Webinário debate o jornalismo local e a liberdade de imprensa com responsabilidade

Em webinário realizado nesta segunda-feira (3), jornalistas, advogados e juízes destacaram a importância do jornalismo local e da liberdade de imprensa com responsabilidade para a democracia brasileira. O seminário online, promovido pela Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB SP, ANER, ABERT e ANJ, pode ser visto na íntegra neste link.

Na abertura do evento, o presidente da ANER, Rafael Menin Soriano, destacou a importância do trabalho da associação, assim como da ABERT e da ANJ, na defesa do jornalismo e das liberdades de imprensa e de expressão. Ele relatou que a relevância do jornalismo local e independente levou a ANER a criar uma Comissão de Editores Locais, cujo trabalho tem envolvido também associados da ANJ. No encontro, os palestrantes abordaram ainda tópicos como a necessidade de financiamento do jornalismo e a comunicação entre jornalistas e o mundo jurídico.

Além do presidente da ANER, participaram do webinário o presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos; a juíza e presidente da Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS), Vanessa Ribeiro Mateus; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Luís Ricardo Vasques Davanzo; o editor-executivo do Diário da Região, Fabrício Carareto; o diretor executivo de jornalismo e âncora da Bandnews FM do Rio de Janeiro, Rodolfo Schneider; e Ana Brambilla, jornalista e professora e pesquisadora do Master Negócios de Mídia.

O advogado constitucionalista André Marsiglia fez a moderação, e Marina de Lima Draib, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB SP, encerrou o encontro.

Selecionamos outros textos para você