[E]m 2014, a ANER, sempre atenta às novas situações do mercado e procurando atender às necessidades de seus associados, está organizando múltiplas ações. Nos próximos três meses, serão realizados quatro eventos sobre temas relevantes para os editores: websites, capas de revistas, mercado leitor e tendências digitais do mercado editorial. Sem contar o grande evento do ano, em setembro: o 5o. Congresso Ibero-americano de Revistas, realizado em parceria com a FIPP.
No dia 1o de abril, será realizado o primeiro workshop do ano, cujo tema será “Criação e gerenciamento de websites de revistas”. Organizado pelo diretor da Comissão Digital, Alessandro Gerardi (Escala/Jalou), o evento compõe a série de apresentações dos capítulos do Guia Digital, produto inédito a ser lançado ainda neste semestre (os temas anteriores foram “mídias sociais” e “dispositivos móveis/mobile”). A inscrição é gratuita e restrita aos associados da ANER.
No dia 15 de abril, o diretor editorial Thomaz Souto Corrêa (Ed. Abril) ministrará o workshop “A importância de uma boa capa de revista”, em que irá mostrar, com exemplos e técnicas, como uma capa bem feita impulsiona as vendas de um título. O evento será gratuito e acontecerá na sede da ANER, exclusivo para associados.
No dia 22 de maio, será a vez do workshop “Mercado leitor”, organizado pela diretora da comissão de Venda Avulsa, Regina Bucco (Ed. Globo), e pelo diretor da comissão de Assinaturas, Fernando Costa (Ed. Abril). O evento reunirá profissionais das áreas de venda avulsa (bancas, pontos alternativos, varejo, etc.) e de assinaturas (ferramentas digitais, vendas pessoais, etc.) para discutir os assuntos mais urgentes de circulação de revistas. Mais detalhes sobre o workshop serão divulgados nas próximas semanas.
No dia 3 de junho, será a vez do “Digital Day”, que discutirá as últimas tendências digitais para mercado de revistas. Mais informações sobre local, preços e palestrantes serão divulgados nos próximos boletins e no site da ANER (www.aner.org.br).
Além disso, nos dias 22 e 23 de setembro, diversos editores de países das Américas e Península Ibérica estarão reunidos em São Paulo para o 5o. Congresso Ibero-americano de Revistas, realizado pela ANER com a co-organização da FIPP. Programa e palestrantes serão divulgadas em breve, mas os interessados em aliar sua marca ou produto ao Ibero, através de patrocínio, apoio ou promoção, podem entrar em contato com a diretora-executiva Maria Célia Furtado pelo e-mail mceliafurtado@aner.org.br. Serão mais de 450 inscritos, entre editores, publishers e executivos do mercado de comunicação.
BLOQUEIE SUA AGENDA*:
ABRIL
GUIA DIGITAL: WEB
Data: 01 de abril de 2014 (terça-feira)
Horário: 9h às 11h
Palestrantes: Alan Fontevecchia (Ed. Caras), Ricardo Anderáos (Brasil Post / Ed. Abril) e Sandro Paveloski (Ed. Alto Astral)
Local: ANER (Rua Deputado Lacerda Franco, 300 – cj 155 – Pinheiros)
Público-alvo: Editores, designers e executivos de TI
Inscrição: dados@aner.org.br (vagas limitadas aos primeiros 40 associados)
CAPAS DE REVISTAS
Data: 15 de abril de 2014 (terça-feira)
Horário: 16h
Palestrante: Thomaz Souto Corrêa (Ed. Abril)
Local: ANER (Rua Deputado Lacerda Franco, 300 – cj 155 – Pinheiros)
Público-alvo: Editores e designers
Inscrição: dados@aner.org.br (vagas limitadas aos primeiros 40 associados)
MAIO
MERCADO LEITOR
Data: 22 de maio de 2014 (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Programa, palestrantes e preços das inscrições serão divulgados nas próximas semanas
JUNHO
DIGITAL DAY
Data: 03 de junho de 2014 (terça-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Programa, palestrantes e preços das inscrições serão divulgados nas próximas semanas
*Datas, horários e locais sujeitos a mudança. Acompanhe as últimas informações dos eventos promovidos pela ANER no site www.aner.org.br.
Chairman da FIPP visita o Brasil e mostra otimismo com o mercado

