imagem de computador com tela branca em fundo azul con mensagem em letras brancas chamando para Programa de Capacitação do Google

Capacitação de negócios em jornalismo: Google cria programa em parceria com Aner

30 de maio de 2022

imagem de computador com tela branca em fundo azul con mensagem em letras brancas chamando para Programa de Capacitação do Google

Programa é parceria do Google com várias associações de empresas de jornalismo do Brasil, entre elas, a Aner.

Estão abertas as inscrições para o GNI Local Lab Brasil, projeto da Google News Initiative (GNI) para apoiar o desenvolvimento de até 100 pequenos e médios veículos de comunicação locais e promover um ecossistema jornalístico mais sustentável, profissional e diversificado no país. O projeto, cujas inscrições vão até 26 de junho, é realizado em parceria com várias associações de jornalismo brasileiras, entre elas a Associação Nacional de Editores de Revistas  (Aner).

O objetivo do programa é capacitar empresas jornalísticas ao longo de 10 meses para que possam se desenvolver de forma sustentável e continuar produzindo conteúdos jornalísticos e informativos relevantes para as suas comunidades. Podem participar veículos impressos, digitais, rádios e emissoras de televisão em operação há pelo menos 12 meses e que empreguem de 2 a 100 jornalistas em suas redações.

Com a ajuda de especialistas e consultores, o GNI Local Lab fará uma análise aprofundada dos sites dos veículos participantes – tanto do ponto de vista do desempenho quanto da monetização – e compartilhará soluções por meio de relatórios, workshops e encontros.

Capacitação de negócios em jornalismo vai promover workshops

Além da possibilidade de associados das entidades parceiras participarem do projeto e da mentoria para os veículos selecionados, a parceria ainda vai trazer para todo o ecossistema de notícias uma série de workshops focados em entendimento do leitor brasileiro e melhores práticas para o trabalho jornalístico digital.

Ao todo, serão selecionados 100 veículos de comunicação para receber treinamento e apoio técnico do Google para desenvolver a sua infraestrutura, melhorar a audiência e desenvolver estratégias de negócios no meio digital. A iniciativa faz parte dos esforços do Google para apoiar o jornalismo profissional e fortalecer os produtores originais de notícias locais.

Veja algumas perguntas frequentes sobre o GNI Local Lab

O que é o GNI Local Lab?

Programa da Google News Initiative para apoiar organizações jornalísticas locais dedicadas a produzir conteúdos originais no Brasil a aprimorar suas operações no meio digital. Os selecionados receberão treinamentos e apoio técnico para aumentar suas receitas digitais e melhorar o engajamento da audiência.

Quanto tempo vai durar o GNI Local Lab Brasil?

O programa terá início em 1º de agosto de 2022 e irá até 30 de abril de 2023.

Quem pode participar?

– Organizações e empresas jornalísticas de pequeno e médio porte registradas no Brasil que produzem conteúdo original.

– Candidatos precisam operar há pelo menos 12 meses, possuir um site e empregar entre 2 e 100 jornalistas em tempo integral em suas redações.

– Não serão consideradas candidaturas de veículos governamentais ou de indivíduos.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas preferencialmente em inglês, mas serão aceitas em português. Para participar, é preciso responder a um formulário e oferecer informações sobre o veículo. As inscrições estão abertas neste link até 26 de junho de 2022.

Quais são os critérios para a seleção para o GNI Local Lab Brasil?

– Qualidade da inscrição: com base nas informações fornecidas no formulário de candidatura

– Modelos de monetização e negócios existente

– Relevância na região/comunidade para a qual essa organização produz conteúdo

– Estrutura da organização para receber consultoria e implementação de tecnologia

– Ter de forma estruturada os problemas de sua organização e objetivos-chave para acelerar sua digitalização

– Disposição para ‘fazer acontecer’ (implementar sugestões, participar de treinamentos, etc) e fornecer ao Google e aos fornecedores acesso a estratégias/plataformas de audiência e monetização (Analytics, Adsense, Tag Manager, etc)

– Foco DEI: quanto sua organização produz e/ou investe em diversidade, equidade e inclusão

Selecionamos outros textos para você