Em 2021, uma gestão dedicada a expansão, intercâmbio e modernização

16 de dezembro de 2021

O presidente da Aner, Rafael Soriano (dir.) recebendo a visita do presidente da AAER, Gustavo Bruno

A Aner completa nesta quinta-feira, dia 16 de dezembro, 35 anos de fundação. Desde sua origem, a instituição vem colaborando para promover o meio revista e agora, quando as mídias digitais já são parte essencial da nossa rotina, está cada vez mais atenta às novidades do mercado.

Nestes 35 anos foram muitas as mudanças na Aner, mas há, ainda, na instituição, funcionários que guardam a história da casa, como Raquel Fernandes, há 24 anos na Aner (leia matéria aqui), e a própria diretora-executiva, Regina Bucco, que acompanha a instituição de perto desde 1995.

A Aner também ganhou outros ares e rumos com a entrada do presidente Rafael Soriano, que chegou em 2019 e foi reconduzido à presidência para o biênio 2020-2022, com o objetivo de fazer da instituição um hub de negócios, parcerias e principalmente de ideias que fomentem o sucesso das editoras.

Rafael já tinha um histórico de atuações na Comissão jurídica da Aner, principalmente com questões ligadas à área de direitos e regulação do setor editorial impresso, como a desoneração da folha de pagamentos. O trabalho do advogado, que também é gerente jurídico na Globo, tem sido pautado pela integração dos publishers, modernização das estruturas de negócios, manutenção da liderança da Aner no segmento revista e pela atuação ativa da associação frente às grandes questões do mercado.

A diretora-executiva Regina Bucco

Diretoria Executiva tem novo comando

Para implementar as mudanças, Rafael trouxe para a Aner Regina Bucco, que assumiu, em outubro de 2021, a diretoria Executiva da instituição. Formada em Direito pela USP, com pós-graduação em Ciências Aplicadas ao Consumo e em Mentoring pela ESPM, além de formação em Master, Life e Executive Coach pela SLAC, Regina tem estimulado a execução de propostas para movimentar a Aner.

Além da chegada de novos associados no segundo semestre de 2021, a diretora-executiva vem trabalhando pela reativação das comissões temáticas, com a coordenação de reuniões semanais nas áreas de Logística, Jurídica, Digital e de Editores locais.

Demétrios dos Santos e André Lopes, Do Grupo Planeta Brasil, durante apresentação de um dos episódios do Ciclo de Webinars Aner

E foi justamente em uma dessas reuniões que surgiu a ideia do Ciclo de Webinars “O Futuro já Passou”, uma série de 12 encontros que reuniu, entre julho e setembro de 2021, 20 profissionais, especialistas em suas áreas, para discutir temas como bancas digitais, transmídias, paywall, pirataria, entre outros assuntos relacionados ao mercado editorial. Com episódios semanais, o webinar foi apresentado por Regina Bucco e Demetrios dos Santos, que é diretor de Operações na Carta Capital e um dos membros da Comissão Digital da Aner.

 

Café com Aner: pausa semanal para atrair boas ideias

Em paralelo à sequência de webinars, foi criado o Café com Aner, um encontro para publishers interessados em discutir os diversos aspectos relacionados ao dia a dia das empresas de comunicação, desde questões jurídicas, tributárias, ferramentas digitais, possibilidades de inclusão em novas tecnologias e experiências diversas. Ao todo, foram realizados 25 cafés, assistidos ao vivo por 1.500 participantes, de junho a dezembro e 2021.

“O Café com Aner já é parte do calendário da Aner. É um ponto de encontro, uma pausa no meio da tarde para que o editor respire ao menos uma vez por semana e possa ter insights que não aconteceriam na rotina pesada das redações. O clima é mesmo como aquele café da tarde, para arrumar as ideias”, afirma Regina Bucco.

Veja aqui um histórico sobre a série de Cafés

Recentemente, os cafés, que eram exclusivos para os associados, foram abertos à participação de todos os interessados, com objetivo de ampliar o alcance das informações.

