Jeremias – Pele ganha o Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos

UNIVERSO HQ – 02/12/2019

Samir Naliato

Os vencedores do Prêmio Jabuti 2019 foram revelados na última quinta-feira, dia 28 de fevereiro, no Auditório Ibirapuera. Dentre as 19 categorias, estava a de Histórias em Quadrinhos, criada em 2017 para celebrar as melhores obras nacionais da nona arte.

A grande vencedora foi Jeremias – Pele, publicação da Panini Comics pelo selo Graphic MSP, com roteiro de Rafael Calça, arte de Jefferson Costa e edição de Sidney Gusman.

A obra aborda o racismo na infância e na vida adulta em uma reinterpretação ousada, na qual Jeremias lidará, pela primeira vez, com o preconceito por causa da cor de sua pele. A trama é recheada de dor, superação e um duro aprendizado. Muito do que Jeremias e seus pais vivem na história veio das experiências pessoais de Rafael e Jefferson.

Jeremias – Pele já havia vencido também o Troféu HQ Mix nas categorias Edição Especial e Publicação Juvenil, além de um Troféu Angelo Agostini para Rafael Calça como Melhor Roteirista por este trabalho.

“Conceição Evaristo, como homenageada. Lázaro Ramos como mestre de cerimônias. Jeremias como melhor história em quadrinhos. O Jabuti nunca foi tão preto como em 2019. Tremi”, disse Jefferson Costa, ao explicar a emoção da conquista.

Rafael Calça também comemorou. “Que honra o Prêmio Jabuti ter prestigiado a história de um menino negro descobrindo o mundo e sua força interior. Este é um mundo novo, no qual as ideias velhas serão abandonadas. Começando pelo Bairro do Limoeiro, onde a infância e o amor inspiraram e inspirarão crianças Brasil e mundo afora”, declarou.

O editor Sidney Gusman lembrou que o feito é inédito para o estúdio de Mauricio de Sousa. “É o primeiro Jabuti da História da Mauricio de Sousa Produções, e mostra o quanto representatividade importa. Jeremias – Pele ajudou a mudar nossa empresa por dentro, e torço demais para que ela chegue a escolas de todo o Brasil”.

Da mesma fora, foi o primeiro troféu Jabuti da Panini Comics. “Estamos honrados e muito felizes de levar para casa a premiação mais almejada da literatura brasileira. Oferecer publicações como esta só prova que estamos no caminho certo para apresentar ao público a diversidade do país”, disse Marcelo Adriano da Silva, gerente de Marketing da editora.

Para conferir todos os vencedores do Prêmio Jabuti 2019, clique aqui.

O Prêmio Jabuti, criado em 1959, é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Selecionamos outros textos para você