Workshop traz a expertise internacional do Jornalismo de Soluções para o Brasil

A Revista e Portal IMPRENSA trazem para o Brasil a expertise do Jornalismo de Soluções, uma prática que é tendência nos Estados Unidos e na Europa, onde é conhecido como jornalismo construtivo. Este tipo de jornalismo foca em como as pessoas e organizações estão respondendo aos problemas sociais, além de apenas denunciá-los, e procura capacitar as comunidades por meio de informações.

O workshop “Jornalismo de Soluções” acontece no dia 25 de setembro, na Unibes Cultural em São Paulo, e tem como professor convidado o jornalista Lúcio Mesquita, executivo de empresas de comunicação e consultor da Innovation Media, com vasta experiência na BBC, onde atuou como diretor-chefe da BBC Brasil, Américas e Europa, e da BBC Monitoring.

Pesquisas mostram que um número considerável de pessoas deixa de seguir o noticiário, em todas as plataformas, por acharem a cobertura negativa demais, especialmente em momentos críticos. Lúcio Mesquita destaca que o Jornalismo de Soluções é uma vertente nova e crescente nos EUA e Europa “para buscar evitar a rejeição ao jornalismo e aprimorar a oferta para o usuário. Neste tipo de jornalismo, os mesmos rigores de investigação e busca da verdade são aplicados, mas juntamente com a busca de soluções já existentes ou possíveis”.

Destinado aos jornalistas, profissionais de comunicação em cargos de chefia, editores, professores ou estudantes de jornalismo a partir do 3º ano, a proposta do workshop é partilhar com os participantes os conceitos básicos e ferramentas do Jornalismo de Soluções, debater o conceito na realidade brasileira e praticar o desenvolvimento de pautas reais para redações e projetos jornalísticos no Brasil.

As inscrições estão abertas pelo site www.portalimprensa.com.br/midiajor e as vagas são limitadas. Todos os participantes do workshop terão como benefício a entrada gratuita no mídia.JOR 2019, que acontece no dia 26 de setembro, no Teatro Unibes Cultural.

Com a curadoria do jornalista Lúcio Mesquita, o mídia.JOR traz a experiência do jornalismo com inteligência artificial para o centro dos debates.

Material produzido pelos organizadores do evento.

Selecionamos outros textos para você