas do mercado com ampla experiência no desenvolvimento de produtos e estratégias digitais.

Organizações de mídia poderão aplicar para receber até US$ 15.000 e jornalistas independentes podem receber até US$ 2.500 dólares

Veja algumas das principais perguntas do encontro:

Quem pode se inscrever?

Organizações brasileiras de mídia (de qualquer tipo ou tamanho, digital ou tradicional) e jornalistas independentes/freelancers podem se inscrever para participar do programa. CEOs, vice-presidentes e diretores-executivos terão a oportunidade de se inscrever para realizar um treinamento exclusivo da Cuny.

O programa terá temas em separado, para as sequências de webinar?

Não haverá várias linhas diferentes de treinamento. Será uma única fase de treinamento para todos os especialistas, com dez seções.

Como faço para me inscrever?

Entre no link https://www.icfj.org/our-work/acelerando-negocios-digitais e escolha a categoria de que quer participar: especialistas, ou Executivos.

Terei um certificado de participação?

Sim, todos os inscritos que participarem dos treinamentos vão receber certificados de participação.

Haverá seções exclusivas para associados Aner?

Sim. Faremos seções exclusivas para associados, voltadas para necessidades específicas de cada segmento. Fiquem atentos: as entidades vão divulgar os links para sessões exclusivas

Há limite para número de inscritos por organização?

Não. Podem se inscrever quantos especialistas e quantos executivos for necessário. Recomendamos a inscrição de mais de um em cada segmento. Assim, se alguém tiver um imprevisto e precisar faltar, a organização continuará representada no webinar.

Qual o tempo de duração da mentoria?

Ao todo serão 5 meses de mentoria. Mas para se candidatar a esta fase e à verba de desenvolvimento dor projetos, será obrigatória a participação em pelo menos de 75% da primeira fase, de treinamento. A exigência se estende aos executivos, que também precisam estar presentes em 75% dos webinars.

Como será feita a seleção dos projetos?

A escolha será realizada por um board independente do ICFJ, como descrito nos Termos e condições do programa. A partir de outubro, os trabalhos desenvolvidos serão divulgados em encontros no Café com Aner.

Devo me inscrever ou a empresa em que trabalho é a responsável pela inscrição?

Cada participante deve se inscrever individualmente no Programa, indicando a organização a que pertence.

Sou jornalista trabalho em empresa mas quero inscrever um projeto meu como jornalista freelancer. Posso?

Sim.

Se nenhum diretor participar a empresa pode concorrer à mentoria/bolsa?

Não. É obrigatória a participação de algum executivo da empresa para que ela concorra à mentoria e grant. Se nenhum executivo participar, a organização não será selecionada para a segunda fase.

E quando o executivo é também especialista? Pode participa dos dois?

Sim, participa dos dois. Cuidaremos para que nenhuma sessão destinada aos especialistas e aos executivos aconteçam no mesmo dia e horário.

Há limite de participação de especialistas por organização?

Não há limite; todos podem participar. Queremos atender o maior número de pessoas possível.

O executivo pode ocupar qualquer cargo de direção?

Sim. Se o profissional lidera equipe ou é responsável pelo orçamento, o que importa é que tenha função executiva na empresa.

Só posso inscrever projetos que tenham como foco o trabalho com Facebook e Instagram?

Não há restrição. Pode ser inscrito qualquer projeto que promova o desenvolvimento de estratégias digitais. Talvez alguns dos especialistas falem das plataformas da Meta, durante os webinars, mas não há nenhuma determinação de que projetos sejam feitos só para as plataformas da Meta.

Empresas estatais podem participar?

Podem participar do treinamento e podem receber mentoria, mas não podem ser selecionadas para os fundos de inovação.

Quanto tempo vai durar cada webinar?

Em torno de uma hora para exposição de ideias e meia hora para perguntas e respostas. Se a pessoa não puder participar da aula completa, a entrada no webinar será contabilizado. Os encontros serão em dias geralmente tranquilos nas redações. Não haverá sessões às sextas ou segundas-feiras. Provavelmente elas acontecerão às terças-feiras, após o almoço.

Minha revista é recente. Posso concorrer?

Se a organização for uma empresa nova (start-up, por exemplo), ela deve ter se constituído formalmente pelo menos 12 meses antes do momento da inscrição. No caso de ser outro tipo de organização de mídia (digital, impressa, rádio, TV), deverá ter se constituído formalmente pelo menos 24 meses antes.

Qual o número mínimo de pessoas na equipe para que minha empresa possa concorrer como uma organização?

Para concorrer ao investimento como uma organização, é necessário que tenha pelo menos dois funcionários de tempo integral.

Posso inscrever mais de um projeto para concorrer ao fundo de inovação?

Pode inscrever, mas só será escolhido um projeto por organização.

Qual o custo para inscrição?

Não há. Nem agora e nem para as fases seguintes.

Funcionárias de empresas de produtora de conteúdo, como editoras de livros, podem participar?

Entendemos que a produção de conteúdo hoje não é feita somente por empresas de mídia. Outras organizações que produzem conteúdo também podem participar.

Funcionários em tempo integral têm que ser necessariamente contratados?

Sim. ICFJ vai olhar esses detalhes. Ainda que tenha contrato de freelancer ou que seja um colaborador é necessário que a organização comprove que não é preparada por um jornalista apenas.

Posso inscrever um projeto como jornalista e outro como organização, para concorrer a dois fundos de investimento ao mesmo tempo?

Sim, desde que os projetos não atendam a uma mesma organização.

Quando será pago o fundo de investimento?

Este ano vamos repassar a quantia logo no início da mentoria, a partir de junho ou julho.

As inscrições dos projetos começam já durante o treinamento?

Não, elas só vão acontecer depois do treinamento. Haverá uma sessão tira dúvidas e orientações sobre como preparar o projeto.

Posso inscrever estagiários?

Sim, chame todos que quiserem participar.

Tenho um projeto de assessoria e de revista eletrônica. Posso inscrever?

Sim! Como jornalista independente.

Empresas que participaram em 2022 pode se inscrever novamente?

Sim. Mas alertamos que, em um empate, será escolhido quem não recebeu ainda o fundo de inovação. No entanto, se o projeto for muito bacana, ele tem total condição de receber o investimento de novo.

As outras áreas da empresa, como eventos, publicidade e estrutura, também podem se inscrever ou somente as equipes que trabalham diretamente com a criação de conteúdo?

Todas as áreas podem se inscrever. A área de eventos pode querer construir eventos relacionados ao conteúdo para criar novas fontes para sustentabilidade. E isso será perfeito!

Inscreva-se no próximo Café com Aner e ANJ especial

Se você perdeu o Café com Aner e ANJ especial, aproveite a nova edição tira-dúvidas na segunda-feira que vem, dia 30, a partir das 15h. Se você participou mas ainda tem dúvidas, inscreva-se novamente! É grátis!

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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

 

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