Novos hábitos mudam os rumos da publicidade digital

PROPMARK – 06/11/2020

72% dos usuários de internet passaram a consumir pelo menos uma nova categoria de produtos ou serviços online.

O investimento em publicidade digital foi um dos setores mais impactados pelas mudanças de hábitos de consumo ao longo de 2020. Dados da Kantar Ibope Media, apresentados no webinar Um novo olhar para publicidade digital realizado na última quinta-feira (5), indicam que houve um aumento na atividade publicitária nos canais digitais: 18 dos 26 setores monitorados aumentaram o investimento a partir do segundo semestre do ano.

Nos três primeiros trimestres de 2020 foram identificadas 705 bilhões impressões digitais, com a exposição de 44.623 marcas online. “Durante o pico da pandemia tivemos, também, um pico de impressões, justamente quando as medidas de isolamento estavam mais rígidas e a pessoas passavam mais tempo em casa. Quando a flexibilização começa a se estabelecer, no terceiro trimestre, houve um retorno aos patamares normais, mais ainda um pouco acima das atividades registradas em 2019”, afirma Paulo Arruda, diretor de novos negócios da Kantar Ibope Media.

Um olho no digital e outro na Black Friday

Agora, no decorrer do último trimestre do ano, as marcas enfrentam um desafio: conquistar o novo perfil de consumidores mais digitais e que prezam pela qualidade e agilidade. A corrida pela atenção desse público é acelerada por uma das datas de alta de vendas mais esperada: a Black Friday. Segundo a nova edição do levantamento Data Stories, 72% dos usuários de internet passaram a consumir pelo menos uma nova categoria de produtos ou serviços online nos últimos meses.

“A qualidade criativa da publicidade é a saída para ganhar a atenção da audiência”, explica Arruda. “Nosso estudo global Dimension já aponta que 71% dos consumidores veem o mesmo anúncio várias vezes e acham muito repetitivo. Investir em interações mais criativas e menos repetitivas é a chave para ganhar a atenção do consumidor e evitar que as pessoas ganhem aversão ao conteúdo apresentado da mesma forma e com muita frequência. O setor de games e acessórios, por exemplo, se destacou nesse ponto ao longo do ano, ganhando adeptos e entrando no ranking dos que mais receberam aportes publicitários”, comenta o executivo.

Selecionamos outros textos para você