Economistas avaliam eficácia dos anúncios em meios digitais

09 de setembro de 2021

O blogueiro especializado em jornalismo digital, James Breiner, publicou em seu site um artigo sobre um podcast da Freakonomics  que investiga a eficácia dos anúncios nos meios digitais. O programa é o segundo da série que estuda a validade e o efeito dos anúncios sobre o público de acordo com o ponto de vista dos economistas.

É difícil chegar a uma conclusão sobre o assunto, mesmo para os economistas. Apesar do mar de dados e informações que a internet permite, com seus cookies e sistemas de monitoramento dos passos dos usuários por Inteligência Artificial, ainda não se consegue comprovar o quanto os anúncios em páginas de busca como o Google e o Bing, por exemplo são eficazes.

“A tecnologia foi útil para medir a eficácia dos anúncios que buscam resposta direta (“compre hoje e economize 30%”). No entanto, não foi tão bom rastrear o impacto das mensagens de branding de longo prazo (“sua segurança é nossa prioridade”). A verdade era e ainda é que é muito difícil mostrar a causa”.

O artigo do blog de James Breiner mostra os testes realizados para tentar justificar a ineficácia dos anúncios, incluindo a retirada de publicidade do E-Bay do Bing. O texto prossegue concluindo que, sim, os anúncios funcionam, apesar de os algoritmos utilizados pelos sites terem “muita fumaça”.

Veja o artigo completo aqui.

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