ASSINATURAS: Fernando Costa (Ed. Abril)

Fernando Costa
Realizações – Lançamos o Código de Autorregulação para Vendas Pessoais, atualizamos nossos associados sobre as novas regras de concursos culturais e trouxemos a diretoria dos Correios para apresentar as mudanças na Mala Direta Postal, das quais conseguimos algumas simplificações operacionais e – o mais importante – que só entrem em vigor depois do fim dos contratos vigentes.
Além disso, protocolamos um texto-sugestão sobre renovações automáticas nas Assembleias Legislativas do Rio e de Minas, já que o texto original caminhava para inviabilizar essa prática. Também participamos pró-ativamente da discussão do projeto de lei (PL) de proteção e guarda de dados pessoais. Já nos reunimos com o Ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo) e teremos um encontro técnico em janeiro a fim de tentar harmonizar os direitos à privacidade, livre iniciativa e liberdade de expressão comercial.
Perspectivas – Estamos preparando para maio, em conjunto com a comissão de Venda Avulsa, um workshop sobre mercado leitor. A ideia é termos palestrantes do meio editorial e de outros segmentos, atualizando a todos sobre melhores práticas, novas técnicas e inovações nestes dois campos. Fora isso, continuaremos atentos às demandas legislativas para garantir que elas não impactem negativamente o setor.
INOVAÇÃO DIGITAL: Alessandro Gerardi (Digisa)

Alessandro Gerardi
Realizações – Trabalhamos na criação de um modelos de relatório consolidado de audiência com dados das revistas impressas e demais propriedades digitais e presenciais atreladas à marca, que deverá ser utilizado em 2014 pelo IVC. Além disso, estamos criando a primeira versão do Guia Digital, que teve seu primeiro capítulo (redes sociais) apresentado em setembro.
Perspectivas – Além da entrega física do guia, faremos a apresentação presencial dos capítulos restantes (mobile, web e marketing digital) no primeiro trimestre. No mesmo período, também estamos programando um evento que discutirá a extensão das marcas das revistas nos meios digitais e quais estratégias estão se mostrando eficazes.
JURÍDICA: Lourival J. Santos (Lourival J. Santos Advogados)

Lourival J. Santos
Realizações – Acompanhamos de perto as discussões de novos PLs, como o que estende a imunidade tributária para veículos de informação e difusores de cultura, e o que desonera a folha de pagamento das empresas jornalísticas e das ligadas à cadeia de distribuição. Além disso, promovemos workshops sobre vários temas jurídicos, sempre abertos aos associados.
Perspectivas – Planejamos seguir desenvolvendo eventos e trabalhos em campos do Direito que sejam de interesse da área editorial. A propriedade intelectual e o direito da personalidade, englobando a criação, utilização e transferência de conteúdo, incluindo texto e imagem, continuarão sendo temas de trabalhos do gênero, assim como as áreas trabalhista e tributária, cujos encontros realizados tiveram boa aprovação.
Também julgamos importante a sinergia com outras entidades e o desenvolvimento de atividades sobre assuntos jurídicos comuns a todas. Além disso, vamos trabalhar para que a presença no Conselho de Comunicação Social (CCS) em Brasília seja útil no conhecimento dos trabalhos desenvolvidos e das discussões de PLs que estejam em trâmite.
PUBLICIDADE: Marcelo de Salles Gomes (Meio&Mensagem)

Marcelo de Salles Gomes
Realizações – Fizemos um trabalho de descer até nossa base (os executivos de negócios que estão no dia a dia com agência e anunciantes) para perguntar quais são os argumentos que dificultam ou impedem a entrada do meio nos planejamentos de mídia. Com isto em mãos, preparamos contra-argumentações e as reunimos em um factbook. Em paralelo, contratamos a agência Borghi/Lowe para divulgar as descobertas que fizemos das fortalezas das revistas. Tudo isto será lançado em 2014.
Perspectivas – Nosso plano é “ir para a rua”. Com um discurso afinado e muito bem embasado, podemos lutar para que o meio recupere o prestígio e o share que merece. Vamos lançar o factbook em março em um evento com equipes comerciais e daremos início a uma campanha para destacar fatos desse livro, estimulando seu uso por mídias de agências e anunciantes. Hoje estamos muito reativos a dados que nos apresentam. Pretendemos reverter isto, passando a pautar as discussões em torno do meio.
Dispositivos móveis são tema de evento na ANER

