Webinar discute formas de reinvenção no ambiente digital

O quarto episódio do Ciclo de Webinars ANER foi sobre “Como o editor pode se reinventar no ambiente digital?”. O encontro desta quarta-feira, 21 de julho, abordou as opções para os editores nas mídias sociais que têm obrigado veículos a reinventarem sua comunicação. Participaram do encontro o empreendedor, consultor digital e colunista Guilherme Ravache,  a líder de Parcerias de Notícias para o Brasil no Facebook, Maíra Carvalho, e a editora-executiva Online de CartaCapital, Thais Reis Oliveira.

“A ideia dessa iniciativa é a gente trazer capacitação para o editor, ideias para novas formas de negócios”, explicou o presidente da ANER, , Rafael Soriano. O Ciclo de Webinars faz parte de uma iniciativa da nova diretoria para fazer da Associação um hub de troca de conhecimentos, fortalecendo as empresas associadas.

Durante o encontro, Maíra Carvalho falou sobre a descoberta e engajamento, usando como exemplo o recurso de Instant Articles (Artigos Instantâneos). Ela citou como exemplo a Editora Caras, com crescimento de 176% de audiência e 47% de receita, que utilizou o conceito de Call-to-Action (CTAs), nos Instant Articles, para permitir ações como: maior engajamento de leitores/fans por meio de curtidas na página do editor/inscrição de newsletters e por fim, venda de assinaturas digitais no modelo dem paywall.

Thais Reis de Oliveira falou sobre o modelo de negócios que a Carta Capital usa, levando os seus reportes para a linha de frente do digital. Desta forma, atuam também como criadores de conteúdo, levando ao público não apenas uma identidade de marca, mas uma identificação dos jornalistas da marca (emprestando suas caras ao produto). Segundo ela, isso aumenta o engajamento: o público chama esses apresentadores pelo nome, aumentando a interação com a marca.

Guilherme Ravache destacou o fato de as plataformas serem ecossistemas em que ferramentas e recursos precisam trabalhar em conjunto, para que os resultados possam começar a aparecer. Ele citou testes em conteúdos digitais (exemplos dos Instant Articles e vídeos) feitos isoladamente, que podem não trazer resultados esperados, pois Para o Facebook e Google funcionarem, precisam que o conjunto de suas ferramentas próprias trabalhem juntas.

O encontro próximo encontro do Ciclo de Webinars “O Futuro já passou?” será na quarta-feira, dia 28 de julho, às 19h30, com o tema “Pirataria de Conteúdo e boas práticas”. As inscrições são gratuitas e estão abertas. Faça já a sua aqui.

Selecionamos outros textos para você