3 DE MAIO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

O dia 3 de maio, celebra-se Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas, juntamente com a Representação da UNESCO no Brasil, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT), a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), a Associação de Jornalistas de Educação (JEDUCA) e o Instituto Palavra Aberta, com o apoio de diversas outras entidades, estarão unidas em um movimento global online para chamar atenção do mundo para questões essenciais à imprensa livre e independente.

Image

Abaixo estão os materiais produzidos para divulgação no dia 3 de maio (domingo). Reforçamos que sua publicação deve ocorrer somente no dia 3 de maio.

- Banners para publicaçãoou portais de revistas:

- Cards para publicação redes sociais

FACEBOOK / INSTAGRAM

INSTAGRAM STORIES

TWITTER

SUGESTÃO DE HASHTAGS PARA AS REDES SOCIAIS

#diamundialdaliberdadedeimprensa
#imprensalivre
#jornalismosemmedo
#jornalismoindependente
#jornalismofortedemocraciaviva

- ARTESABERTAS

Sugestão de textos para alteração nas artes abertas

Apoie o jornalismo independente, para que os profissionais da mídia possam denunciar sem medo ou favor. As redações devem ser livres para tomar decisões editoriais independentes que favoreçam o interesse público e preservem a responsabilidade.

Uma imprensa livre e independente é essencial em todos os momentos, mas é particularmente importante durante uma crise de saúde como a que estamos enfrentando hoje. No momento em que muitos buscam informações principalmente online, é vital o papel de jornalistas profissionais, treinados para ajudar a filtrar esse fluxo e fornecer as orientações necessárias.

Nenhuma crise pode ser resolvida sem informações precisas e confiáveis. Em todos os âmbitos, de governos a indivíduos, as decisões que tomamos podem ser uma questão de vida ou morte e devem se basear em fatos e ciências.

É somente por meio da coordenação multilateral conjunta que essas questões essenciais podem ser enfrentadas com sucesso, e estamos profundamente comprometidos com esse esforço global.

Também é importante ajudar a mídia e os jornalistas a reportar a crise de maneira eficaz e segura e promover o pensamento crítico para limitar a disseminação de rumores e desinformação.

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em 3 de maio, a UNESCO convida os governos, a mídia e a sociedade civil a se juntarem a nós em um movimento global online para chamar a atenção do mundo para essas questões essenciais para a sobrevivência de nossas democracias. Juntos, garantiremos que nossa resposta à crise seja eficaz. Essa crise de saúde sem precedentes tem o potencial de restaurar a confiança dos cidadãos na mídia.

BAIXA AQUI