Dicas para lançar seu próprio podcast

IJNET – 21/08/2020

DONETHE CYPRIEN

Os podcasts foram originados em 2004, mas foi somente com o sucesso do Serial em 2014 que eles se tornaram um meio narrativo de primeira linha. De acordo com a pesquisa anual da Edison Research divulgada em março de 2020, 55% dos adultos nos Estados Unidos já ouviram um podcast pelo menos uma vez e 25% da população ouve podcasts semanalmente. Em abril de 2020, o diretório do Apple Podcast ultrapassou um milhão de programas e, em julho, havia mais de 30 milhões de episódios disponíveis lá.

“Esse número pode ser esmagador, especialmente se você for um produtor independente”, disse a premiada jornalista de rádio Stephanie Kuo , que foi uma das palestrantes da sessão Podcast for Reach na convenção virtual da Associação Nacional de Jornalistas Negros de 2020 e da Associação Negra. Nacional de Jornalistas Hispânicos nos Estados Unidos.

“Há uma informação extra”, acrescentou. “46% estão inativos, o que significa que não lançaram um novo episódio em 90 dias.”

Embora seja um mercado difícil, ainda há espaço para novos criadores. Se você está pensando em começar seu próprio podcast, mas não sabe por onde começar, aqui estão algumas dicas para iniciantes.

Descreva sua ideia
A primeira etapa na criação de um podcast é delinear seu programa. Um esquema simples pode ser o seguinte:

Meu show é sobre …
Que tópicos seu podcast irá cobrir?
No show você vai ouvir …
O que vai acontecer durante cada episódio?
Você deve ouvir se …
Qual será o seu público-alvo?
“Ser capaz de responder a essas perguntas com detalhes suficientes é uma ótima maneira de avaliar se uma ideia é promissora”, disse Se’ara Spragley Ricks , diretora de comunidade da PRX Podcast Garage.

Decida o formato
Uma parte importante do esboço do seu podcast é decidir qual formato você planeja usar. Existem muitas opções diferentes: voz única, com apenas um host; chatcast, com vários hosts, e narrativa de ficção e não ficção, que são programas baseados em histórias.

Nenhum formato é necessariamente melhor do que outro; apenas certifique-se de escolher aquele que melhor se adapta à sua ideia.

Quando você lança seu podcast pela primeira vez, os episódios devem ter cerca de 30 minutos de duração e ser executados a cada duas semanas, no mínimo, para manter os ouvintes interessados.

[Leia mais: Nove dicas para fazer entrevistas remotas] Equipamento e localização
Em relação ao equipamento, existem três coisas essenciais que todo podcastero precisa:

Microfone . O primeiro equipamento, e possivelmente o mais importante, é um microfone. Dois microfones populares para podcasters são o Blue Microphones Yeti USB e o RØDE Procaster , mas você pode encontrar outros microfones decentes para se adequar à sua faixa de preço.
Gravador . O próximo item obrigatório é um gravador. Os gravadores de áudio portáteis TASCAM são opções muito populares e acessíveis. Você também pode gravar áudio diretamente para o seu computador por meio de softwares como Adobe Audition , Pro Tools e Audacity .
Fones de ouvido . Eles podem ser comprados por apenas $ 10. Algumas opções populares e acessíveis incluem o Skullcandy Grind Bluetooth Wireless (US $ 44,50) ou os fones de ouvido Panasonic HJE120 (US $ 19,99) . O uso de fones de ouvido é fundamental porque permite ouvir o áudio durante a gravação, permitindo ajustar o volume e ruídos de fundo em tempo real.
“Os microfones captam o som de maneira diferente dos seus ouvidos”, disse Spragley Ricks. “Você tem que ter certeza de que está ouvindo o que seu microfone está ouvindo.”

Quando se trata de sua localização, o ideal seria gravar em estúdio. No entanto, em um piscar de olhos, seu carro ou o interior do seu armário farão o trabalho. Evite salas com tetos altos, janelas grandes, muita madeira ou superfícies de ladrilhos. Superfícies duras como essa fazem com que as ondas sonoras sejam refletidas, prejudicando a qualidade do som. As superfícies macias, por outro lado, absorvem as ondas sonoras, o que aumenta a qualidade.

Você também pode tornar seu estúdio improvisado à prova de som com texturas suaves, como roupas, tapetes, cobertores ou outros itens que são facilmente encontrados em sua casa. Antes de gravar, desligue relógios, aparelhos de ar condicionado e qualquer outra coisa que gere ruído de fundo.

Monetizar
A melhor maneira de ganhar dinheiro com um podcast é conseguir patrocínios de empresas, de preferência grandes. No entanto, a maioria dessas grandes marcas só faz negócios com programas com uma média de 100.000 ouvintes por episódio em 30 dias. Para programas que estão apenas começando, uma ótima maneira de obter patrocínios é de marcas locais menores.

Outra forma de ganhar dinheiro é através do Patreon , uma plataforma de associação onde os criadores podem arrecadar fundos de seguidores que ouvem seu trabalho. Os usuários se inscrevem em diferentes níveis de adesão, obtendo conteúdo exclusivo dos criadores.

Existem também várias organizações que oferecem bolsas e bolsas de estudo para jovens criadores de podcast. Um exemplo é a Podfund , empresa que faz investimentos pontuais em podcasts em troca de parte de sua receita. Outro exemplo é o Programa de Criadores de Podcasts do Google , que fornece podcasters, especialmente de comunidades pouco representadas em podcasting, recursos e financiamento para desenvolver suas ideias.

Selecionamos outros textos para você