Conheça três dos seis projetos de associados Aner selecionados para o Acelerando com Aner e ANJ

11 de fevereiro de 2022

Seis dos 25 projetos selecionados pelo Meta Journalism Project e pelo International Center for Journalists (ICFJ) são de empresas de comunicação associadas à Aner. Participando do Programa Acelerando a Transformação Digital com Aner e ANJ desde outubro passado, eles buscaram inspiração no desejo de atender seus leitores com o que há de melhor na comunicação e já estão ansiosos para começar os treinamentos.

Além da mentoria com profissionais internacionais, especialistas nas áreas específicas dos projetos, cada empresa receberá um financiamento de US$15 mil para investir em equipamentos e no que mais for necessário para colocar os projetos em prática. Os temas escolhidos pelos publishers são relacionados a tecnologias mais recentes e que algumas redações ainda têm dificuldade em inserir no dia a dia, como vídeos, podcasts e desenvolvimento de audiência nos meios digitais.

Conheça aqui três dos projetos selecionados para a Fase de Mentoria

Grupo 100 Fronteiras – Foz do Iguaçu – PR

“Nosso projeto é implementar a cultura de vídeo na redação da 100Fronteiras, aprender a usar as ferramentas, criar uma web série dentro das plataformas Facebook e Instagram e em outras plataformas além do 100fronteiras.com e fazer isso em formato bilíngue, que integre a comunidade da Tríplice Fronteira. Esperamos encontrar uma mentoria que nos auxilie a dar um norte para as nossas ações e planejar melhor o que a gente está realizando e as formas como estamos distribuindo esse conteúdo, criando uma rotina dentro da redação.

Para nós, participar deste programa é um sonho sendo realizado. São mais de 16 anos de construção do 100fronteiras, é um sonho trinacional, que envolve as comunidades da Tríplice Fronteira e ficamos muito felizes porque é uma conquista de toda a comunidade. Queremos Acelerar o Digital para que sejamos cada vez mais relevantes para a nossa comunidade”.

Denys Grellmann, publisher da 100fronteiras

 

Jornal Atual – Itaguaí – RJ

“Queremos implementar a criação de podcasts abordando assuntos de interesses do local de abrangência do Jornal Atual, que atende Itaguaí, Seropédica (Região Metropolitana do Estado do RJ) e Mangaratiba (Região Costa Verde do Estado do RJ), além de Santa Cruz e Campo Grande, bairros da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Queremos aumentar nossa audiência e, consequente, fidelizar leitores e melhorar nossa receita.

Temos observados e acompanhado no meio que a inclusão desse tipo de canais de comunicação tem ajudado muito no crescimento da audiência, e os podcasts são ferramentas que vemos como um diferencial para atração de leitores para o site e redes sociais. A vantagem é que através dos mesmos equipamentos vamos também fazer vídeos. Começamos com podcasts mas já pensamos na implementação de vídeos no nosso site, que são mais um atrativo para a atração e retenção de audiência. Estamos muito entusiasmados porque acreditamos que isso vai elevar a nossa audiência no site. Ser selecionado pelo Programa Acelerando a Transformação Digital com Aner e ANJ é uma oportunidade ímpar, que, ao mesmo tempo, nos orienta e possibilita investir em ferramentas de apoio indispensáveis para a implantação de nosso objetivo”.

Marcelo Godinho, criador e publisher do Jornal Atual

 

Vida Simples – São Paulo – SP

“Nosso projeto é relacionado ao desenvolvimento da audiência. Vamos modernizar o portal de Vida Simples possibilitando aos nossos leitores um relacionamento mais fácil, diferenciado e dinâmico com todo o ecossistema da nossa marca​.​ Nosso principal desafio é de fato vencer a barreira da revista física, que ainda é o carro chefe. Queremos nos tornar produtores de conteúdo digital.​ Além do recurso financeiro, que vai financiar esta modernização, a mentoria com experts do mercado editorial será muito valiosa, não apenas para a empresa, mas para a carreira de todos que participaram do projeto.”

Luciana Pianaro, publisher da Revista Vida Simples

Selecionamos outros textos para você