Transformação digital e a dificuldade das empresas em abraçar a inovação

19 de agosto de 2021

 

Artigo da diretora-geral do Twitter Brasil, Fiamma Zarife, no Meio&Mensagem toca no tema transformação digital  e a dificuldade das empresas em abraçar a inovação. No artigo, Fiamma dá dicas sobre como as empresas devem criar uma cultura que aceite a tecnologia como parceira. Para isso, segundo ela, é preciso ser ágil e adaptável, criando uma cultura organizacional que estimule o acompanhamento das mudanças por toda a equipe.

“A transformação digital, no entanto, não significa simplesmente construir a infraestrutura de tecnologia e automatizar processos essenciais; é muito maior do que isso. Requer cultivar uma cultura que abraça a inovação. Parece básico, mas aqui está o desafio: para acompanhar as mudanças impulsionadas pela transformação digital, as organizações devem ser ágeis e adaptáveis, e a cultura organizacional é crucial para o sucesso de qualquer iniciativa digital.”

Fiamma explica que é preciso observar de perto o medo do desconhecido, que pode ser um grande fator de resistência para a chegada do novo. Outro ponto importante é contar com as possibilidades de erro, porque eles certamente vão acontecer. Tentativa e erro são essenciais para a criação de um processo que leve ao sucesso.

Pensamentos inovadores devem ser vinculados a recompensas, que estimulem ao compartilhamento de novos processos e informações que levem ao desenvolvimento de boas práticas. E isso vale não só para um indivíduo, mas também para as equipes de funcionários.

Métricas são importantes para deixar claro onde estão os gargalos e quais os pontos positivos que podem levar a um modelo de negócio assertivo.

 

 

Selecionamos outros textos para você