Guia ensina como desenvolver produtos para a mídia na América Latina

23 de setembro de 2021

Dois jornalistas argentinos elaboraram um guia educativo sobre como desenvolver produtos para a mídia na América Latina. O guia Propulsório leva em conta a falta de sustentabilidade econômica, a desconfiança e a desinformação enfrentadas pelas empresas jornalísticas. O material é voltado para gestores de produtos e tem como objetivo colaborar para criar organizações de jornalismo mais sustentáveis, focando nas necessidades e problemas das comunidades.

Felicitas Carrique, diretora de inovação da SembraMedia e Maxi De Rito foram selecionados em 2020 pelo International Center for Journalists (ICFJ) como bolsistas profissionais de seu programa, “Um Caminho Digital para o Empreendedorismo e a Inovação para a América Latina”. Graças a esse financiamento, eles elaboraram o plano de conteúdo do guia.

O guia é autodirigido, mas contém atividades de autoavaliação para que os leitores possam aplicar o que aprenderam em seus próprios projetos.

“Se apenas quem fala inglês puder [desenvolver produtos de mídia], só quem tem educação privilegiada poderá ter acesso a essas funções. Em vez disso, se abrirmos o jogo, podemos fazer com que pensadores de produto com experiências e origens diferentes ocupem cargos de decisão na imprensa da região ”, disse Maxi De Rito, coautor de Propulsorio, à LatAm Journalism Review (LJR).

Clique aqui e conheça o guia Propulsório

Selecionamos outros textos para você