Congresso da Abraji começa nesta quarta, 3 de agosto

 

Congresso de Jornalismo terá mais de 200 palestrantes

Começa nesta quarta-feira, dia 3 de agosto, o 17o. Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O evento, que segue até domingo (7) vai trazer especialistas do Brasil e do mundo para discutir 15 grandes temas, incluindo técnicas de apuração, trabalhos notáveis, projetos inovadores, transparência pública, proteção e segurança, ataques à democracia, desinformação, racismo, inclusão e sustentabilidade, entre outros.

O Congresso tem o apoio da Aner e de diversas instituições relacionadas ao jornalismo. É uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAAP. O evento é patrocinado por Google News Initiative, Meta, Luminate, Grupo Globo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Tik Tok, Itaú, Alma Preta, ARTIGO 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Headline, Metrópoles, O Estado de S. Paulo, Poder 360, Revista Cenarium e The Trust Project.

Programação variada terá mais de 100 atividades e 200 palestrantes

Angelina Nunes e Marcelo Beraba serão homenageados durante o evento. Jornalistas de farta experiência e muita sensibilidade, os dois se juntam a outros grandes nomes que receberam a homenagem em edições anteriores. As pautas mais quentes de 2022 também farão parte da agenda do encontro. O conflito na Ucrânia, deflagrado em fevereiro, é tema de três mesas específicas, uma delas comandada pela jornalista Sonia Bridi.

Outras três mesas vão abordar as ameaças à democracia. Uma delas vai falar sobre o Projeto Pegasus, trabalho investigativo que expôs ao mundo o esquema do aplicativo espião que coletou dados de mais de 50 mil pessoas, entre elas, ativistas e jornalistas. Há ainda o Domingo de Dados, que que vai mostrar como técnicas de programação podem melhorar reportagens.

Promovido pela Abraji desde 2005, o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo deve bater recorde: quase 100 atividades com mais de 200 palestrantes, entre painelistas e moderadores. A programação completa do evento e outras informações sobre os convidados está reunida nesta página.

Clique aqui para se inscrever na versão on-line.

Clique aqui para adquirir os ingressos da versão presencial

Clique aqui e mantenha-se informado com as principais novidades do mercado editorial de revistas e jornalismo.

Selecionamos outros textos para você