Insper realiza primeira aula presencial de curso gratuito para jornalistas de editoras associadas à Aner

06 de julho de 2022

Segundo Marcos Jank, o curso nasceu da necessidade de entender as influências do agro no mundo. Imagem: reprodução de internet.

Representantes de associações de editores participaram na última segunda-feira de um coquetel promovido pelo Insper para marcar a abertura da segunda fase do curso executivo O papel do agro em um mundo Complexo. Quatro jornalistas setoristas de agro e economia em editoras associadas à Aner, foram indicados pela Associação para participar do curso, que começou em 25 de maio.

O curso é promovido pelo Insper Agro Global, o Centro de Jornalismo Insper Jor e o Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP).

“Esse curso nasceu da necessidade de se entender melhor o papel da agricultura e do agronegócio no mundo complexo em que a gente vive hoje, com toda essa questão da segurança alimentar global, em tempos de pandemia e de guerra, a questão da segurança climática e a relação entre agricultura e meio ambiente”, explicou Marcos Jank, coordenador do curso no Insper.

Veja a matéria sobre o curso na Globoplay

O coquetel marcou também o início das aulas presenciais e a viagem dos alunos para os três dias de visita técnica em unidades de produção agroindústrias, logística, pesquisa e instituições públicas do Mato Grosso.

“A parceria da Aner com o Insper é uma forma de promover a atualização constante dos jornalistas associados com profissionais que têm grande experiência no mercado. Ter o Insper como instituição parceira é motivo de orgulho para a Aner”, afirmou a diretora executiva da Associação Regina Bucco, destacando que os associados têm 15% de descontos em alguns dos cursos promovidos pela instituição.

Alunos elogiam conteúdo e oportunidade de participação dada pela Aner

O objetivo do curso é fazer com que os jornalistas possam interpretar a evolução e a conjuntura do agronegócio e seus principais desafios de competitividade e sustentabilidade. Lana Pinheiro é especialista na cobertura do agronegócio pela IstoÉ Dinheiro, da Editora Três. Durante a primeira aula presencial, de segunda-feira, ela destacou o momento especial que o agronegócio está passando:

“Ficamos muito felizes quando recebemos este convite da Aner porque curso é extremamente relevante. O agronegócio começa a ter um diálogo importante com a Faria Lima, fazendo uma aproximação mais que necessária entre o homem que produz as commodities no campo e o que produz o capital aqui no centro financeiro do país. E o Insper é a ligação perfeita pra gente fazer uma análise desta relação”.

Victor Ohana, da CartaCapital destacou o fato de o curso propiciar o contato com fontes importantes do agronegócio:

“É uma oportunidade imperdível. O curso é muito enriquecedor e informativo. Temos acesso a diversos especialistas e é muito importante, tanto para a cobertura do agro quanto para a cobertura política, poder mergulhar nesse universo e entender como essa produção rural move os rumos do Brasil”.

Carla Aranha, da Exame Agro, falou sobre os profissionais que participaram da primeira aula presencial do curso, nesta segunda-feira.

“O curso está superando as expectativas. Hoje foi a primeira aula presencial e teremos a viagem para o Mato Grosso, no fim desta semana. Na aula presencial de hoje tivemos a participação de três economistas que eu considero os melhores do Brasil quando o assunto é agro. Tivemos também a participação da ex-ministra da agricultura, de um sociólogo e de um advogado especializado em direito rural. São profissionais de nível altíssimo!”

Os alunos embarcam para o Mato Grosso nesta quarta-feira à tarde, onde visitarão fazendas e unidades de produção agro e terão contato com especialistas da área. Para finalizar o curso, eles terão que preparar um trabalho final que deverá tratar de tema relacionado ao agronegócio e ao contexto apresentado e discutido no curso.

Como obter o desconto no Insper?

Para realizar a inscrição nos cursos e obter o desconto de 15%, os associados da Aner devem indicar a associação no preenchimento do formulário, no campo destinado a parcerias, e serão orientados no processo a como seguir.

O desconto de 15% vale para os cursos de Educação Executiva e especializações do Programa de Jornalismo e Comunicação da escola

Quer ficar por dentro das notícias sobre a Aner, do mercado editorial e das novidades sobre tendências em jornalismo? Clique aqui e assine a Newsletter Aner.

Para acompanhar e participar dos fóruns internos de discussão sobre Logística, Jurídico, Tributário, Tecnologia e Inovação para empresas jornalísticas além de ter descontos em cursos, mande um e-mail para a Aner e torne-se sócio!

 

Selecionamos outros textos para você