Fabrizio D’Angelo
“Acho que podemos ser otimistas se fizermos a lição de casa, que, para mim, são: repensar a estrutura das nossas empresas e os modelos de negócios por trás delas”, afirmou o chairman, que também acredita que as mudanças passam pela aceitação e bom uso da tecnologia.
“Somos muito dependentes de duas fontes: publicidade e circulação, que, por diferentes razões, estão sob pressão. Acho que este é o momento para entender quais outros serviços e conteúdos de valor podemos oferecer aos nossos leitores e de que forma a tecnologia pode nos ajudar. Assim, ao invés de vermos a tecnologia como inimiga, acho que temos que começar a entender como ela pode ser adaptada para potencializar melhor a oferta de serviços”, completou.
Por fim, Fabrizio ainda comentou a realização do 5o Congresso Ibero-americano de Revistas, que acontece em setembro e será organizado pela ANER em conjunto com a FIPP. “A região tem um enorme potencial de crescimento também no setor de mídia e, por isso, creio que este evento será bastante representativo para o mercado de toda a América Central e do Sul. Espero que o congresso gere muitas oportunidades e novos negócios a todos”, declarou. O Ibero-americano acontece nos dias 22 e 23 de setembro, no WTC, em São Paulo-SP.
“Se formos capazes de repensar o negócio, de usar a tecnologia e de sermos mais flexível para atender públicos diferentes, acho que podemos ser otimistas” – Fabrizio D’Angelo, chairman da FIPP e CEO Burda International

Lado esquerdo: Victor Civita Neto (Ed. Abril), Thomaz Souto Corrêa (Ed. Abril / ANER), Ian Levy (Burda) e Isabel Reis (Motorpress); Lado direito: Gisele Vitória (Ed. Três), Maria Célia Furtado (ANER), Fabrizio D’Angelo (FIPP / Burda) e Elda Muller (Ed. Abril)
Marco Civil da Internet é aprovado na Câmara dos Deputados
[D]epois de três anos de tramitação, o Marco Civil da Internet foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última terça-feira, dia 25. Agora, a proposta segue para o Senado Federal, que terá 45 dias para colocá-lo em votação. A lei, considerada a “Constituição da Internet”, visa estabelecer princípios, garantias, direitos e deveres na rede.Um dos pontos mais polêmicos da proposta aprovada é a neutralidade de rede. Com ela, as empresas de telecomunicações ficam impedidas de oferecer pacotes de acordo com o perfil de consumo (mais caro para quem navega mais e mais barato para quem navega menos), além de diminuir a velocidade de conexão de acordo com o conteúdo acessado pelo usuário.
Outro ponto aprovado é referente à retirada de conteúdo. Com o Marco Civil, provedores de conteúdo (sites e apps) só serão responsabilizados pela publicação de terceiros caso ignorem decisão judicial que determine a retirada. No caso de conteúdo pornô, porém, a página que disponibilizar conteúdo sem a anuência dos participantes será responsabilizada.
O sigilo e a privacidade de dados também serão resguardados. Com a lei, os provedores serão obrigados a guardar, por um ano e em ambiente controlado, os registros (IPs) e horários de conexões dos usuários. Já sites como o Google terão que guardar o histórico de navegação por seis meses. Antes do Marco Civil, a proteção ficava à critérios de provedores e sites.
Por outro lado, a proposta que obrigaria a criação de estruturas físicas de armazenamento de dados (data centers) de grandes empresas de Internet (Google, Facebook) no país, defendida pelo Governo Federal, acabou sendo retirada do texto final.

Deputados aplaudem aprovação do Marco Civil, que agora será enviado para votação no Senado
—
FOTOS DESTA EDIÇÃO:
Lucíola Mikio/Divulgação – Chairman da FIPP visita o Brasil e mostra otimismo com o mercado
Luis Macedo/Câmara dos Deputados – Marco Civil da Internet é aprovado na Câmara dos Deputados