Usuários de redes “jovens”, como Snapchat e TikTok, preferem se informar com influencers

MEDIA TALKS – 27/06/2021

Marco Britto

Diga a rede social que acessa e dirão quem você é, ou ao menos como consome notícias. É o que mostram os dados do último Relatório de Mídia Digital do Instituto Reuters da Universidade de Oxford sobre como usuários de Facebook, Instagram e outros estão se informando nestes ambientes virtuais.

Ao analisar o público mais jovem (abaixo de 45 anos) destaca-se a ascensão de influenciadores e celebridades no papel de jornalistas. Quanto mais “jovem” for a rede social, maior é a fatia de usuários que busca conteúdo nestes canais não tradicionais de informação.

A mídia tradicional tem presença, mas inferior à concorrência. Ao examinar o TikTok, rede com o público mais jovem atualmente, os pesquisadores descobriram que influenciadores e celebridades são o foco de 36% dos usuários em busca de informação, enquanto grandes publicações e jornalistas são referência para 14%.

Leia a íntegra aqui

 

Selecionamos outros textos para você