Governança de dados: o que é e como implantar em sua empresa?

16 de agosto de 2021

Dentro das novidades da tecnologia para as empresas de comunicação, os arquivos de dados são ponto de atenção para que as estratégias não se percam. Para manter a segurança, é preciso organizar os dados e liberar a permissão de uso apenas aos funcionários que precisem deles como ferramenta de trabalho. É isso que se chama governança de dados: modelos responsáveis por dizer quem pode realizar determinado projeto, quais e como os dados serão usados para ele.

Artigo no Mundo Mais Tech fala sobre o tema e dá seis dicas para evitar que os dados utilizados sejam de baixa qualidade, difíceis de usar, sem integridade e vulneráveis a ameaças de cibersegurança ou simplesmente não estejam disponíveis na hora de tomar a decisão. As dicas também levam em conta as necessidades da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Entre as dicas, a necessidade de identificar os dados críticos (mais sensíveis e que, portanto, precisam de maior proteção), definir políticas de tratamento e uso para cada categoria de dados, envolver o time de negócios nesta organização, criar equipes multidisciplinares que possam agir de forma horizontal na empresa, no momento da organização das estratégias.

Veja mais sobre o tema no Mundo Mais Tech.

Selecionamos outros textos para você