Associações de comunicação lançam campanha por responsabilidade na publicidade infantil

Liderados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), 18 associações se uniram para lançar a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, uma série em 22 posts que estarão nas plataformas de todos os participantes. Os textos estão baseados em regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A campanha se encerra no Dia das Crianças, em 12 de outubro. A Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) é uma das signatárias da iniciativa.

“A campanha busca mostrar a importância da publicidade ética e responsável, que reforce, entre outros conceitos, os valores sociais positivos, como amizade, urbanidade, honestidade, justiça, generosidade e respeito a pessoas, animais e ao meio ambiente”, afirma Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). A comunicação de produtos e serviços para crianças, acrescenta, deve também contribuir para o desenvolvimento positivo das relações entre pais e filhos, alunos e professores.

O primeiro post da campanha lembra que “nenhum anúncio utilizará na sua comunicação apelo imperativo de consumo diretamente à criança”. O último remete a um manifesto de todas as associações chamado Comunicação responsável de produtos e serviços destinados a crianças. Nele seus signatários orientam “anunciantes, agências, veículos, produtores de conteúdo, licenciadores e licenciados a conhecer e aplicar as normas estabelecidas pelo Código de Autorregulamentação do Conar, base do exercício da liberdade de expressão com responsabilidade”.

O manifesto lembra também que o Brasil atualmente está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. Além disso, a Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, esse tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Um dos principais objetivos da campanha, afirma Sandra Martinelli, presidente executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), é “estimular a reflexão em relação ao consumo e os hábitos saudáveis de modo geral, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária deve estar sempre claramente identificada, sendo vetado o merchandising dirigido à criança. As normas existentes do Conar não atrapalham a efetividade da comunicação dos produtos, serviços e marcas, e sim agregam valor a eles. Com isso, o consumidor se sente respeitado. Seguir as regras não é um favor, é uma obrigação das empresas e anunciantes”.

Associações que assinaram o Manifesto e estão na Campanha

  1. ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens
  2. ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
  3. ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
  4. ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão
  5. ABIA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação
  6. ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação
  7. ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
  8. ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
  9. AMPRO – Associação de Marketing Promocional
  10. ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
  11. ANJ – Associação Nacional de Jornais.
  12. APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
  13. CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social
  14. FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda
  15. IAB – Interactive Advertising Bureau
  16. IVC – Instituto Verificador de Circulação
  17. Instituto Palavra Aberta
  18. SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sobre a ABA– A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) tem 60 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo. Os profissionais das suas 143 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável. Traz e compartilha as melhores práticas e padrão global do marketing, por meio dos eventos anuais e do ABAcademy, seu projeto com a Academia.

A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa. Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e integra O Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers – que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, em seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.

A ABRAL – Constituída em 10 de setembro de 1998, a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores, varejistas, entre outros segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada. Atualmente é constituída por 500 empresas licenciadas, 600 licenças disponíveis e 50 licenciadores, sendo responsável pelo giro de quase R$ 20 bilhões no varejo e pela criação de milhares de empregos em toda a cadeia produtiva, do setor agrícola ao comércio

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