Aos Fatos lança ferramenta inédita de combate a fake news e checagem de dados

FOLHA DE S.PAULO – 24/09/2020

Radar Aos Fatos é o mais novo sistema de monitoramento em tempo real, criado para auxiliar no combate à desinformação. A partir de padrões linguísticos e inteligência artificial, o algoritmo do Radar localiza, por temas, conteúdos potencialmente enganosos.

A plataforma visa beneficiar empresas, pesquisadores, veículos de notícias e profissionais em geral que analisem dados ou estudem fenômenos como a formação da opinião pública e as redes de fake news.

O monitor irá analisar semanalmente cerca de 90 mil publicações. A partir disto, ele produzirá relatórios sobre temas relevantes na agenda nacional e padrões de desinformação.

O Radar também atribui notas de 1 a 10 às publicações, de acordo com a qualidade e a veracidade da informação. Quanto maior a nota, mais confiável é o conteúdo.

Em sua versão beta 0.1, o Radar reúne em um banco de dados redes de conteúdo de baixa qualidade sobre Covid-19 no Twitter e no YouTube e notícias com padrões de linguagem com potencial desinformativo em sites e no Google Trends.

Em 2019, o Radar Aos Fatos venceu o Google Innovation Challenge e recebeu apoio da Google News Initiative.

Selecionamos outros textos para você