Dia Mundial das Notícias: por que as notícias reais são importantes em meio às pandemias de Covid-19 e de notícias falsas

THE STRAITS TIMES – 28/09/2020

Em artigo, o jornalista Warren Fernandez destaca que, diante do surto da Covid-19, o público tem se voltado para jornalistas profissionais como nunca antes, mas isso não é motivo de comemorações. “O foco está em como os jornalistas fazem reportagens sobre questões que interessam a seus públicos”, afirma o presidente do Fórum Mundial de Editores, entidade que organiza o World News Day (Dia Mundial da Notícia), celebrado hoje (28). “Em uma época em que tantas coisas foram mudadas, isso ficou claro: as notícias reais são importantes. A verdade é importante. A objetividade é importante. Equilíbrio e justiça são importantes”, afirma. Ao enfatizar os esforços das redações para contar as histórias que importam para as comunidades que atendem, Fernandez citou a revista 100fronteiras, associada à ANER. “Em março, o grupo de mídia brasileiro contou a história do trauma causado pelo fechamento repentino da Ponte da Amizade Internacional entre as cidades de Ciudad del Este, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no Brasil. “Muitas famílias tiveram que se separar. Quem mora em Foz, mas tem parente do outro lado da ponte, agora se vê só pela tela do celular. “Nunca antes na história do mundo um abraço foi tão desejado. Sim, as pessoas só o valorizam depois que não conseguem. Agora estamos sentindo isso na pele e dói”.

Leia aqui a íntegra do artigo do presidente do Fórum Mundial de Editores, entidade ligada à Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA) 

 

Selecionamos outros textos para você