Ataques a jornalistas: ferramenta reúne denúncias e dá apoio a vítimas

13 de setembro de 2021

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) e a ONG Artigo 19 lançaram uma ferramenta online de denúncia de ataques a jornalistas e comunicadores em decorrência de suas atividades profissionais. O trabalho vem sendo articulado há três anos e dará visibilidade a denúncias. A rede foi estruturada a partir de diversas outras redes e organizações setoriais ou locais, com representação nos 26 estados e no Distrito Federal. Esses articuladores têm a missão também de fazer uma busca ativa de casos, para além daqueles que são registrados formalmente no site.

A ferramenta foi lançada no dia 31 de agosto e já pose ser acessada aqui. Em paralelo, a rede também vai providenciar apoio psicológico e jurídico para os jornalistas e comunicadores vítimas de ameaças e agressões. Os casos mais graves serão encaminhados às autoridades policiais.

“Na nossa experiência, sabemos de casos concretos de ameaças a jornalistas e comunicadores. E o simples fato de esse episódio ser registrado pela imprensa, ter sido noticiado, fez com que o agressor se intimidasse e não voltasse a fazer uma nova ameaça ou não efetivasse essa ameaça por meio de uma agressão,” disse à LatAm Journalism Review(LJR) o coordenador de jornalismo e liberdade de expressão do IVH, Giuliano Galli.

 

Selecionamos outros textos para você