“Ao abrir os encontros Café com Aner para todos os interessados, procuramos oferecer ao mercado a oportunidade de debater e encontrar novas soluções, oportunidades e, principalmente, fomentar o intercâmbio de informações entre os profissionais do mercado editorial nacional e internacional”, afirma Rafael Soriano. “Entendemos que esta é uma das principais funções da Aner e que, ao permitir a participação de outros profissionais nos encontros, mais ideias serão compartilhadas, com o objetivo de estimular o aprimoramento da qualidade do jornalismo e das empresas de comunicação brasileiras, além de darmos a oportunidade de editores não associados conhecerem a ANER e se associarem.” resume.

Inovação digital com Meta, ICFJ e parceria com a ANJ

Em outubro chegou a parceria com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a Meta e o International Center for Journalists (ICFJ) para a criação do primeiro Projeto Acelerando a Transformação Digital voltado para veículos impressos. A parceria foi fruto de um longo processo de negociação que contou com a intermediação do jornalista Guilherme Ravache.

A proposta encantou os jornalistas brasileiros e surpreendeu pelo número de inscritos: mais de 560 em todo o Brasil, entre jornais e revistas. Voltado para a atualização digital das redações e empresas de comunicação impressas, o projeto conta com palestras de especialistas americanos que falam sobre temas como as novas plataformas para produção jornalística, narrativas para notícias digitais, dicas para melhorar a experiência mobile, entre outras.

A Aner e a ANJ criaram, no início de dezembro, uma comunidade específica para treinamentos que está sendo inaugurada pelos alunos do Acelerando.

“Queremos muito expandir o projeto, levar a mais editores, porque é essencial que as empresas troquem ideias e se modernizem, conheçam novos modelos de produção, novas ferramentas digitais. Há muito trabalho a fazer”, conta Regina.

Reformulação digital também para a Aner

Novos canais de mensagens no WhatsApp e Telegram

Junto com a nova diretoria chegou a renovação dos meios de comunicação da Aner. As redes sociais ganharam conteúdo selecionado e estratégias para divulgação dos eventos. Na Newsletter Aner, visual e ferramentas de produção novos, conteúdo exclusivo e mais alinhado ao que a diretoria deseja apresentar têm feito a diferença no dia a dia.

Também entraram em cena os canais pelo Telegram e WhatsApp, que atingem os associados que não têm tempo para olhar o e-mail. O canal do YouTube recebe as atualizações do Café com Aner e é ponto de referência para todos os episódios do Ciclo de Webinars, que podem ser consultados gratuitamente.

Atuação constante no Congresso Nacional

Com presença ativa junto ao Congresso e com colaboração de Júlio Vinha (leia matéria), a Aner mantém sua cadeira no Conselho de Comunicação com participação em audiências públicas, atuação em Projetos de Lei como Liberdade de Expressão, Imunidade de Papel, Publicidade Infantil, Desoneração da Folha de Pagamento, Fake News, Verba de Publicidade da Secom, além de elaborar notas técnicas para congressistas.

A Aner também contribuiu para a indicação do advogado Victor de Moraes, sócio do escritório Morais Andrade, como conselheiro na Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e segue emitindo notas de posicionamento para a imprensa sobre ataques pontuais aos veículos de comunicação.

Planos para o futuro incluem um seminário internacional

Em meio a reuniões das comissões e encontros com editores, vão surgindo as ideias para novas realizações e na agenda da Aner já há muitas planejadas para o próximo ano. Entre seminários internacionais, parcerias para promover a educação midiática e a expectativa sobre uma nova edição do Projeto Acelerando, há os contatos com instituições internacionais.

“Estamos buscando contato com outras instituições, associações e conselhos, para encontrar pautas em comum e formas de ativar parcerias que sejam benéficas tanto para os associados da Aner quanto para estas outras instituições”, conta Regina. Além da ANJ e Abert, que são parceiras de longa data, estamos buscando as associações internacionais. Este ano já tivemos algumas reuniões com representantes da Adepa e da Asociación Argentina de Editores de Revistas (AAER), e, certamente, no ano que vem teremos novidades neste segmento.

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