Twitter e Unesco criam guia de alfabetização midiática

PROPMARK – 25/10/2019

O Twitter e a Unesco apresentam globalmente um guia de alfabetização midiática e informacional. O “Ensinar e Aprender com o Twitter” está disponível para download em português e outros oito idiomas.

O objetivo do guia é ajudar os educadores a capacitar as gerações mais jovens com habilidades de alfabetização midiática. A ideia é permitir que eles façam as perguntas certas sobre o que encontram na internet e analisem criticamente as notícias e informações.

O lançamento acontece no início da Semana Mundial de Alfabetização Midiática e Informacional 2019 da Unesco, de 24 e 31 de outubro.

Fernando Gallo, gerente de políticas públicas do Twitter no Brasil, comenta a iniciativa. “Sempre defendemos o livre fluxo de informações e o direito de as pessoas se expressarem online. Esses são compromissos complementares, que se cruzam quando discutimos alfabetização midiática e informacional. Queremos capacitar as pessoas que usam nosso serviço para que possam analisar criticamente os conteúdos que veem”, afirma.

A plataforma e a organização trabalham juntos desde 2018. O apoio do Twitter acontece pelo Ads For Good, programa de créditos gratuitos para ampliar o alcance de conteúdos na rede, além de emoji ativado pelas #PenseAntesDeCompartilhar e #PenseAntesDeClicar.

Moez Chakchouk, diretor geral assistente da Unesco, explica que promover a alfabetização midiática e informacional por meio de plataformas de mídia social pode ser abrangente se for algo implementado e sustentado sistematicamente. “Este é apenas o começo do trabalho conjunto. Podemos expandir nossa cooperação para dar mais impulso à promoção da cidadania alfabetizada em mídia e informação em espaços online”, afirma .

O material será distribuído para as escolas, alavancando parcerias do Twitter em todo o mundo, via rede de ONGs, agências estaduais de educação e a rede europeia de Centros de Internet Segura.

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