Insper oferece bolsa integral em curso sobre Desafios do Plano Diretor

07 de outubro de 2021

O Insper está lançando, junto com o Lincoln Institute of Land Policy e o Arq. Futuro, o curso Jornalismo e cidades: desafios do plano diretorO objetivo é debater o processo de revisão do plano diretor que ocorre a cada dez anos nas principais cidades do Brasil. O curso, que começa no dia 9 de novembro e terá duração de um mês, vai oferecer 30 bolsas integrais para jornalistas que atuam na cobertura sobre cidades na grande imprensa ou em veículos nativos digitais.

No momento, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Porto Alegre são algumas das cidades que estão reavaliando os impactos das regulações e da forma como ocupar as cidades. Com o curso, será possível ao aluno identificar agentes direta e indiretamente impactados pela regulação urbanística; reconhecer os efeitos da regulação sobre o valor dos imóveis urbanos; e avaliar, discutindo criticamente, o lugar da habitação social nos planos diretores municipais.

As aulas vão incluir informações para análise de pontos importantes que são decididos nos Planos Diretores das cidades, como ocupação desenfreada, incentivos a investimentos em regiões específicas, políticas de saneamento e de infraestrutura de transporte e gentrificação. Os interessados podem solicitar a bolsa até dia 3 de novembro, durante o processo de inscrição.

Clique aqui para saber mais sobre a ementa e sobre como se inscrever

Selecionamos outros textos para você