Diretor da comissão de Inovação Digital, Alessandro Gerardi foi um dos palestrantes do evento
Moacir Nóbrega (Ediouro) começou sua palestra definindo o que é mobile e por que as revistas precisam estar nestes dispositivos. Em seguida, Derek Oedenkoven (Ed. Abril) focou seu relato em revistas digitais, mostrando como são produzidas e explicando a diferença entre modelos (réplicas ou edições enriquecidas), formas de produção (redação compartilhada ou pool) e distribuição (apps próprios e bancas virtuais).
Já Adriana Corradi (Ed. Confiança) abordou as métricas no universo móvel e mostrou, com números, a importância da interpretação dos dados cedidos pelos softwares de medição. Por fim, Alessandro Gerardi, diretor da comissão responsável pela concepção do evento, listou ferramentas de digital publishing e encerrou a manhã reforçando a importância das plataformas móveis no mercado de revistas.
PAPEL IMUNE: Estados ampliam prazo para entrada no Recopi
[O] Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou que cinco estados (MG, RJ, RS, SC, GO) e o DF definam a própria data de adesão ao Sistema de Registro e Controle das Operações com Papel Imune (Recopi), antes programado para entrar em vigor em janeiro. O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 28 de janeiro, altera o Convênio Confaz ICMS 48/2013 e determina que os estados adequem o prazo de acordo com suas respectivas legislações.A ANER defende o bom uso do papel imune, que é exclusividade de revistas, jornais e livros desde a Constituição Brasileira de 1946, tendo sido assegurado também pela Constituição de 1988, sempre com o intuito de defender a liberdade de expressão e da imprensa. A entidade ainda divulga e recomenda a seus associados que façam o uso correto do papel imune, não utilizando-o para produtos não-editoriais ou comerciais.
MAIS INFOS: Confaz amplia prazo para estados ingressarem no Recopi (O Estado de S. Paulo)
Correios anunciam reajuste médio de 5,61% nos serviços de Marketing Direto
[E]m correspondência enviada a ANER pelo chefe do Departamento de Produtos de Comunicação, Antonio de Paula Braquehais, os Correios informaram que os serviços elencados nas tabelas anexas, sofrerão reajuste médio de 5,61% a partir de 01 de fevereiro de 2014. O índice corresponde ao IGP-M acumulado no período de Dez/2012 a Nov/2013. É importante lembrar que sobre os produtos monopolizados (carta, telegrama, cartão postal) os reajustes são aplicados imediatamente após serem publicados no Diário Oficial.Evento: FIPP Digital Innovators’ Summit – Berlin 2014
[N]os dias 24 e 25 de março, acontece em Berlim a sétima edição da Digital Innovators’ Summit, principal conferência digital do meio Revista, promovida pela FIPP em parceria com VDZ e emediaSF. Preços, formas de pagamento e outros detalhes estão no site do evento: www.innovators-summit.com.Razões para participar da DIS:
• Inspirar-se com os palestrantes;
• Aprender a partir de estudos práticos;
• Ficar por dentro das tendências e inovações;
• Discutir e fazer contato com colegas internacionais;
• Descobrir soluções empresariais interessantes;
• Conhecer novas e excitantes startups.
Presenças já confirmadas:
• Steven Althaus, BMW Group (Germany)
• Frank Anton, Hanley Wood (USA)
• Jason Brightman, Amazon (USA)
• Tom Bureau, Immediate Media (UK)
• Pierre Conte, GroupM France (France)
• Brian Garrett, Crosscut Ventures (USA)
• Rich Gordon, Medill School of Journalism / Knight Lab,
Northwestern University (USA)
• Steve Hannah, The Onion (USA)
• Donata Hopfen, BILD Digital, Axel Springer (Germany)
• Herman Kienhuis, Sanoma Ventures (The Netherlands)
• Scott Lamb, Buzzfeed (USA)
• Andy Mitchell, Facebook (USA)
• Ed O’Keefe, NowThis News (USA)
• Bill Piwonka, Janrain (USA)
• Arnaud de Puyfontaine (France)
• Juan Señor, Innovation Media Consulting (UK)
• Christian Stavik, Mediehuset Fædrelandsvennen (Norway)
• Thomas van Manen, VINT (The Netherlands)
• Joseph Wade, Don’t Panic (UK)
• Ken Willner, Zumobi (USA)
• John Wilpers, Innovation Media Consulting (USA)