Universa lança manual para a cobertura jornalística de violência contra a mulher

PORTAL IMPRENSA – 26/11/2020

Deborah Freire

A plataforma Universa, do UOL, lançou nessa quarta-feira (25) o “Manual Universa para Jornalistas: Boas Práticas na Cobertura da Violência Contra a Mulher”, voltado aos profissionais de imprensa que fazem a cobertura desse tema.

A ideia do manual, segundo o texto de apresentação, é tirar dúvidas dos jornalistas sobre como abordar as vítimas, os familiares delas, como tratar da violência sem fazer com que a mulher reviva o fato, como evitar estereótipos machistas, e ainda apresentar normas e leis que podem contribuir para uma cobertura mais justa e com empatia.

A data de lançamento foi escolhida por ser o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. Para a construção do documento, foram ouvidas fontes especializadas no tema, jornalistas setoristas, e coletados dados de fontes oficiais para ajudar na construção de boas reportagens.

O manual é dividido em três grandes temas. O primeiro aborda a conduta do jornalista diante do caso de violência. São descritos cuidados ao escolher a pauta, ao apurar a matéria, ao escrever e ao publicar, além de 5 regras básicas para o bom trabalho jornalístico.

A segunda parte traz os principais crimes cometidos contra as mulheres, dados, informações e cuidados ao tratar sobre eles. Entre os mais comuns, estão violência sexual e feminicídio.

E a última parte abrange uma compilação de leis, fontes úteis sobre a violência e formas de denunciar os crimes.

“Nosso principal objetivo é que as histórias de mulheres como Tatiane Spitzner, Sandra Gomide, Yasmin Costa dos Santos e as de outras vítimas de feminicídio que infelizmente virão, sejam contadas com empatia e de forma justa nas reportagens. Para que durante as apurações sobre esses e outros crimes contra a mulher, os jornalistas estejam atentos aos estereótipos sexistas que permeiam até a fala de juristas renomados, transformando vítimas de violência em rés”, explica Dolores Orosco, editora-chefe de Universa.

O “Manual Universa para Jornalistas: Boas Práticas na Cobertura da Violência Contra a Mulher” pode ser baixado gratuitamente aqui.

Selecionamos outros textos para você