Chega ao mercado a revista Olympio, publicação independente de literatura

CULT – 16/05/2020

Retomando a tradição mineira na produção de publicações literárias de prestígio, chega ao mercado Olympio, uma revista independente e autofinanciada cuja equipe editorial é formada pela escritora Maria Esther Maciel, idealizadora da iniciativa; o jornalista José Eduardo Gonçalves, o arquiteto Maurício Meirelles e o designer Júlio Abreu – todos  com longa trajetória na cena cultural. A revista enfatiza a produção ficcional, poética e ensaística contemporânea, publicando ainda perfis e entrevistas, tradução de textos literários, relatos de viagem, ensaios visuais e fotográficos.

Olympio traz em seu primeiro número textos inéditos de J.M.Coetzee e Georges Perec; entrevista com Silviano Santiago, perfil da fotógrafa Maureen Bisilliat e ensaios de Eliane Robert Moraes, Maria Angélica Melendi e Iris Montero;  poemas e textos ficcionais de autores diversos; ensaio fotográfico de Eustáquio Neves e ensaios visuais de Leonora Weissmann e Julia Panadés.

Revisita também o percurso do contista Francisco de Morais Mendes e garimpa o acervo do escritor e ensaísta Eduardo Frieiro (1889-1982), sob a guarda da Academia Mineira de Letras. Colaboram com a publicação nomes como José Castello, Joselia Aguiar, Paulo Henriques Britto, Noemi Jaffe e Joca Reiners Terron.

Olympio será vendida nas principais livrarias do país e também em Portugal, tendo já lançamento previsto em Lisboa no dia 7 de junho, na centenária Livraria Ferin, no Chiado.

Selecionamos outros textos para você