Prêmio Jornalista de Impacto promove reportagens sobre investimentos e negócios de impacto

Jornalistas e veículos de comunicação podem se inscrever até o dia 10 de setembro no Prêmio Jornalistas de Impacto. A premiação reconhecerá reportagens e iniciativas de profissionais e veículos de comunicação que disseminem o tema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil, com o objetivo de ampliar a cobertura da imprensa em relação ao assunto, bem como mostrar sua relevância para a sociedade como um todo.
O vencedor de cada categoria receberá, a título de premiação, o valor bruto de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Para se inscrever, o jornalista deve acessar o regulamento e preencher o formulário no site www.premiojornalistadeimpacto.com.br, enviando também o link ou PDF da reportagem ou iniciativa. Reportagens devem ter sido publicadas ou ido ao ar entre 1o de fevereiro de 2020 e 10 de setembro de 2021

Com o aprofundamento da desigualdade social decorrente da crise provocada pela Covid-19, os negócios de impacto social têm papel cada vez mais relevante na cadeia de esforços que busca combater o cenário de aumento da pobreza e impulsionar uma economia em que capital, trabalho e inovações se movimentem de forma mais sustentável e inclusiva, para implementar as mudanças necessárias. É nesse contexto que a empresa ponteAponte, com apoio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, está promovendo a terceira edição do Prêmio Jornalista de Impacto.

Objetivo é inspirar empreendedores

Mesmo com a pandemia, os investimentos e negócios de impacto têm avançado em sua missão de colaborar para a transformação social, com recursos e empreendimentos que buscam resolver problemas socioambientais por meio de sua atividade principal. Com soluções inovadoras e transformadoras especialmente para a qualidade de vida da população mais vulnerável, os empreendedores dedicados a investimentos e negócios de impacto socioambiental têm tido um papel relevante no enfrentamento de desafios em áreas como educação, saúde e habitação. Ao contar as histórias dessas iniciativas, os profissionais de imprensa e os meios de comunicação ajudam a inspirar outros empreendedores e a construir uma nova economia no país, mais sustentável e inclusiva.

Os Investimentos de Impacto são recursos privados ou públicos para investimento em atividades que visam produzir impacto social e/ou ambiental com sustentabilidade financeira. Para viabilizar a alocação desse capital, utilizam-se instrumentos financeiros, novos e/ou existentes, que podem ou não gerar retorno financeiro sobre o capital investido. O impacto deve ser mensurado e analisado periodicamente.

Já os Negócios de Impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal (seja seu produto/serviço e/ou sua forma de operação). Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram. Essa é a definição conforme o estudo “O que são os negócios de Impacto”, lançado pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto em novembro de 2019.

Categorias e premiação

O Prêmio Jornalista de Impacto está estruturado em quatro novas categorias em relação às edições anteriores:

1. Texto: reportagens ou séries de reportagens em formato texto para jornais e revistas impressos ou online ou para portais/plataformas de internet.
2. TV e vídeo: reportagens ou séries de reportagens em formato vídeo para emissoras de TV aberta ou fechada ou para portais/plataformas de internet.
3. Rádio e podcast: reportagens ou séries de reportagens em formato áudio para emissoras de rádio ou para portais/plataformas de internet.
4. Conteúdos produzidos em contextos periféricos: reportagens ou séries de reportagens, em formato texto, TV/vídeo ou rádio/podcast, que tenham sido produzidas e veiculadas em mídias consideradas de contextos periféricos. É o contexto de produção e veiculação das reportagens (a partir de autodeclaração do responsável pela inscrição), e não a temática periférica, que define quem pode se inscrever nesta categoria.

Além do valor financeiro de R$ 3.500,00, cada vencedor(a) e finalista receberá um certificado de reconhecimento, em nome da reportagem e veículo. O evento de premiação será online, em novembro de 2021, em data a ser definida. A divulgação das reportagens vencedoras e finalistas na mídia também faz parte da premiação, bem como em um E-book para download gratuito .

Selecionamos outros textos para você