tela de fundo verde onde se lê em letras brancas e laranja Exame Agro

Exame investe no mercado Agro com novos produtos

12 de maio de 2022

Homem de camisa azul e marrom em paisagem de campo

Joe Valle, da Fazenda Malunga, foi o entrevistado do primeiro vídeo da série Exame Agro no YouTube. Imagem: reprodução de internet

Um Fórum com temas variados envolvendo as grandes discussões do agro, como logística, ESG, participação das mulheres, financiamento e tecnologia 5G. Vídeos no YouTube que mostram a rotina dos produtores do campo e contam as histórias de quem faz o agro. E, para completar, uma newsletter semanal com as principais notícias sobre o agronegócio.

A Exame está investindo em conteúdo para um mercado que movimentou cerca de R$1 trilhão e gerou 150 mil novas vagas de emprego no ano passado. Apenas um mês após o lançamento, patrocinadores já estão interessados em investir na linha de produtos que tem atraído a atenção, também, dos leitores.

“Estamos monitorando o RFV (indicador que mede frequência e engajamento dos leitores) das trilhas de negócios da Exame e o Agro aparece logo em terceiro lugar, depois do ESG e do Exame In”, conta a head de macroeconomia da Exame, Fabiane Stefano. “Os novos produtos ainda são recentes, mas estamos empolgados com a possibilidade de crescimento”, comemora.

Tele de fundo verde com numeros sobre o alcance do Forum Exame Agro

Números do Fórum Exame Super Agro. Imagem: reprodução de internet

Fórum Exame Super Agro impulsiona o pacote de novidades

A estratégia da Exame incluiu o lançamento dos novos produtos em meio à 2a. edição do Fórum Exame Super Agro, um evento voltado para debater algumas das principais questões do agro com a presença de especialistas e personalidades importantes para parcerias de negócios. Do encontro, apresentado pela repórter Amanda Klein, participaram jornalistas especializados, como o setorista de sustentabilidade Rodrigo Caetano, além do diretor de redação, Lucas Amorim e do editor da Exame Invest, Marcelo Sakate. Entre as presenças ilustres, David Hodge, cônsul geral dos EUA em São Paulo; e o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

No próprio evento, patrocinado pela TIM, Volvo e Prometeon e com apoio da Hiria Eventos e ACE Startups, a equipe anunciou o lançamento da série de vídeos e da newsletter semanal.

“O objetivo da newsletter é dar visibilidade às matérias que ExameAgro publica e, ao mesmo tempo, construir e aumentar o engajamento de uma comunidade que esteja interessada nos temas agro. E são muitos os segmentos: produtores, fornecedores, pessoas que gostam do campo”, conta Fabiane. “Assim, o projeto se mantém como um always on, mantendo vivo o interesse no assunto entre o período de um evento e outro”, revela.

Produtos em constante aprimoramento

De acordo com a repórter Carla Aranha, responsável pelo roteiro, apresentação e reportagem da série de vídeos, o projeto Agro no YouTube começou florescer a partir do 1º Forum Exame Super Agro, e das visitas a fazendas para a produção de matérias. Em novembro passado ela e o fotógrafo Leandro Fonseca viajaram ao Piauí, para entrevistar Ricardo Faria, proprietário da Granja Faria, uma das maiores do país, que estava investindo na região.

“Quando vimos aqueles milhões de hectares, a ideia da produção de vídeo só se fortaleceu, porque, quando falamos do campo, mostrar a imagem é muito mais do que descrever as cenas em textos”, conta Carla. “O projeto já estava na diretoria e, em dezembro, ele foi aprovado. Então, a produção começou quando eu e ocinegrafista e editor de imagens Marcio Komesu (ex-UOL) fomos ao Distrito Federal, visitar a Fazenda Malunga, líder na produção de orgânicos, e a Embrapa”.

Clique aqui e veja o primeiro episódio da série de vídeos Exame Agro

Desde então, as visualizações do canal vêm crescendo. O mesmo acontece com a newsletter, produzida e editada por Fabiane, com conteúdo selecionado entre as principais notícias do segmento.

“Estamos colocando os vídeos no canal e ajustando o formato aos poucos, sentindo o retorno do público. Começamos com o vídeo sobre a fazenda Malunga, mas também já fizemos vídeos de cobertura do Agrishow, um dos mais significativos eventos do setor agro, realizado em Ribeirão Preto (SP)”, conta Carla.

Novidades também no período eleitoral

Os projetos da Exame não param por aí. De acordo com Fabiane, há novidades para o período eleitoral, com a criação de um canal de comunicação novo dentro do Twitter, onde a revista tem 2 milhões de seguidores; e o projeto EXAME/IDEIA, com foco nas eleições.

“É uma parceria com o Instituto IDEIA, de pesquisas de opinião pública, que está em andamento desde setembro de 2020, com foco nas eleições. Em breve teremos muito mais a anunciar”, promete a jornalista

A Exame é uma das associadas à Aner. Associe-se também para ficar por dentro dos assuntos debatidos nas comissões internas e trocar experiências com outros publishers.

Clique aqui e saiba como se associar.

Selecionamos outros textos para você