Universidade Columbia oferece bolsas para projetos sobre os efeitos da pandemia nas crianças

O ‘Dart Center for Journalism and Trauma’, um projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, de Nova Iorque, lançou um programa de bolsa virtual para profissionais da imprensa do Brasil, da Colômbia e da Venezuela. A pauta dos trabalhos jornalísticos devem ser os efeitos da pandemia do novo coronavírus no crescimento, desenvolvimento e bem-estar das crianças. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até as 19h da próxima terça-feira, 9. Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.

“O objetivo desse programa é estimular os jornalistas a olharem para a infância, a incluírem o tema em suas pautas e, assim, revelar as dificuldades e desigualdades que a Covid-19 trouxe para as crianças no Brasil, na Colômbia e na Venezuela”, diz Daniela Tófoli diretora das marcas Marie Claire, Quem, Crescer, Galileu, TechTudo, Casa e Jardim e Monet, além da área de Conteúdo Digital, na Editora Globo. “Além disso, os jornalistas receberão treinamento específico sobre a cobertura de jornalismo de parenting, com webinars mensais sobre saúde, educação, ciência comportamento”, completa Daniela, que será mentora de repórteres na fellowship.

Com o apoio das fundações Maria Cecilia Souto Vidigal (Brasil), Bernard van Leer Foundation (Holanda), Jacobs Foun e The Two Lilies Fund, o programa ocorrerá entre 15 de março a 31 de agosto de 2021. O valor do apoio financeiro para cada selecionado será de US$ 1,5 mil (mais de R$8 mil). Os bolsistas deverão participar de webinars mensais com especialistas nos campos de ciência, educação, saúde pública e jornalismo, além de contarem com o acompanhamento de uma tutora.

Podem ser inscritas para concorrer ao incentivo reportagem única, série de reportagens, longas narrativas ou matérias de investigação nos formatos impresso, on-line ou audiovisual. A iniciativa será realizada tanto em inglês quanto em português.

A fellowship será dirigida por Fábio Takahashi, editor da equipe de jornalismo de dados da Folha de S. Paulo e também coordenador-geral do podcast Folha na Sala, voltado para professores. Além de Daniela Tófoli, Mariana Kotscho também será mentora de repórteres na fellowship. Mariana tem 30 anos de experiência em televisão e atualmente apresenta o Programa Papo de Mãe, que também é site parceiro do UOL, e se tornou uma referência no país para assuntos ligados à infância.

Selecionamos outros textos para você