Facebook lança programa de apoio à indústria jornalística durante a COVID-19

O Projeto Facebook para Jornalismo (FJP) em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), abre, hoje, dia 5 de maio, as inscrições para um programa que apoiará indústria jornalística, em toda a América Latina, durante a crise do COVID-19. O novo programa distribuirá dois milhões de dólares e também apoiará as empresas com mentoria e treinamento para que possam acelerar suas transformações digitais.

Os critérios para candidatura ao apoio financeiro, que varia entre dez e quarenta mil dólares, são:

. cobrir ativamente o COVID-19 e produzir notícias originais relacionadas ao novo coronavírus;

. estar em operação há pelo menos 2 anos;

. comprometer-se a compartilhar aprendizados;

. ter, pelo menos, cinco jornalistas empregados em período integral.

O fundo é direcionado às necessidades comerciais imediatas e críticas dos editores, e também no trabalho desenvolvido de conexão on-line com suas comunidades locais. As verbas poderão ser utilizadas para o lançamento de newsletters, fortalecimento do jornalismo de dados, remoção de paywalls de acesso exclusivo para assinantes, contratação de jornalistas freelancers, dentre outras ações.

O Facebook não exige que os veículos já tenham presença digital e não é obrigatório que eles sejam produtores  notícias do cotidiano, econômicas, políticas (as chamadas ‘hard news’). Porém, é essencial, como já mencionado, que estejam cobrindo ativamente temas ligados ao COVID-19.

Interessados em saber mais sobre o projeto e acessar a ficha de inscrição, clicando no site do Facebook  ou do ICFJ. As inscrições encerram-se no dia 26 de maio. Ressaltamos que todo o processo de inscrição deverá ser feito em inglês.

Dúvidas devem ser encaminhadas para Aldana Vales (avales@icfj.org) ou Vanessa Rodriguez (vrodriguez@icfj.org)

Selecionamos outros textos para você