Perspectivas Aner 2022: O que a Aner está preparando para o ano novo?

19 de janeiro de 2022

 

Fechando a série de perspectivas Aner 2022, revelamos, agora, o que a Aner está preparando para os associados neste novo ano, que promete!

Desde 2021, a Associação vem mudando a forma de interagir com os publishers e jornalistas de uma forma geral. Foram webinars, palestras, conversas, entrevistas, novos canais e formas de comunicar, além de negociação de parcerias com instituições nacionais e internacionais. Tudo para ampliar as chances de integração não só entre os associados, mas também com especialistas de várias áreas, profissionais que podem colaborar com o enfrentamento das alterações do mercado editorial de revistas.

“Sabemos que o conteúdo produzido pelas revistas é de muita qualidade, mas nós já identificamos que o mercado precisa de atualização na forma de entregar esse produto ao cliente. E mais: precisa ser competitivo, mostrar novas formas de alcançar o público e mantê-lo por perto”, conta Rafael Soriano, que está à frente da Presidência da Aner. “Nunca o jornalismo foi tão necessário no nosso país. Neste ano eleitoral, teremos grandes batalhas para defender a imprensa livre e combater os ataques à imprensa e às fake news. Para isso é necessário que os editores se unam e troquem conhecimento, boas experiências. A Aner é o lugar para esse ponto de encontro”, completa.

Para colocar em prática essa filosofia, a diretora-executiva Regina Bucco elaborou, com sua equipe, uma série de propostas que pretende colocar em prática ainda este ano. Uma delas é o Programa Acelerando a Transformação Digital com Aner e ANJ, versão 2022. A parceria foi firmada pela primeira vez no ano passado, com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Meta Journalism Project e o International Center for Journalists (ICFJ).

“A experiência está sendo maravilhosa e já estamos prospectando a possibilidade de trazer o programa novamente em 2022”, conta.

Veja o que mais está previsto para este ano:
  • Censo Nacional de Editores de Revistas e Jornais

Um censo para saber quantos e quais são as revistas impressas e online no Brasil.

  • E-book sobre o Programa Acelerando com Aner e ANJ

Um compilado das informações mais importantes, que possam servir de base para que os publishers conduzam processos de inovação em suas empresas.

  • Comunidade de editores no Facebook, administrada pela Aner e ANJ

O Grupo Acelerando com Aner e ANJ já está no ar, inicialmente para entregar conteúdo e permitir interação entre os alunos do Programa Acelerando, mas o objetivo é seguir adiante, fazendo dela um ponto de encontro de editores.

  • Manutenção das atuais Comissões (Logística | Digital | Editores Locais | Jurídica) + formatação de três novos grupos: Audiência | Inovação | Publicidade, totalizando sete Comissões Ativas.

Ampliar o debate e a colaboração entre os editores nas Comissões temáticas.

  • Incubadora de Novos Leitores: formação de um novo público de conteúdo editorial com foco infantojuvenil.

Criar formas de atrair o público infantojuvenil para o jornalismo de verdade, com conteúdo e instigante.

  • Programa de Oficinas de Trabalho: projeto com o Google

Oficinas dedicadas aos profissionais e veículos focando em três fases: teoria, prática e mentoria.

  • Parcerias com Universidades: aproximação com estudantes e a Academia

Parcerias com universidades em busca de formação e qualificação de profissionais através de palestras, workshops e outros eventos relacionados.

  • Congresso Latino-Americano de Imprensa: projeto em conjunto com Associações de Revistas Latino-americanas

Estimular a troca de experiências entre profissionais e veículos na América Latina, permitindo o debate e proposições em busca de um mercado viável para os países participantes.

  • Novo site Aner: mais conteúdo + serviços e visibilidade.

Um novo site com atualização de conteúdo mais dinâmico e com formatos diversos multimídia. Contempla-se uma área logada (fechada) para os editores associados que permitirá a inserção de conteúdo específico e exclusivo.

  • Relatórios Mensais: report mensal aos associados com informações relevantes sobre o mercado, resumo de discussões em Comissões, relações institucionais e projetos da Aner.

Entregar aos associados as principais notícias do mercado, projetos e conteúdo da Aner e os resumos das principais discussões mantidas pela Associação.

  • E-book + Webinars LGPD/Fake News: projeto que se inicia com e-book gratuitos e se estende para um ciclo de webinars.

Necessidade em abordar temas relevantes, especialmente em ano de eleições e de novas legislações que podem impactar direta ou indiretamente em nosso mercado editorial.

  • Conselho de Notáveis: profissionais e mentores experientes que possam auxiliar e debater temas sensíveis e determinantes para o futuro do mercado editorial.

Busca por caminhos, soluções e revisões em nosso mercado.

  • Participação no FIPP World Media Congress 2022: evento que ocorrerá em junho de 2022, em Portugal.

Participação no congresso em busca de experiências e diálogos com outros profissionais e setores, estimulando uma maior relevância e propriedade da Aner em discussões sobre temas do nosso mercado, incluindo novas plataformas de produção de conteúdo, organização editorial e modelos de trabalho.

Selecionamos outros textos para você