Congresso da Abraji começa nesta segunda, 23, a partir das 10h

23 de agosto de 2021

Começa nesta segunda-feira, 23 de agosto, o 16o. Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. O programa do evento inclui painéis com temas relevantes sobre a imprensa brasileira e internacional, de novas técnicas de apuração às iniciativas que estão mudando o estado da arte da reportagem. Entre os convidados, o o youtuber e comunicador digital Felipe Neto, a americana Julie Brown, que revelou um escândalo sexual mundial da rede comandada pelo financista Jeffrey Epstein, e a queniana Catherine Gicheru, premiada por seu iniciativas inovadoras para melhorar o jornalismo na África.

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia de covid-19, o evento está sendo realizado de forma online e gratuita. No entanto, como a Abraji depende da contribuição dos participantes para continuar atuando em defesa do jornalismo e promovendo encontros e eventos que garantam o fortalecimento da imprensa, a organização do evento convida aqueles que tiverem condições a contribuírem com qualquer valor ao fazer a inscrição.

Entre os participantes, Denys Grellmann, da Revista 100Fronteiras

A sessão que abre o Congresso, na segunda-feira, dia 23 de agosto, será ao vivo e vai discutir o declínio da liberdade de imprensa e a falta de liberdade de expressão em países latino-americanos. O cubano Abraham Jiménez Enoa, a nicaraguense Lucía Pineda Ubau e o colombiano Jonathan Bock Ruíz serão entrevistados pela diretora da Artigo 19 Brasil, Denise Dora. Da imprensa americana há representantes do Washington Post, New York Times, Miami Herald e do programa Frontline, da rede pública PBS. Serão 30 convidados internacionais  13 nomes a mais que em 2020 e 14 a mais que em 2019.

Também participa do Congresso o publisher da Revista 100Fronteiras, Denys Grellmann. Ele fará parte da mesa: Jornalismo Local Sustentável: como redações locais estão aprendendo e transformando os seus negócios. O publisher foi um dos mais de 5 mil jornalistas e estudantes de comunicação que, desde 2019, já participaram dos programas de treinamento para jornalistas locais realizados pela Abraji com apoio do Facebook. Os cursos têm foco na formação para a boa prática jornalística e na sustentabilidade dos empreendimentos jornalísticos.

Prestes a iniciar a terceira edição do programa, Facebook e Abraji convidaram cinco jornalistas que participaram desses treinamentos para compartilhar suas experiências e a aplicação que fizeram dos aprendizados na sua atividade ou na criação de novos veículos de comunicação.

“Ficamos muito felizes com o convite, pois é o reconhecimento de 16 anos de trabalho de jornalismo local dos colaboradores do Grupo 100fronteiras, dos nossos assinantes, nossos leitores, seguidores e também da comunidade da Tríplice Fronteira (Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este). Ainda mais com o convite partindo de uma pessoa que eu admiro tanto, Sérgio Lüdtke, que é uma referência em jornalismo no Brasil”, disse Grellmann.

Na mesma mesa, ao lado de Grellmann, estarão ainda Karina PintoSBT – Altamira (PA); Wanessa Oliveira SilvaMídia Caeté – Maceió (AL); Douglas F. de OliveiraCorreio de Franco – Franco da Rocha (SP); Bruno ElmanoTV Setorial (Rede Novo Tempo) – Jacareí (SP).

Mais informações no site do evento e no site da Abraji.

Selecionamos outros textos para você