Painel Cenp-Meios ganha adesão de quatro novas agências digitais

10 de agosto de 2021

Quatro agências digitais de publicidade não certificadas entraram para o Painel Cenp-Meios: Jussi, a i-Cherry, a Mirum e a Blinks Essence. As quatro as novas integrantes vão ampliar ainda mais a representatividade do sistema, que mede o investimento em mídia via agências.

Outra novidade é a apresentação dos valores no painel também em dólar. No momento, a informação foi acrescentada às tabelas referentes a 2021 e 2020. Em 19 de agosto, estarão disponíveis também os dados em dólar para os demais períodos, desde a criação do sistema, em 2017. O critério de conversão é valor do dólar comercial de venda no último dia do respectivo período.

O CENP-Meios é um sistema que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período, meio ou região, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação. O sistema foi implantado em 2017 pelo Conselho Executivo de Normas-Padrão para classificação das agências, como insumo para o Comitê Técnico de Mídia (CTM) e para funcionar como um indicador para o mercado publicitário.

Para Caio Barsotti, presidente do CENP, a chegada das agências é muito importante. ““Toda agência é bem-vinda para enriquecer ainda mais o painel. Há um número considerável de agências que, por diferentes motivos, preferem não se habilitar a obter a Certificação de Qualificação Técnica, mas é importante que elas participem do CENP-Meios, ampliando assim ainda mais a representatividade das agências no investimento em mídia no mercado publicitário brasileiro.”

Paula Puppi, conselheira do CENP, foi a incentivadora da adesão destas agências, todas pertencentes ao grupo WPP. Para Paula, Chief Transformation Officer da WPP, a adesão destas agências é indispensável. “Elas, hoje, autorizam um volume bastante representativo da mídia digital do mercado. E não estamos falando aqui apenas de ter mais informação sobre participação de cada meio, mas sim de ter melhor visão sobre o investimento total que o mercado tem realizado”.

O Conselho Superior das Normas-Padrão aprovou a participação no painel CENP-Meios de agências de publicidade não certificadas no começo deste ano, visando a expansão do sistema. Para participar do CENP-Meios, toda e qualquer agência precisa necessariamente ser usuária de um sistema de gestão homologado tecnicamente.

Atualmente os sistemas da AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS, iClips e Operand já estão prontos para tornar possível o envio dos dados ao CENP, mediante comando exclusivo e expresso da agência. Basta a assinatura de um termo de adesão, no qual há o compromisso de enviar os dados nos prazos combinados, atendendo também a algumas recomendações no preenchimento dos Pedidos de Inserção. “Se a agência é usuária dos softwares homologados pelo CENP-Meios, a decisão de adesão é simples, sem qualquer necessidade de investimento ou custo”, diz Caio. Caso a agência opere em um sistema não homologado, há possibilidade de homologação.

Para saber mais sobre o CENP-Meios, como é produzido e o seu significado para a atividade publicitária, veja este vídeo.

As agências não certificadas interessadas em aderir ao CENP-Meios podem enviar e-mail para cenpmeios@cenp.com.br ou telefonar para 11 4858 8043, ramal 2368.

 

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