Café com Aner debate a nova jornada no consumo de conteúdo

09 de novembro de 2021

A diretora regional de Desenvolvimento de Novos Negócios da Kantar Media, Giovana Alcantara e a diretora executiva da Aner, Regina Bucco, durante o encontro

A diretora regional de Desenvolvimento de Novos Negócios da Kantar Media, Giovana Alcantara, foi a convidada da edição do Café com Aner desta terça-feira, 9 de novembro. O encontro, que contou com a participação de associados da Aner, debateu a nova jornada de consumo de conteúdo.

Graduada em Publicidade Propaganda e pós-graduada em Marketing, especialista em inteligência de dados e gestão de equipes regionais, com passagem por agências de publicidade e grupos de comunicação, Giovana lidera, no Brasil, o time comercial regional na Kantar Media.

“Sempre fui interessada por números, estatística e matemática. Eu era aquela que no curso da área de humanas queria saber os números e estatísticas”, conta a profissional, que há 20 anos trabalha com a Kantar.

O tempo todo precisamos saber qual a jornada do consumidor

Giovana destacou a experiência da Kantar, uma empresa que existe há 75 anos com o proposito oferecer informações abrangentes e precisas sobre consumo e investimento em mídia para clientes do Brasil e América Latina.

“Ajudamos veículos de comunicação em todas as etapas da jornada, para que possam tomar decisões assertivas baseadas em dados sobre consumo, desempenho, investimento em mídia. Nosso portfólio está cada vez mais focado na compreensão do consumidor, com uma jornada cada vez mais ampla, multiplataforma digital”.

Consumo dos jornais tem crescido no ambiente online

De acordo com Giovana, ao longo dos últimos anos, a crescente digitalização dos meios de comunicação e conexão das pessoas tem aumentado o consumo de revistas e jornais online. Nos últimos 3 anos, o estudo recorrente Target Group Index, que abrange 12 regiões metropolitanas e interior sul e sudeste, mostrou que o consumo online cresceu 79%. O mesmo estudo mostra que 25% da população consumindo conteúdo neste formato.

“Quando a gente faz esse recorte para revista o crescimento é ainda maior. A gente percebe que o consumo online cresceu 151%, nesta série histórica. É uma tendência quando falamos no mercado pesquisado das regiões metropolitanas, você tem 90% da população com acesso ao digital. E há um grande potencial de crescimento deste consumo de conteúdo”, conta Giovana.

Outro dado que chama atenção vem do Clickstream, um estudo desenvolvido pela Kantar em parceria com a ComsScore, que une a análise de consumo com o painel de medição de internet.  De acordo com o documento, 75% dos usuários de internet acessam sites de publishers o que evidencia relevância dos meios e a busca do público por informação.

Aceitação do paywall está aumentando

De acordo com Giovana, o modelo de paywall, onde os visitantes precisam pagar para acessar o conteúdo ou parte dele, tem crescido nos últimos anos, especialmente entre jornais e revistas. Um exemplo de sucesso citado pela especialista é o New York Times. Até o final de 2020 o jornal americano já tinha 7,5 milhões de assinantes dos quais 6,5 milhões foram de produtos digitais.

“No Brasil, as pessoas também se mostram dispostas a pagar para acessar conteúdos. No último ano esse aumento foi de 26%. Atualmente 21% dos leitores estariam dispostos a pagar para acessar conteúdo em sites e revistas”, informa.

A participação nos encontros do Café com Aner é exclusiva para associados e convidados. Para saber mais sobre como se associar, clique aqui e mande um e-mail.

Clique aqui para ver a íntegra do encontro no nosso Canal do YouTube

Selecionamos outros textos para você